Bartpapo com Geraldo Câmara

RETA FINAL

Bartpapo com Geraldo Câmara 28 de outubro de 2022

Mentira. Toque de partida. Reta inicial com muito chão a percorrer a partir do resultado das eleições de domingo. Não podemos e nem devemos pensar em quem vai ganhar no próximo domingo, nem as eleições presidenciais nem as estaduais. O que precisamos é pensar, avaliar e agir na hora do voto para saber quem vai ganhar daqui a quatro anos a parada de ter tirado o Brasil do “imbroglio” em que está ou de continuar a fazer do estado de Alagoas um diferencial entre os da federação. Melhor ainda, tente fazer uma análise num encontro de passado, presente e futuro da atuação de cada candidato ou de cada período governamental. Esqueça os nomes e vá para as ações de administração, de planejamento e de execução real do que fora prometido em 2018. No caso do governo federal é só ir vendo o que foi feito ou não e se o outro candidato faria melhor. No caso do governo estadual a análise vai ser feita em cima do governo anterior, de Renan Filho e avaliando a necessidade de dar continuidade ao trabalho realizado. Neste caso, continuar ou mudar é uma decisão do eleitor.

Claro que muitos fatores entram nessa problemática de escolha, mas é preciso que a mentalidade do eleitor, de um modo geral, passe a ser autoconduzida de maneira mais objetiva e, sobretudo, de modo mais analisável para que o seu voto acabe por ter muito maiores chances de acerto.

Reconhecemos que uma nova estratégia para saber em quem votar não será fácil de ser praticada até porque existem enormes falhas nas campanhas, principalmente agora em que reinam os “fake news”, o excesso de acusações e quase ausência de propostas. No caso específico de Alagoas, o candidato está com a vantagem de com uma única palavra dizer o que é sua proposta. Não parar o que foi feito, já que foi bem feito é uma tática inteligente e uma mostra eficiente do que pretende que seja sua administração já contando com pontos altamente positivos. Já o outro candidato é uma incógnita por não ter o que mostrar administrativamente falando e dele não se ter tido a oportunidade de conhecer seu planejamento de governo, caso seja eleito.

O caso do governo federal é muito mais complexo porque a campanha e a atuação do candidato presidente aí está exposta para quem quiser saber. Um governo altamente discutível, sem senso de autocrítica, sem determinados pudores, o que feriu a figura presidencial e com atitudes de governo que ainda não se pode jugar como tendo sido eficientes ou não. O outro candidato tem um passado democrático de atuação social intensa, diríamos que foi continuador de um processo que começou com Fernando Henrique Cardoso e que seguiu por oito anos. Passível de críticas, lógico, mas tem o que mostrar. Quanto às pesadas acusações, como nada foi provado e delas foi inocentado, fica o dito pelo não dito na análise do eleitor.

Estamos a dois dias da eleição. Ainda há tempo de fazermos algumas análises? Sim. Até o último minuto podemos buscar informações. Ambos os candidatos têm currículo no exercício da presidência, portanto, a história, se muitas vezes falha nos seus comentários, pelo menos nos permite buscar fatos que nos levem a nossas próprias conclusões.

Na verdade é que desejamos ver eleições, tanto a nível federal como à estadual, limpas, corretas, sem balbúrdias, mas sobremodo com o respeito aos resultados. Os resultados vão retratar a vontade do povo, sim. Certo ou errado fazem parte do processo democrático e precisarão ser respeitados, sejam quais forem. E, segunda-feira respiraremos aliviados e satisfeitos por mais uma obrigação cívica em nossas vidas.


FOTONOTAS

MOACYR ALBUQUERQUE – Este sabe o que quer. Presidente do Pajussara Iate Clube, assim mesmo com dois ss, sempre foi um abnegado, um diretor que sabe onde tem o nariz e que persegue seus objetivos com maestria e muita garra. O Clube, envelhecido pelo tempo, encontrou na garra de Moacyr a obstinação por mudá-lo, por transformá-lo no melhor de Alagoas. E vai conseguir. Um a um foi convencendo os sócios de que era preciso mexer nos estatutos, vender os títulos e colocar em projeto uma adequação ao processo de construção de nova e imponente sede, graças a um acordo operacional que está permitindo também, no local, um hotel de primeira linha. O mesmo hotel que, em acordo constrói a nova sede. Breve, notícias da bravura do amigo Moacyr.


ALEXANDRE AYRES
– Às vezes eu acho que tenho olho de águia e enxergo longe a performance de determinadas figuras públicas como algo bom e positivo. Assim foi, mesmo à distância sem nunca ter convivido com ele que enxerguei a trajetória do jovem e bravo Secretário de Saúde de Renan Filho. Alexandre é um abnegado; é um cidadão do bem que viu no governo estadual a possibilidade de mostrar para o que veio. E mostrou. A saúde de Alagoas, o muito de hospitais e Upas, a organização do esquema, tudo veio comprovar que faz quem pode e quem quer. Claro que sob a batuta do governador, mas com sua própria personalidade atingiu seus objetivos e se elegeu como o mais votado deputado estadual. Breve, quero entrevistá-lo.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Caridade se faz em absoluto silêncio. Caso contrário é “fake” de sentimentos.


