Roberto Baia

Luto em Penedo

Roberto Baia 26 de novembro de 2022

Na sexta-feira, 25, o prefeito de Penedo, Ronaldo, decretou luto oficial por três dias, devido ao falecimento do ativista Antônio Gomes dos Santos, o Toinho Pescador como ficou conhecido, penedense notabilizado por suas lutas em favor do Rio São Francisco.
Antônio Gomes, faleceu na quinta-feira, 24, aos 90 anos. Ele enfrentava problemas de saúde e lutava contra a diabetes e um tumor. Toinho estava internado no Hospital Regional da Santa Casa de Penedo, onde faleceu.

Deixou legado

“Penedo se entristece com a notícia do falecimento de Toinho Pescador, grande poeta, escritor e defensor do Rio São Francisco e do meio ambiente. Um homem que lutou e orgulhou o povo penedense, deixando seu legado vivo na nossa memória”, descreveu Ronaldo Lopes na mensagem de pesar que publicou em suas redes sociais.

Pesca artesanal

Homem ribeirinho criado no Barro Vermelho, primeiro bairro de Penedo e comunidade tradicional de pescadores, ‘seu’ Toinho fez da pesca artesanal o seu meio de vida. A vivência diária com o rio foi transformada em exercício de cidadania reconhecido por todos.

Cisp tipo 3

Com 17 deputados presentes na sessão de quinta-feira, 24, o plenário da Casa debateu nove matérias, dentre elas, a indicação nº 1408/2022, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que pede ao governador Paulo Dantas e ao secretário de Segurança Pública, delegado Flávio Saraiva, para que empreendam esforços no sentido de realizar a construção de um Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp) tipo 3 na cidade de Arapiraca. A proposição foi discutida e deve ser votada na próxima Sessão ordinária.

Atendimento à sociedade

“Essa indicação tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos agentes de segurança pública, bem como oferecer um melhor atendimento à sociedade arapiraquense. Uma unidade do Cisp tipo 3, proporcionará um importante incremento na estrutura de segurança pública, na maior cidade do interior do Estado e, por isso mesmo, se faz tão necessária”, destacou Ricardo Nezinho. (Com Assessoria).

Trágico acidente

A adolescente Wanny Francely da Silva de apenas 14 anos, morreu na noite dessa quinta-feira, 25, em um trágico acidente de trânsito no bairro Alto do Cruzeiro, em Arapiraca. A adolescente completaria 15 anos na próxima semana e estudava na unidade do Colégio Militar - Unidade Agreste.

Foi pegar a bola

De acordo com informações, Wanny estava brincando com as primas e outras colegas em uma calçada na Rua São João, quando a bola teria ido parar no meio da rua. A adolescente foi pegar a bola e quando retornava para a residência, ao atravessar a rua, acabou sendo atropelada por um veículo Fiat Siena de cor branca, que passava na via. Ela foi arremessada e bateu com o corpo contra um poste de energia elétrica.
A estudante morreu antes mesmo de receber atendimento médico.

Prestou socorro

O motorista do veículo permaneceu no local durante algum tempo, mas em seguida foi embora. A Polícia Militar foi acionada e realizou os primeiros procedimentos no local. Os Institutos de Criminalística (IC) e o Médico Legal (IML) também foram acionados para os demais procedimentos.

Doações de sangue

A família do empresário arapiraquense Marcelo Barbosa Leite, 31, continua com uma campanha nas redes sociais em busca de doações de sangue O-. Marcelo estava internado no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), mas devido a gravidade do quadro de saúde, foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia de Maceió onde continua internado em estado grave.

O empresário foi atingido nas costas, por uma bala de fuzil durante uma abordagem policial no último dia 13.

Conforto e segurança

Na manhã de quinta-feira, 24, Prefeitura de Arapiraca entregou o novo prédio da Unidade de Acolhimento Institucional Abrigo Simone Emídio, que presta assistência a crianças de zero a seis anos de idade. O local foi escolhido devido sua estrutura que proporciona conforto, segurança, acessibilidade e, acima de tudo, dignidade aos pequenos que fazem de lá morada, muitas vezes definitiva.
De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, o local foi sonhado para se tornar o lar dessas crianças.


... A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), publicou uma nota técnica conjunta com orientações atualizadas sobre os casos de Covid-19 em Arapiraca.

... Entre as recomendações estão higienização constante das mãos e uso de máscaras de proteção facial, principalmente por indivíduos com fatores de risco para complicações da covid-19, e em locais fechados e mal ventilados, locais com aglomeração e em serviços de saúde.

... De acordo com os dados do documento, os casos da doença em Arapiraca começaram a aumentar, exigindo a retomada de medidas de prevenção, haja visto a confirmação da circulação da sublinhagem BQ.1, da Ômicron em Alagoas.