Roberto Baia

Os 98 anos de Arapiraca

Roberto Baia 25 de outubro de 2022
Os 98 anos de Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Arapiraca comemora, ao longo da semana, seu aniversário de 98 anos de emancipação política. Devido ao segundo turno das eleições 2022, o tradicional desfile de Emancipação Política, que acontece anualmente no dia 30 de outubro, teve de ser antecipado para o domingo, 23. Para dar início às festividades, o prefeito Luciano Barbosa, realizou acompanhado do chefe de instrução do Tiro de Guerra 07/015, a revista das tropas para o prosseguimento da atividade em alusão aos 98 anos da segunda cidade mais importante de Alagoas.


Encantaram o público
Com a temática “A cidade que eu quero: identidade, memória e sustentabilidade”, 11 escolas das redes Pública e Privada de Arapiraca, além da Banda de Fanfarra Santa Cruz, da cidade de Taquarana, encantaram o público presente com suas balizas, carros alegóricos e pelotões que homenagearam todas as fases vividas pelo município arapiraquense.


Semana de comemorações

“A ideia foi a de comemorar a semana do 30 de outubro. Entramos com o pé-direito e no sentido de mostrar a cara de Arapiraca. Estamos passando por uma semana de comemorações, onde iremos brindar a esses 98 anos de uma cidade que tem orgulhado o povo alagoano, que é feita de homens e mulheres de bem, trabalhadores, que com o suor do seu rosto construíram essa cidade. Então, é uma cidade onde se tem muita gente empreendedora, e é a isso que comemoramos”, indicou o gestor arapiraquense.


Reunião importante

O presidente executivo do ASA, Rogério Siqueira, foi recebido ontem pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Ferreira, na sede da entidade, no Rio de Janeiro. O Presidente da Federação Alagoana de Futebol (FAF), Felipe Feijó, também esteve no encontro.
A reunião ocorreu após pedido de Siqueira. Este foi o primeiro encontro da atual gestão do clube com a CBF. Na pauta, entre outros assuntos de interesse do GIGANTE, a concessão da chancela ao ASA de clube formador, como explica o presidente alvinegro.


Bom relacionamento

“Desde que assumiu a CBF, ano passado, esta foi a terceira vez que o presidente Ednaldo Ferreira recebe um presidente do ASA; nas outras duas oportunidades, eu vim como diretor de futebol. Isso demonstra que mantemos um bom relacionamento com o presidente e com a CBF. Viemos até ao Rio para tratar dos interesses do ASA, entre eles conversar sobre o processo de chancela de clube formador, que é um dos caminhos para o fortalecimento do clube”, destacou o dirigente.


Prevenção ao câncer

Estacionada aos arredores do Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, a Carreta do Amor levou, por dois dias consecutivos, atendimento para funcionárias e pacientes que chegavam ao local. A programação foi proposta pelo Serviço Especializado em Medicina do Trabalho, em parceria com outros departamentos da instituição.

“Essa é uma forma, concreta, de cuidarmos de nossa equipe e de algumas mulheres que, porventura, não haviam feito os exames regulares de prevenção ao Câncer de Mama e do Útero”, explicou a enfermeira-chefe do Hospital, Andréia Costa.


Realizações de exames

O atendimento ocorreu nos dias 20 e 21 de outubro, durante a manhã e tarde, e contemplou exames de mamografia e citologia que eram realizados na própria carreta, após uma triagem feita pela equipe do SESMT. (Com assessoria).


Em estado grave
Na noite de domingo, 23, uma adolescente de 17 anos foi atingida por um tiro no rosto dentro da residência onde mora com a família, no bairro Arnon de Mello, em Arapiraca. De acordo com informações do Hospital de Emergência do Agreste, a vítima continua na ala vermelha do hospital, respirando com a ajuda de aparelhos. O estado de saúde dela é considerado muito grave.


Está foragido

Segundo informações, o ex-namorado da vítima é apontado como autor do disparo, que teria acontecido após uma briga. A vítima foi atingida no nariz e foi submetida a cirurgia de emergência ainda na noite de domingo.
A polícia está fazendo buscas para tentar localizar o suspeito.





...
O Ministério Público Federal expediu recomendação para todos os 102 municípios alagoanos, a fim de que sejam adotadas medidas necessárias para a ampliação da cobertura vacinal contra a poliomielite, causadora da paralisia infantil, e sarampo em todo o Estado de Alagoas, no prazo de 30 dias.

...
A atuação coordenada é composta pelos procuradores da República que atuam no núcleo de tutela coletiva do MPF em Alagoas: Bruno Lamenha, Julia Cadete, Niedja Kaspary e Roberta Bomfim.

...
É recomendado aos municípios que quantifiquem, com base no sistema de dados oficiais do Ministério da Saúde, o número real de crianças de até cinco anos que não receberam o esquema de vacinas contra poliomielite e sarampo.