ALERTAS DO DIA



* Próximo dia 08 de novembro acontece a festa de entrega do Prêmio Odete Pacheco, superimportante para o rádio alagoano. O evento ocorre todos os anos com uma inspiração fantástica que é o apoio ao Instituto Amor 21 e com um trabalho fantástico que é cuidar de pessoas com Síndrome de Down. Marcos Assunção e Fafá Rocha que promovem o prêmio estão sempre ligados nessa proposta maravilhosa e de importância muito grande para pais, família e todos os que têm parte com os portadores da síndrome aqui em Alagoas. Antes da festividade de entrega da honraria e durante o dia acontecerão muitas palestras com comunicadores conhecidos junto a estudantes que também estarão colaborando com o Instituto.

* A propósito do evento acima quem estará aqui para proferir palestra é o diretor da Rádio Senado, em Brasília, radialista Celso Cavalcante. “Expert” no assunto rádio está a muitos anos frente ao complexo radiofônico do Senado, Celso abordará sobretudo o assunto que envolve a cadeia de emissoras que retransmitem a “mater”, mas também as que têm espaço local, a exemplo da nossa Rádio Senado Cidadã levada o ar pelo Tribunal de Contas de Contas de Alagoas, aliás o único que tem a Tv Cidadã aberta e no “streaming’ já alcançando cerca de 20 milhões de visualizações. Seja bem vindo, Celso, ao esforço alagoano.

* A juíza Fátima Pirauá está sendo execrada por ter tomado a atitude de tirar alguma propaganda eleitoral do candidato Jair Bolsonaro por considerá-la ilegal. Ora, se fosse de outro candidato a juíza também teria tomado a mesma decisão, uma vez que trata-se de alguém com uma ficha funcional de primeira linha e sempre preocupada com a sociedade e com o mal que possa ser acarretado a ela. No entanto, sua atitude gerou ataques impressionantes a sua pessoa com barbaridades sendo colocadas nas Redes Sociais. Para quem conhece Fátima Pirauá como profissional e como gente sabe que ela não merece esses ataques.

* Alerta e um conselho para quem vai votar no ,próximo domingo e espero que sejam muitos. Marque sua hora para o evento, vá com calma, vote com tranquilidade e volta para casa. Não se permita exposição pública porque ninguém sabe o que pode acontecer com tanta gente radical circulando neste dia. Sem dúvida alguma é melhor prevenir do que remediar e o ditado se encaixa bem nas características do dia. Esperamos, inclusive que tudo corra normalmente como já aconteceu no primeiro turno, mas um bom descanso em casa depois de votar não faz mal a ninguém. Na verdade, o quente do domingo virá logo depois de encerrada a eleição quando chegar a hora da apuração. Aí mesmo é que a tranquilidade vai valer muito.


POR AÍ AFORA



#
Nunca a Inglaterra andou tão rápida na escolha do seu novo Primeiro Ministro, como agora acaba de acontecer. Da renúncia da Primeira Ministra Lyz Tuss à definição de Rish Sunack para ocupar o cargo não decorreu uma semana. Ele é mais rico que o Rei Charles, primeiro não branco a ocupar o alto cargo, já foi ministro das finanças e está com a corda toda para tentar tirar o Reino Unido da corda bamba em que se encontra com a inflação mais alta dos últimos cinquenta anos. Além do mais, não esquecer que a Europa vive as indefinições da guerra entre Rússia e Ucrânia, o que torna seu papel ainda mais difícil.


#
O bispo do Porto, Dom Manuel Linda, reconheceu que os abusos sexuais na Igreja portuguesa são uma realidade muito mais sombria do que pensava e disse ser este o tempo para clérigos e leigos assumirem responsabilidades e denunciarem os crimes. “Temos amarguradamente de reconhecer que a realidade é muito mais sombria e dolorosa do eu que pensava. Fique muito claro que sofro e deploro liminarmente esse flagelo dos crimes de natureza sexual cometidos contra menores ou pessoas vulneráveis. E que tudo farei para lhes cobrar”, escreveu Dom Manuel numa Nota Episcopal.

#
Teste nuclear norte-coreano terá "resposta sem precedentes", avisam EUA, Japão e Coreia do Sul. A Coreia do Norte realizou uma série de lançamentos de mísseis balísticos nas últimas semanas e exercícios nucleares táticos. "Todos estes comportamentos são perigosos e profundamente desestabilizadores", disse a secretária de Estado-adjunta dos EUA. “Acordamos em reforçar ainda mais a cooperação para que a Coreia do Norte ponha imediatamente termo às suas atividades ilegais e retome as conversações de desnuclearização”, disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Coreia do Sul, Cho Hyun-Dong.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399