Edmilson Teixeira

Missão árdua

Edmilson Teixeira 12 de novembro de 2022

O Atlético/MG venceu na quinta o Cuiabá por 3 a 0 no Mineirão. Um resultado a ser bastante comemorado pela torcida, que compareceu e apoiou. Entretanto, o alívio é momentâneo. Acabará rapidamente. Neste domingo, tensão e atenção total para enfrentar o Corinthians, que, ainda que não tenha mais pretensões no torneio, é um rival bem mais complicado.

Missão árdua II


A vaga na Libertadores está próxima. Para não depender de nenhum outro resultado, basta ao Atlético empatar contra o Timão na Neo Química Arena. Assim, irá para 56 pontos, e já não poderá ser ultrapassado por nenhum time fora do G-8. Com o triunfo elástico, o Atlético voltou à sétima colocação.

Copa do Mundo


O que a Seleção Brasileira leva na bagagem para a Copa do Catar? Como organizar uma viagem que dura mais ou menos 40 dias no frio europeu e no calor do Oriente Médio? Parecem questões para digitar no Google, mas é o que não sai de planilhas e mais planilhas nos computadores de Luis Vagner, Hamilton Correia e Fábio Silva.

Copa do Mundo II


O trio de funcionários da CBF se divide na elaboração e conferência de listas muitos meses antes de Tite anunciar os 26 convocados, na última segunda-feira. Luís Vagner é o gerente de planejamento da CBF, Hamilton Correia, administrador, e Fábio Silva, conhecido como Fabinho, roupeiro da Seleção. É deles a missão de cuidar dos detalhes logísticos para a viagem.

Estrela solitária


A vitória na quinta por 3 x 0 em cima do Santos não só colocou o Botafogo no G-8 a uma rodada do fim do Brasileiro, mas também mostrou um time que quer - e é capaz de - se classificar para a Libertadores de 2023. Comandados por Lucas Fernandes, que neste jogo parecia ter vindo de um objeto não identificado, os jogadores alvinegros até levaram um susto, mas se fosse fácil demais não seria Botafogo.

Estrela solitária II


Os mais de 28 mil torcedores presentes no Nilton Santos não estavam cansados de ir ao estádio em 2022, e não foram para dizer que não acreditavam mais no time. A festa foi bonita do início ao fim. Claro que o gol de Lucas Fernandes logo aos 10 minutos de jogo ajudou bastante, até no emocional dos atletas, mas o ritmo que o Botafogo imprimia era de dar gosto mesmo ao mais severo dos críticos. Como Orlando Ribeiro, técnico do Santos, disse, o time ficou encurralado pela boa marcação ofensiva do time carioca.

Portugal na Copa


Fernando Santos está confiante em relação a Portugal na Copa do Mundo no Catar. Em coletiva de imprensa após a convocação de 26 jogadores, o técnico da Seleção Portuguesa apostou suas fichas numa redenção de Cristiano Ronaldo e afirmou que acredita no título mundial inédito com o elenco que formou.

Portugal na Copa II


Fernando Santos tem em mãos uma das melhores gerações da história do futebol português. A seleção que vai para a Copa do Mundo inclui diversos jogadores talentosos além de Cristiano Ronaldo, como Rúben Dias, Nuno Mendes, Bernardo Silva, Bruno Fernandes, Vitinha, João Félix, Rafael Leão.. O alagoano Pepe com seus 38 anos de idade também entrou, assim como o paraibano Otávio de 27 anos.

Talento


Essa não é a primeira vez que Pepe defende a camisa da Seleção Portuguesa. A sua primeira atuação foi em novembro de 2007 na partida contra a Finlândia que foi a qualificação para o Campeonato Europeu de 2008. Desde então, passou a integrar as delegações da Seleção nas Copas de 2010, 2014 e 2018.

Inédito


Com uma rodada para o fim da Série A, Atlético e Cuiabá seguem na luta para evitar o rebaixamento de divisão. Na lanterna, o Juventude está matematicamente rebaixado, assim como o Avaí na 19ª posição, e o Ceará, 18º colocado. No domingo passado, o Coritiba venceu o Flamengo e garantiu permanência na elite do próximo ano. Com isso, a Primeira Divisão terá pela primeira vez em 16 anos uma edição de Campeonato Brasileiro sem campeões rebaixados.

Azulão em crise


Presidente do Conselho Deliberativo do CSA, Rafael Tenório surpreendeu na quinta-feira ao afirmar seu afastamento do cargo. “Sim, pedi uma licença por 60 dias. Vou fazer uma viagem de férias pra fora do Brasil” disse. Com o afastamento de Rafael, a vice-presidente do Conselho Deliberativo, Mirian Monte, vai assumir o cargo nos próximos meses. Tenório tem feito duras críticas ao trabalho da diretoria-executiva do clube, principalmente ao presidente Omar Coelho.

Galo de arrumando


O novo técnico do CRB, Umberto Louzer, disse na coletiva de quarta que conhece bem três atletas do elenco: o centroavante Anselmo Ramon, o meia Rafael Longuine e o atacante Fabinho trabalharam com ele. Louzer elogiou os três e revelou que um deles está com a renovação bem encaminhada. “A gente encontra uma base muito boa de jogadores que irão permanecer. E agora é buscar no mercado pontualmente para trazer atletas que possam agregar valores à nossa equipe” comentou.

Vergonhoso


O rebaixamento do Avaí, na 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, fez com que o clube catarinense se isolasse na lista de mais vezes rebaixados da Série A desde que os pontos corridos começaram, em 2003. O Leão da Ilha chegou a cinco descensos no período (2011, 2015, 2017, 2019 e 2022). Em todas as últimas quatro oportunidades que participou da divisão de elite, o time caiu logo no ano seguinte ao acesso.

Outros


Os times que vêm atrás na lista são Vasco, Coritiba, Sport e Vitória, cada um com quatro rebaixamentos desde 2003. Uma série de clubes tiveram dois descensos e outros, apenas um. Três rebaixamentos: América-MG, Figueirense, Goiás e Ponte Preta; Dois rebaixamentos: Grêmio, Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Ceará, Chapecoense, Criciúma, Fortaleza, Guarani, Juventude, Náutico, Paraná, Portuguesa e Santa Cruz.

Outros II


Um rebaixamento: Atlético-MG, Corinthians, Palmeiras, Internacional, Cruzeiro, CSA, Athletico-PR, Paysandu, Brasiliense, São Caetano, América-RN, Ipatinga, Santo André, Grêmio Prudente e Joinville.