Edmilson Teixeira

Esperança paranaense

Edmilson Teixeira 29 de outubro de 2022

Neste sábado, a partir das 17h, o Athletico do técnico Felipão vai atrás da conquista inédita da Libertadores, o que seria o maior título de sua história. Embora o Flamengo seja apontado como o favorito para a decisão em Guayaquil, no Equador, o retrospecto dos dois clubes em competições continentais na última década o colocam em pé de igualdade.

Esperança paranaense II


De 2013 para cá, o Furacão foi um dos clubes brasileiros que mais participações registrou em competições organizadas pela Conmebol: 10. Até aqui, o time atleticano conquistou dois títulos da Copa Sul-Americana (2018 e 2021), dois vices da Recopa Sul-Americana (2019 e 2022) e 83 partidas disputadas com 59% de aproveitamento em campo. O Athletico marcou 112 gols no período e sofreu 78.

Ritmo de sucesso


Com o resultado de 2 x 1 diante do Atlético/GO na última quinta, o São Paulo enfileirou três vitórias seguidas no Brasileiro e se colocou, de fato, como um candidato a uma das vagas na Libertadores do ano que vem. Os resultados são bons, mas mascaram um desempenho não tão bom da equipe. Os triunfos consecutivos foram contra Coritiba, Juventude e Atlético-GO, todas equipes que lutam contra o rebaixamento no torneio.

No Peixe


Rodrigo Fernández se tornou um dos principais jogadores do Santos na temporada. O uruguaio chegou do Guaraní, do Paraguai, por empréstimo, e rapidamente garantiu um lugar entre os titulares. Em um elenco carente de volantes marcadores, o jogador de 26 anos se consolidou e se tornou um "xodó" da torcida. Neste sábado ele completa sete meses vestindo a camisa do Peixe.

Lamentação


“Isso mostra a capacidade do nosso time. Tiraram nosso acesso no apito. A gente foi prejudicado claramente em pelo menos três jogos. Primeiro jogo contra o Sport, um pênalti claro no Sabino. Contra o Criciúma dois gols anulados e o jogo contra o Ituano, com a linha passando em cima da bola. Aí tirou a nossa chance aqui em São Januário” revelação de Gabriel Poveda, atacante do Sampaio Corrêa, após a histórica virada de 3 a 2 x em cima do Vasco na última quinta, no Rio.

Resumo


Contra o Vasco, o Sampaio saiu atrás no confronto, mas chegou ao empate com um chutaço de Pará de fora da área. No segundo tempo, veio à virada com Poveda, que aproveitou o rebote do chute de Catatau e colocou o Sampaio na frente no placar. Andrey empatou aos 51 após cruzamento na área. Porém, no apagar das luzes, quando a torcida vascaína ainda comemorava, Joécio frustrou a festa dos cariocas, marcando de cabeça o terceiro dos maranhenses no último lance do jogo.

Jogo da esperança


O CSA depende unicamente dele para permanecer na Segunda Divisão, sobretudo depois da varada que o Novorizontino tomou na última quinta de 4 x 1 para o Cruzeiro. Pois é justamente contra o Cruzeiro que o Azulão vai encarar no próximo domingo no Mineirão, palco onde o time alagoano rebaixou da Série A em 2020 para o próprio Cruzeiro. Para esse novo embate técnico Adriano Rodrigues conta com o retorno do meia Gabriel, visto que ele já cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo. No treino de quinta, Adriano não cravou que terá à disposição o zagueiro Werley e o atacante Lucas Barcelos. Os dois ainda se recuperam de lesão.

Galo alagoano


A partida do CRB contra o Brusque foi importante para o meia Dudu Ramon, um dos destaques da base regatiana. Em Santa Catarina, ele foi relacionado para um jogo do profissional pela primeira vez. O jogador foi bem no Alagoano Sub-20 e espera ter mais oportunidades em 2023. Com o time já sem maiores objetivos na Série B, no entanto, Dudu tem chance de voltar a ser relacionado para a disputa da 38ª rodada, contra o Bahia, no Rei Pelé.

Garantir o futuro


O atacante Emerson Negueba, do CRB, sinalizou que deve respirar novos ares na próxima temporada. Ele comentou que não tem nada concreto, mas as conversas para vestir a camisa de outro clube estão em andamento. “Não sei ainda. Está sendo resolvido se eu fico ou não, mas tudo indica que vamos embora pra fora (exterior) buscar algo maior, que é a minha vontade também. Mudar minha vida e a vida da minha família”, disse.

Preparativos


Na quinta-feira desta semana a Federação Alagoana de Futebol fez um pré-arbitral com os dirigentes dos clubes que vão disputar o Campeonato Alagoano de 2023. Na pauta, detalhes da nova edição do estadual, previsto para começar entre 11 e 14 de janeiro.

Estiveram presentes representantes dos oito participantes: ASA, CRB, CSA, CSE, Cruzeiro-AL, Desportivo Aliança e Murici. Campeão da Segunda Divisão neste ano, o Coruripe também esteve representado.

Só depende dele


Esta é uma semana decisiva para a Chapecoense. Uma vitória contra o frágil Náutico neste sábado garante a permanência na Série B. Por isso o jogo pela 37ª rodada é de extrema importância para o Verdão do Oeste. Para conquistar a meta de 2022, o treinador Gilmar Dal Pozzo conta com a experiência de alguns jogadores do elenco. Um deles é Thomás, meia-atacante que chegou no returno, após três temporadas na Grécia.

Só depende dele II


“A gente tem esse jogo no sábado agora, que é o mais importante do ano pra nós, sacramentar e conquistar o principal objetivo deste ano que é a permanência. Estamos preparados. Estamos prontos. Sabemos o que fazer. Só esperando esse jogo para sacramentar isso. O lado mental tá 100%” , afirmou Gilmar Dal Pozzo. A Chapecoense tem 42 pontos, mesma contagem do CSA, só que os catarinenses têm uma vitória a mais.