Edmilson Teixeira

Cultura ultrapassada

Edmilson Teixeira 26 de novembro de 2022

Uma torcedora do Irã levou exibiu o nome de Masha Amini na camisa da seleção do país nesta sexta-feira na partida em que venceu por 2 x 0 o País de Gales. Pois ela foi abordada pelos seguranças do estádio Ahmad Bin Ali. O momento foi flagrado por diferentes fotógrafos presentes. A mulher estava acompanhada de um rapaz, que levava consigo uma bandeira iraniana e a mensagem: “Liberdade para as vidas femininas”. Ambos foram abordados por um guarda, que os censurou e impediu que fizessem o protesto, mesmo que silencioso.

Feito inédito


Com a vitória sobre a Sérvia por 2 x 0, na quinta-feira, o Brasil chegou a 16 jogos sem ser derrotado e se tornou, ao lado da Holanda, a seleção participante da Copa do Mundo que atravessa a maior sequência invicta. O aproveitamento brasileiro é ainda melhor que o dos holandeses (87,5% x 83,3%). A equipe comandada por Tite venceu 14 dessas partidas, uma a mais do que os europeus.

Nossa adversária


A última impressão deixada pela Suíça (próxima adversária do Brasil) antes da estreia na Copa do Mundo não tinha sido boa. Na semana passada, havia perdido por 2 a 0 para Gana, no derradeiro amistoso preparatório para o Mundial. Na última quinta-feira, porém, (quase) tudo mudou. Alguns erros persistiram, mas o resultado final foi melhor: 1 x 0 sobre Camarões.

Nossa adversária II


Quando a bola rolou para valer, a Suíça mostrou qualidades – velocidade nos contra-ataques e mobilidade no setor ofensivo – no estádio Al Janoub. Agora, o Brasil, depois da estreia contra a Sérvia, já começa a olhar com mais atenção para os suíços. O encontro será na próxima segunda-feira, às 13h (de Brasília).

Fim de Copa


O zagueiro da Seleção Francesa, Lucas Hernández foi operado com sucesso no joelho direito em Innsbruck, na Áustria, após a lesão grave na primeira partida da Copa do Mundo no Catar, anunciou o Bayern de Munique na noite de quinta para sexta-feira. "Depois de romper o ligamento cruzado anterior do joelho direito, Lucas Hernández foi operado com sucesso na noite de quinta-feira em Innsbruck pelo médico Christian Fink", disse o time do Bayern.

Fim de Copa II


Titular na lateral-esquerda no primeiro jogo que a França venceu a Austrália (4-1), Lucas Hernández se lesionou sozinho ao tentar interceptar uma bola no lance que deu origem ao gol australiano aos nove minutos, e teve de ser substituído por seu irmão mais novo Théo, aos 13 minutos. Para uma lesão desse tipo, a ausência costuma ser de no mínimo seis meses, o que provavelmente significa o fim de sua temporada no Bayern.

Mulherada sofre


A Copa do Mundo do Catar trouxe uma preocupação extra para as mulheres que estão acompanhando a competição in loco: como devo me vestir? E não, não estamos falando sobre eventuais dúvidas na hora de escolher o look. A questão é como respeitar a cultura local e não ser acusada de exibir demais o corpo.

Mulherada sofre II


O país mulçumano pede que o corpo feminino esteja sempre coberto e veta blusas regatas, decotes, roupas justas e shorts ou saias acima do joelho. Porém, uma espécie de vista grossa foi adotada nas ruas de Doha com algumas turistas que estão mostrando mais do que o recomendado. Porém, a maioria aceitou a recomendação comportada.

Mulherada sofre III


"O que a gente mais se informou foi sobre a questão das vestimentas. Como somos visitantes, sabemos que temos que respeitar a cultura e os costumes locais. A gente sabe que tem coisas que são normais no Brasil, mas aqui, infelizmente, são diferentes. Mas é uma questão de respeito, de a gente entrar na festa sem desrespeitar ninguém e no clima deles. Nada de decotes, estamos comportadas", contou a mineira Fernanda ao site Terra.

Cena chocante


O jogador Yasser Al-Shahrani, atingido com uma joelhada no rosto pelo goleiro compatriota Mohammed Al-Owais, ambos da Arábia Saudita, é outro que está fora da Copa do Catar. Ele sofreu diversas fraturas e, depois de sair de campo desacordado, fará uma cirurgia na Alemanha. O incidente aconteceu já no final do segundo tempo do jogo, que terminou com vitória de virada de sua Seleção por 2 x 1 sobre a Argentina. Ao tentar cortar um cruzamento, o goleiro saudita acertou uma joelhada no rosto do lateral, que desmaiou em campo.

Buraco da sorte


Uma estratégia um tanto inusitada tem sido posta em prática por jogadores na Copa do Catar. Com o objetivo de aliviar a pressão nos músculos da panturrilha, diversos jogadores têm feito furos nos meiões antes de entrar em campo. As meias com buracos têm chamado atenção na Internet, especialmente depois do jogo da Inglaterra, em que Saka e Bellingham, destaques da goleada de 6 a 2 dos ingleses sobre o Irã, apareceram com os meiões furados. A prática, porém, não é exclusividade deles, outros já estão seguindo essa mesma linha de frescura.

Lado podre


Um vídeo que circula nas redes sociais mostram supostos muros erguidos pela periferia do Catar, para esconder a realidade das desigualdades sociais dos olhos dos turistas durante a Copa do Mundo. Nas imagens, um homem anda de carro por uma rua, e após alguns metros de muro, é possível ver um aglomerado de casas simples, alguns carros velhos sobre um chão de areia batida. No entanto, essa acusação se soma com diversas outras, de que o Catar, país-sede desta Copa, violou uma série de direitos humanos durante a construção das arenas onde acontecem as partidas.