Edmilson Teixeira

É muita frescura

Edmilson Teixeira 19 de novembro de 2022

A um dia do jogo de abertura da Copa do Mundo, as autoridades do Catar restringiram ainda mais o consumo de cerveja no torneio. Nesta sexta-feira, a família real do país decidiu proibir a venda de cerveja no entorno dos estádios, como a Fifa e o Comitê Organizador haviam anunciado.

É muita frescura II


Diante desta nova decisão, o único local em que haverá venda de cervejas para "torcedores comuns" será no Fifa Fanfestival, e apenas numa janela de quatro horas, entre 19h e 1h. Simplesmente um copo de meio litro custa quase R$ 75 (ou US$ 14), a cerveja mais cara da história das Copas do Mundo.

Por trás das Grades


O ex-presidente do Santos FC Orlando Rollo foi detido durante uma operação policial, na manhã desta sexta-feira (18), em Santos. A operação foi realizada pela Corregedoria da Polícia Civil e pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de São Paulo, contra o tráfico de drogas e crimes contra a administração pública.

Bagagem


Nascido em Santos, o detido Orlando Rollo é Bacharel em Direito e tecnólogo em Segurança Pública pela Unisanta e atua como investigador da Polícia Civil de São Paulo desde 2002. Na área de futebol, ele faz um MBA em Marketing Esportivo e Psicologia do Esporte, tem curso de Gestão Estratégica de Esportes pela FGV e faz o curso oficial de Gestão de Futebol da CBF Academy. Ele tem também três especializações na área de administração esportiva pela UniBF (PR).

Arrotando grandeza


Lionel Messi posou para fotos e apresentou ao mundo as chuteiras que usará na Copa do Mundo do Catar. Elas são predominantemente douradas, mas também com pontos em azul e branco, as cores da Argentina. As chuteiras têm detalhes curiosos, como um número 10 no calcanhar, simulando o número às costas da camisa, e a cor azul nas travas.

Clima no gramado


Após Tite fechar o treino da Seleção depois dos primeiros 15 minutos, nesta sexta-feira, torcedores deram jeitinho de acompanhar a prática do lado de fora. Com celulares de alcance à longa distância filmaram parte do treino pela fresta do portão. Foi o último treinamento da Seleção antes da viagem para o Catar, neste sábado. E foi cercado de sigilo. Até mesmo os convidados de jogadores - o que inclui familiares e amigos - foram vetados do uso dos telefones durante o treino tático.

De olho no Brasil


Mais um adversário do Brasil na Copa do Mundo fez seu último teste antes do início da competição. Nesta sexta-feira, a Seleção de Camarões empatou por 1 a 1 com o Panamá, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, antes de viajar para o Catar e finalizar a preparação para o Mundial. Os dois gols do amistoso foram marcados no segundo tempo. Rival do Brasil na última rodada da fase de grupos, Camarões abriu o placar com Choupo-Moting, aos três minutos da segunda etapa.

Situação delicada


Dois pilares do time lesionados e sequer convocados. Dois potenciais titulares cortados após a lista final. Um zagueiro titular e o seu craque em tratamento de lesões. A França tenta recuperar o ânimo após tantas notícias ruins antes da estreia na Copa do Mundo, na próxima terça-feira, contra a Austrália.

Tudo resolvido


Após classificar o Fortaleza pelo segundo ano consecutivo para Libertadores, Juan Pablo Vojvoda renovou contrato com o clube até o fim de 2024. Mesmo com interesse de clubes como Vasco e Atlético-MG, o treinador optou por ficar no Pici.

Força da oração


Não são raros os casos de jogadores que, às vésperas da Copa do Mundo, perdem a competição por lesão; como é o caso de Sadio Mané, jogador do Senegal. O equatoriano Carlos Gruezo quase "entrou na estatística" ao deixar o campo, no último sábado, chorando e mancando, após se lesionar atuando pelo Augsburg, da Alemanha. O jogador afirmou que estar apto para a Copa é um "milagre de Deus".

Clima de Copa


Às vésperas da estreia da Copa do Mundo, Strahinja Erakovic, zagueiro da Sérvia, provocou Neymar e a Seleção Brasileira, sua adversária na primeira rodada do Grupo G, em entrevista ao jornal 'Alo!'. O jogador contou que a 'teimosia sérvia' dentro de campo é maior que a dos brasileiros. "Neymar é teimoso? Bem, ele não está nem perto de ser sérvio", disse o zagueiro, se referindo ao estilo de jogo do camisa 10.

Insistência


Com apenas dois títulos de Copa do Mundo na bagagem, a camisa da Seleção do Uruguai carrega uma peculiaridade: as quatro estrelas no escudo. As polêmicas entre a FIFA e a Associação Uruguaia de Futebol (AUF) se dão por conta de reivindicações de dois torneios anteriores. A seleção celeste venceu as Copas de 1930, na primeira edição do torneio sediada no próprio país, inclusive, e de 1950, essa última por sinal no Brasil. É que o Uruguai também foi medalha de ouro nas Olimpíadas de 1924 e 1928, e é isso que eles reivindicam.

Dados


O problema é que, em 2021, a FIFA entrou com um pedido para que a PUMA, empresa patrocinadora dos uniformes da seleção celeste, retirasse as duas estrelas dos Jogos Olímpicos. Contudo, a Associação Uruguaia de Futebol recebeu o respaldo de historiadores para rebater a ordem da entidade e nada mais foi feito em relação ao assunto.