Bartpapo com Geraldo Câmara

ENCIMESMANDO

Bartpapo com Geraldo Câmara 18 de novembro de 2022

Pensando. Pensando muito e o ambiente ajuda. Estou no Rio de Janeiro, na casa de minha filha e de meu genro que tem uma paisagem de fazer inveja a muita gente. Na sua divisa, um murinho baixo de pedra e a enorme extensão de natureza do Itanhangá Golfe Clube. Se tiver paciência pode até assistir de sua varanda uma partida de golfe ou de Polo. Bom demais! Estou atravessando aquela fase de vida em que as pessoas ficam dizendo “você está muito bem” num sentido de que o velho até quem nem está parecendo a idade que tem. Isso é bom porque enquanto estivermos vivos em todos os sentidos ainda mantemos o respeito de que tanto precisamos.

A vida passa pela mente com a facilidade de quem assiste a um filme com todos os capítulos concatenados mostrando passagens, demonstrando seus acertos, erros e dificuldades. Tudo com todas as explicações que você nunca teve realmente durante a vida. Porque você vive, talvez, a parte mais sábia, a que passou por quase todos os aprendizados, a que procura a paz entre todos e a boa vontade que tanto perseguimos.

E parou por aí? Claro que não, se você souber e se puder continuar a dizer “estou aqui”, me ouçam e continuem a me ensinar. Meus neurônios estão trabalhando, meu cérebro está efervescente, minha capacidade de raciocínio lógico está intacta, então por que diabos acham alguns que possivelmente esteja velho ou usado? Acho que é própria projeção. O medo de se ver mais à frente. Aliás o medo que derruba, que lhe tira o poder da criação, da continuidade e do auto respeito. O medo que, sem dúvida lhe dá insegurança, busca fórmulas que só existem dentro de você e se anula anulando assim a própria existência.

Estendo meu olhar aquele horizonte que tantas vezes tenho admirado e me comparo a algumas daquelas árvores resistentes, robustas, talvez nem fisicamente, mas com a imagem resplandecente de quem continua pensando, desbravando horizontes, mantendo a seiva viva em seu corpo para que alimente o espírito, sempre vivo e conivente com a própria vida.

Olho para os lados e vejo gente jovem, musculosa, com a cabeça lotada de problemas criados possivelmente pelas agruras da própria existência. Pela necessidade de esforço para sobrevivência. Pela transformação social e política por que passa o mundo como um todo. A toda transformação de meios e costumes, o ser humano quer buscar adaptações para que viva e sobreviva na sua própria existência. Mas o que vemos em grande maioria são dois terríveis fatores: o da independência fabricada e não consciente ou o da desesperada luta para trazer valores que o tempo tratou de extinguir.

Coisas de que não ouvimos falar muito durante toda uma vida veem agora à baila com as questões, por exemplo de suicídios que ocorrem em jovens entre 16 e 21 anos e senhores na faixa dos 60 anos. Ora, é preciso pensar, estudar, tentar corrigir essa deformação social que atinge famílias de todos os níveis assim como outras deformações que são advindas da constante modificação da sociedade, em busca talvez do equilíbrio e encontrando exatamente o contrário. E não estou falando de Brasil, mas de mundo.

Enfim, volto à minha paisagem. Olho o verde que me está à frente. O mesmo verde que buscam castigar em outras áreas. E aí sinto o poder da natureza em nossas mentes, Na verdade, o poder que ela nos transmite para que tenhamos a sabedoria do pensar. Um pensar que possamos tentar transformar em realidade, nos transformando a nós próprios e quem sabe a sociedade que nos rodeia. Para isso, precisamos contar com a sabedoria dos mais velhos e a garra necessária dos mais jovens. Pare. Pare sempre que puder, simplesmente pra pensar.

FOTONOTAS

ROGÉRIO PINHEIRO – Esse cara maravilhoso e que foi durante dois mandatos o magnífico reitor da UFAL e é excepcional porque consegue ser o competente homem público e a pessoa espetacular para o convívio de todos. Todas as vezes que você perguntar a Rogério como ele está, sem dúvida ele vai responder com toda uma característica própria “excelente”! Amigo de seus amigos, ao lado de Telma Pinheiro forma o casal que se completa e que deixa seus amigos sempre ansiosos para revê-los. Rogério conta “causos” como quem está contando a pequena história que viveu no dia anterior ou como se estivesse vivendo naquele momento. No entanto, como reitor, mostrou toda a sua garra, enfrentou enormes problemas de cabeça erguida e continuou sendo o professor que todos tanto admiravam. Saudades, amigo véio

 LESSA \ MIOLA – Claro que falo de Otávio Lessa, o presidente do Tribunal de Contas de Alagoas e César Miola, ambos conselheiros, Miola no Rio Grande do Sul, mas ocupando o importante cargo de Presidente da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Mas o mais importante é a parceria feita onde o produto final sempre é bom e com resultados benéficos para o sistema em todo o país. Lessa é um azougue que não para e quer sempre mais, brigando em Alagoas e por onde esteja. Miola é outro, louco pelos assuntos da educação e buscando em seu cargo ações que procurem o melhor neste setor para o país. A Atricon, sempre brilhante tem como uma de suas metas fiscalizar escolas e propor melhorias em todos os ângulos da eterna melhor missão da vida que é o educar nossas crianças. Os dois, assim o desejamos, trilhem caminhos junto por muito tempo. –


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Com o dever cumprido durma em paz. Mas acorde logo para continuar cumprindo.


