Alisson Barreto

Grande evento

Alisson Barreto 02 de novembro de 2022

A IV Edição do Encontro de Contadores de Histórias de Alagoas, que tem como tema “Do rimar ao brincar, Viva a cultura popular!”, já está com inscrições abertas. Os interessados podem se inscrever gratuitamente por meio do telefone (82) 3315-7877 ou através do WhatsApp (82) 98882-2410. O evento cultural, promovido pelo Estado e que busca fomentar a leitura e a arte da contação, acontece na quinta e sexta da próxima semana.

Eleição 2022


Com 50,90% dos votos, Lula (PT) foi eleito presidente do Brasil, no segundo turno das eleições do último domingo. Já Bolsonaro, que tentava a reeleição, obteve 49,10% dos votos válidos. O petista venceu em 89 dos 102 municípios de Alagoas, ficando com 58,68% do total de votos válidos. Já Bolsonaro registrou 41,32% dos votos, ficando com mais votos que o petista em Maceió e em 12 municípios.

Penedo


Em Penedo o produtor rural vem tendo um grande apoio por parte da Prefeitura. O órgão tem disponibilizado máquinas e assistência técnica especializada, sobretudo para que o agricultor possa diversificar atividades, melhorando a produtividade com redução de custos. Esse trabalho no campo também incentiva a bovinocultura de leite.

Academia de Letras


O presidente da Academia Maceioense de Letras, Jorge Luiz Soares de Melo, anunciou que sua entidade fará reunião na quarta-feira da outra semana, a partir das 19 horas, em sua sede, na Rua General Hermes da Fonseca,424 Cambona, para mais um grande encontro com seus associados. Em meio a isso, haverá show do badalado repentista João de Lima e o lançamento do livro da escritora Maria Pureza Amorim, intitulado Semeando o Bem. “Teremos também um momento cultural”, completa Soares.

Coqueiro Seco


O escritor alagoano João Victor Lemos Viana lança, no próximo dia 20, às 18h, na Matriz de Nossa Senhora Mãe dos Homens, em Coqueiro Seco, o livro “Silva Jardim Vai Além do Mar! - A salvaguarda da Chegança com o apoio da Gestão Pública”. A obra aborda a trajetória do folguedo popular Chegança Silva Jardim, oriunda do município de Coqueiro Seco.

Coqueiro Seco II

Do surgimento aos dias de hoje, João Lemos retrata através de apontamentos históricos a importância do auto popular no Estado de Alagoas, e como a gestão pública municipal pôde incentivar a continuidade do folguedo por meio da criação de leis que ajudam na manutenção desta manifestação.

Perfil


Jornalista, escritor, compositor, cantor, João Victor Lemos Viana mantém-se conectado com a cultura popular alagoana através dos folguedos de sua região. Presidente Executivo do Fórum Permanente de Cultura Popular e do Artesanato Alagoano é membro da Academia Alagoana de Cultura onde ocupa a cadeira nº 31, cujo patrono é Pedro Teixeira de Vasconcelos, da União Brasileira de Escritores e também é sócio honorário da Academia Arapiraquense de Letras e Artes.

Rock na jogada


A Secretaria de Estado da Cultura (Secult), realiza, de 11 a 26 deste mês por diversas cidades do interior, o III Festival do Rock de Alagoas. O evento visa estimular os talentos alagoanos do segmento, promovendo o intercâmbio artístico cultural e oferecendo ao público um evento gratuito e de qualidade.

Rock na jogada II

Nesta edição, o festival passará por Palmeira dos Índios, Penedo e Piranhas e trará uma infinidade de apresentações “Temos excelentes grupos e artistas no cenário do rock alagoano. O Festival do Rock de Alagoas é uma oportunidade de difundir e celebrar esses talentos", disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.

População


Ontem foi divulgado pelo IBGE o terceiro balanço da coleta do Censo Demográfico 2022. Aponta o levantamento que desde o início da operação, em 1º de agosto, até segunda-feira dessa semana, foram recenseadas 2.696.091 pessoas em Alagoas, pouco mais de 80% da população estimada para 2022. As mulheres representam 52,18% desse total; os homens, 47,81%.

Outro dado


O balanço revelou também que 23.482 indígenas (1,91% do total para o Brasil) foram recenseados em Alagoas até o fim de outubro. Já os quilombolas, contados pela primeira vez com uma pergunta específica no questionário, são 36.189 no Estado alagoano, representando 3,58% do total de quilombolas recenseados no país.