Sérgio Toledo

50 Anos de formatura em Medicina na UPE.

Sérgio Toledo 01 de novembro de 2022



Dezembro de 1972. Mês e ano de formatura da Turma Victor Magno, da UPE, antes Escola de Ciências Médicas de Pernambuco.

Seu Carlinhos, meu pai, Carlos Cavalcanti Barbosa me chama e diz: consegui uma vaga com o irmão Hélio, para você estudar no Colégio Marista de Recife. Aceita? Claro! Já estou indo. O Colégio Marista em questão era o da Avenida Conde da Boa Vista, que hoje não existe mais. A não ser uma bela casa que foi preservada para a administração de um Shopping Center popular.

Em janeiro de 1966 estava eu com mais 149 colegas iniciando o curso de medicina nas dependências do Hospital Oswaldo Cruz, no bairro de Santo Amaro Recife, Pernambuco.

Após seis anos de intensas atividades, estágios, plantões veio a colação de grau ou formatura em 7 de dezembro de 1972.

Estou mais uma vez voltando no tempo porque li hoje uma matéria no site UOL dando conta dos 50 anos da UTI do Hospital Israelita Albert Einstein. Fundada quando eu em Recife tinha minha formatura.

Fiquei um pouco emocionado devido lembranças que vieram ou voltaram no tempo. Realizei minha pós-graduação em ortopedia e traumatologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo de 1973 a 1975. E lá fiz várias amizades que já citei. Uma delas Dr. Márcio Passini, que me apresentou ao Dr. Isaac Murachovsky, com quem trabalhei e cheguei a operar no Hospital Israelita Albert Einstein.

Isaac tinha uma seleta clientela. Operava com frequência. Seus pacientes com certeza tiveram o acompanhamento médico na UTI do referido hospital, hoje referência mundial em atendimento hospitalar