ALERTAS DO DIA



*
Não sei porque está havendo um onda de alarde em relação a uma nova onda da Covid 19 ou uma nova ramificação, sei lá, assustando muita gente ainda sem comprovação. Os alertas devem ser feitos, sim, mas sem a criação de pânico. Tudo que se tratar de estudo científico deve ser tratado cientificamente e não através de achismos que é exatamente o que está acontecendo neste momento. No Rio de Janeiro, as pessoas já começam a se preocupar sem estarem devidamente informadas do que realmente existe. Então, depois que criar pânico e que tudo começar a parar de novo não se pode reclamar. O correto é buscar as informações corretas e aí, sim, buscar as medidas para se prevenirem.

*
Estou no Rio de Janeiro, na qualidade de Diretor de Comunicação do Tribunal de Contas de Alagoas, participando do VIII Encontro Nacional dos Tribunais de Contas e vendo como a preocupação com a missão dessas instituições vem em um crescente fantástico. Já participei de outros e sinto que a cada ano, o profissionalismo de técnicos, de conselheiros, de todos os que compõem essa massa de gente preocupada com a lisura do serviço público aumenta. É a grande missão de fiscalizar, mas ao mesmo tempo, esclarecer, capacitar e qualificar gestores, principalmente os municipais para que não venham a cometer erros em suas administrações. Um trabalho bonito, mais de didática do que de punição.

*
O triste de estar no Rio de Janeiro, minha terra natal é que, acho, já foi maravilhosa e hoje é cercada de violência por todos os lados. É triste saber que todos os dias existem operações que são verdadeiramente de guerra porque regiões antes visitadas por turistas, por exemplo, são habitadas por traficantes, por muita gente boa também, mas que ficam reféns da vontade dos donos do tráfico que se tornam também uma espécie de protetores daquela gente. Uma lástima que me faz ter uma enorme saudade do Rio dos meus 18 anos, quando ia a todos os lugares, andava por todas as ruas e levava amigos de outros lugares para conhecer coisas que hoje são absolutamente distantes. Que pena!

* O alerta agora é em relação às chuvas que já começaram em todo o país e que parece que vai atingir índices bastante grandes com as chamadas chuvas de verão. Na verdade, o que mais preocupa são as moradias em lugares de risco e que não podem deixar suas casas e seus pertences a qualquer alarme. Um perigo que, sem dúvida é muito grande, que se repete a cada ano, mas que ninguém pode dar jeito. Claro que as autoridades precisam pensar cada vez mais nesse problema, mas também têm muitas restrições que vão sobretudo em relação a orçamentos. Isto acontece em todo o mundo com intempéries as mais variadas e nem sempre o poder público pode reparar. Então, continua sendo obrigação prevenir o mais que puder para não ter que remediar.

POR AÍ AFORA


#
O chefe da diplomacia ucraniana apontou esta quinta-feira a Rússia como "inteiramente responsável" pelo míssil que atingiu território polaco e matou duas pessoas, falando após um contato telefônico com o homólogo norte-americano, Antony Blinken ."Partilhamos do mesmo ponto de vista, segundo o qual a Rússia é inteiramente responsável pelo terror provocado pelos mísseis, e as consequências dos ataques sobre a Ucrânia, Polónia ou a Moldávia", disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba. As declarações de Kuleba foram difundidas pela rede social Twitter e é claro que o mundo todo está preocupado com este ataque aviso da Rússia sobre a Polônia.

# Nem os Estados Unidos nem a Rússia vão tentar usar armamento nuclear" disse esta quinta-feira o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, referindo-se à reunião de representantes dos serviços de informações dos dois países em Ancara. "De acordo com os dados que recebi do meu diretor dos serviços secretos no que diz respeito aos Estados Unidos e à Rússia, nenhuma das duas partes vai cair na tentação de utilizar armas nucleares", disse Erdogan, citado esta quinta-feira pela agência oficial turca Anadolu. Então, gente, vamos acreditar porque guerra mundial não dá mais pra ninguém.

# A especialista portuguesa Ruth Agulhas disse que muitos pais não dormem uma noite seguida há meses (ou mesmo anos) devido aos problemas de sono dos seus filhos. Fala das insónias e dos despertares noturnos que têm um forte impacto negativo, quer na criança (com maior irritabilidade, birras, diminuição da atenção e concentração), quer na família (diminuição do tempo total de sono, com aumento de sonolência no dia seguinte, humor negativo e diminuição da capacidade de concentração no trabalho). Estes problemas do sono são muito frequentes em crianças e, na maior parte das vezes, são ultrapassados sem que seja necessário uma intervenção especializada. No entanto, importa estar atento a alguns sinais de alerta que podem sugerir que a criança (e a família) esteja a precisar de ajuda.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399