Sérgio Toledo

Tripledemia

Sérgio Toledo 14 de novembro de 2022

É a presença de três epidemias virais juntas. A Medicina é uma ciência inexata e viva.

Segundo o site UOL, a tripledemic, termo usado nos Estados Unidos para definir a coexistência de três epidemias virais respiratórias causadas pelo Sars-Cov-2, da covid-19, VRS, vírus sincicial respiratório e influenza, da gripe.

Nos Estados Unidos como é inverno, com o tempo mais frio as unidades de emergência estão lotadas de pacientes com infeções respiratórias.

Segundo o site UOL, a Organização Pan-Americana da Saúde, diz que além dos Estados Unidos, as nações do hemisfério sul mais afetadas pela tripledemia, são Argentina, Chile, Uruguai e Brasil.

Os médicos e cientistas aventam a hipótese de que a população esteja sofrendo uma “dívida imunológica”, por não ter sido exposta aos vírus devido a quarentena da covid-19.

Segundo o médico infectologista Renato Grinbaum, professor de medicina da Universidade de São Paulo, não precisa entrar em pânico, e sim se prevenir. Os cuidados devem ser o uso de máscara pelas pessoas em situação de risco: tanto idosos e pacientes com comorbidades, quanto quem precisa visitar um grupo de risco. Evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência.