Edmilson Teixeira

Mata Grande

Edmilson Teixeira 09 de novembro de 2022

Por consequência das fortes chuvas, foi que o adolescente José Janailson Souza do Nascimento, de 14 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica em uma cerca de arame farpado. O fato ocorreu na noite da última segunda-feira, na zona rural de Mata Grande. A vítima caminhava com os colegas por uma rua do povoado São José, quando tocou no arame e recebeu a descarga elétrica.

Penedo


O penedense e influenciador digital Carlinhos Maia que agora mora na capital paulista continua imaturamente usando as redes sociais para esbanjar seu grau de riqueza. Pois esta semana essa figurinha postou no Instagram sua nova mansão em São Paulo. A propriedade, segundo ele, custou R$ 10 milhões e fica localizada em Alphaville, no mesmo condomínio onde mora a cantora Simone Mendes.

Penedo II


A mansão com arquitetura clássica conta com seis quartos e oito banheiros. São 700 metros². “Ninguém nunca morou nesta casa”, contou Carlinhos Maia, que se edificou com seu lado artístico fazendo gravações de humor na Vila Primavera, lá em Penedo, onde morava, com um elenco de personagens que eram seus vizinhos. “Não, não vou morar aqui, de forma fixa, mas vai ser um lugar meu aqui em São Paulo”, comentou sobre a mansão na Pauliceia.

Palmeira dos Índios


Desde a última sexta-feira que fiéis católicos têm vivido dias de louvor, oração e pregação em homenagem a Frei Damião. O cenário religioso se concentra no distrito de Canafístula de Frei Damião, em Palmeira. Pois no domingo, afirmam assessores da Prefeitura, mais de 400 ônibus com romeiros de várias localidades se uniram pela fé para celebrar mais uma data em que se comemora o nascimento de Frei Damião.

Palmeira dos Índios II


Além da devoção e romaria realizadas anualmente, os devotos de Frei Damião chegavam ansiosos para ver a estátua de mais de 20 metros que está sendo erguida no local, que passará a ser o primeiro santuário de devoção ao frei em Alagoas. A obra será inaugurada na próxima segunda-feira, dia 14, com a presença do padre Antônio Maria.

São José da Laje


Na noite de segunda-feira, as fortes chuvas novamente causaram transtornos e danos em São José da Laje. Há quatro meses depois de ter sido um dos municípios mais afetados pelo temporal, quando a enchente inundou o Centro da cidade e diversos bairros, deixando um rastro e cenário de destruição. Naquela ocasião, 689 pessoas ficaram desabrigadas e 3.194 foram desalojadas, e povoados na área rural ficaram sem acesso.

São José da Laje II


Recém-recuperado dos danos das chuvas, o município sofreu novamente com as fortes chuvas que caíram no início desta semana, com a elevação do nível do Rio Canhoto. Pois as obras que estavam em andamento foram danificadas a exemplo da reconstrução da praça de eventos. Outra vez o sistema de abastecimento de água foi paralisado, após a força das águas arrastarem a tubulação da área de captação, o SAAE.

Romeiros


Na sexta-feira última houve uma reunião com integrantes do interior e capital, eles que compõem a Focuarte. A entidade que reúne folcloristas, cultura e arte de AL, tratou de programar a Primeira Romaria da Cultura Alagoana com destino a Juazeiro do Norte/CE. A peregrinação será entre os dias 4 e 8 de janeiro do ano que vem.

Romeiros II


Esta ação, conta com o apoio da SECULT Juazeiro do Norte, Secult/AL, deputada Fátima Canuto, Fundação Municipal de Ação Cultural de Maceió e das Prefeituras: Coqueiro Seco, Pilar, Quebrangulo, Igaci, Arapiraca, Anadia, Coruripe, São Miguel dos Campos, Jacaré dos Homens, Delmiro Gouveia e do apoio cultural do Museu Théo Brandão.

Atalaia


A Prefeitura confirmou na segunda-feira, o primeiro caso da varíola dos macacos no município. Em todo o Estado, já foram confirmados, até o momento, 18 casos da doença. O caso confirmado em Atalaia é de um homem de 28 anos. Ele já está bem e curado, apresentou sintomas leves e se manteve em isolamento por 21 dias, após o início das lesões, que a doença provoca no corpo.

Geral


Conforme o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), 440 casos da doença foram notificados em Alagoas da varíola dos macacos. Destes, 18 são confirmados, 05 prováveis, 54 com perda de seguimento e 317 foram descartados e 42 encontram-se em investigação. Quatro casos foram excluídos por não atenderem definição proposta pelo Ministério da Saúde dos seguintes municípios: Arapiraca, Pindoba, Maragogi e Viçosa.