Edmilson Teixeira

Maribondo

Edmilson Teixeira 08 de novembro de 2022
Maribondo
Professora aposentada, Sebastiana Fernandes de Amorim - Foto: Foto Instagram

No último sábado a professora aposentada, Sebastiana Fernandes de Amorim, 68, promoveu o relançamento de mais dois produtos literários, cuja trajetória como escritora, já registra até o momento, 17 livros lançados no mercado, dos quais, quatro somente este ano. Trata-se, segundo ela, de uma dedicação profissional de livre e espontânea vontade; ou seja, sem apoio do poder público e nem tão pouco do privado. “Todos os livros confeccionados foram bancados por mim mesmo", assegura.

Maribondo II


Professora Bastinha como é conhecida lá em Maribondo, fez o evento na Academia Maribondense de Letras. Pois no stand estavam as obras: “Nas Veredas do Cordel” e “Alagoas em Evidência do Litoral ao Sertão”, esse último, ela atuou em parceria com a escritora arapiraquense Carla Emanuele, destacando o perfil histórico dos 102 municípios alagoanos.

Capela


Em Capela, por pouco não aconteceu uma tragédia que poderia resultar em várias mortes na noite do último sábado. É que toda estrutura do teto do Clube Capelense (CSC) desabou na ocasião em que caía um forte temporal chuvoso na cidade. A curiosidade é que organizadores teriam no meio da semana cancelado um show musical com a banda Asas Morenas, evento que estava previsto justamente para aquela à noite. As críticas dos capelenses é quanto ao descaso do Clube Social, que há décadas não recebe um serviço de sequer de manutenção, sobretudo na sua parte física.

Capela II


Aliás, em Capela, virou moda prédios antigos desabarem em meio ao tempo. Há poucos anos, um forte temporal levou a baixo o Mercado Público, conhecido de Farinheiro; o prédio onde funcionou o Cine Ceci, até hoje está sem teto, abandonado e corroído por completo na sua parte estrutural; assim como o tradicional clube Os Paladinos. Desses, apenas o Farinheiro foi reconstruído por completo com recursos do Estado, onde se tornou um Centro Cultural e de Exposição para os artistas locais.

São José da Tapera


O prefeito Jarbas Ricardo afirma que recebeu na sexta-feira última uma importante visita do Ministério Público. A missão foi para fiscalizar e acompanhar com engenheiros os planos que vão garantir a reurbanização da Lagoa Caiçara e saneamento em torno da mesma. “Foi feito mais um levantamento para seguirmos com o nosso projeto de reforma, que já se encontra em licitação para o mais rápido possível darmos início a sua execução”, comentou em suas redes sociais o gestor, que conta com apoio do governo alagoano.

Creche


Ontem em Maceió, o ex-secretário de Estado da Educação o eleito agora deputado federal Rafael Brito declarou durante coletiva na visita da Creche CRIA do Parque Linear da Grota do Cigano, que o orçamento de 2023, que será herança de Bolsonaro ao país, não trará grandes benefícios à população quando o assunto é a construção de creches.

Creche II


“Todo orçamento do governo federal previsto para 2023 para construção de creches daria para construir uma. É aproximadamente cinco milhões de reais. O Estado de Alagoas está construindo apenas nesta primeira etapa 80 creches. Isso nunca foi feito. Vários estados do país nunca investiram em creches porque é uma responsabilidade exclusiva dos municípios e do governo federal” comentou Rafael Brito. Aconselhou para que outros estados vendo o exemplo de Alagoas, no governo de Paulo Dantas, passem a investir nesse período tão importante para a formação dos alunos”.

Penedo


Na próxima segunda e terça-feira, acontece mais uma edição do “Folia na 15”, evento que anualmente é realizado em Penedo, com o resgate de manifestações culturais em comemoração ao dia da Proclamação da República. Esse ano, o “Folia na 15” acontece em sua 15ª edição. A festa terá início já na segunda-feira, 14, a partir das 19 horas com homenagens a colabores do evento que já faz parte do calendário cultural da cidade.

Penedo II


Na terça, a festa começará a partir das 11 horas com o bloco “Amigos da 15”. Ao som de muito frevo, os foliões seguirão da Praça da Alegria em direção à Rua 15 de Novembro, acompanhados de uma grande orquestra, que promete não deixar ninguém parado no circuito da folia. O evento contará ainda com competições esportivas e apresentações artísticas.

Festival cultural


A III Edição do Festival Carranca Musical, que será realizada agora em novembro, está com inscrições abertas até a próxima sexta-feira para submissão de projetos. Este ano o evento leva programação aos municípios de Arapiraca, Piranhas e Maceió.

Festival cultural II


De 23 a 26, os artistas e as bandas participantes terão a oportunidade de mostrar seu trabalho ao vivo para profissionais do mercado da música, produtores musicais e de eventos e também outros artistas. Além disso, vão levar a cultura e entretenimento à população. Serão apresentações de até 15 minutos de duração que ocorrerão durante a programação do festival.