Roberto Baia

Fraude na cota de gênero

Roberto Baia 21 de outubro de 2022
Fraude na cota de gênero
Vereador Sidiny Targino da Silva - Foto: Divulgação

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) decidiu na quarta-feira, 19, manter a condenação do diretório do PRTB de Palmeira dos Índios por fraude na cota de gênero nas eleições para a Câmara Municipal de 2020. Os mandatos e os diplomas dos vereadores Sidiny Targino da Silva e José Carlos da Silva - o "Guruba”, foram cassados.
Devido a cassação da chapa do PRTB, as vagas dos vereadores passam a ser ocupadas por Sérgio Passarinho (PSD) e César Tenório (União).


Candidaturas fictícias

O julgamento do caso no TRE teve início no mês de abril e, apesar do pedido de vistas de desembargadores, a decisão é do juiz eleitoral André Luís Parisio Maia Paiva, da 10ª Zona Eleitoral. No entendimento do magistrado existem provas de que duas mulheres filiadas ao PRTB foram lançadas como candidatas nas Eleições 2020 apenas para preencher a cota de gêneros, exigida pela lei eleitoral.


Mentores do esquema

Além da cassação da chapa e anulação dos votos que todos os candidatos do PRTB tiveram nas eleições proporcionais de 2020 em Palmeira dos Índios, os políticos apontados como mentores do esquema são: Abraão Paulino da Silva, José Flávio Silva Targino, Maria Fabiana Silva Targino e Jéssica Roberta Freitas dos Santos Duarte também foram condenados a inelegibilidade por 8 anos.


Santana do Ipanema

Os estudantes do curso de Zootecnia da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), do Campus de Santana do Ipanema, realizaram na quarta-feira, 19, um protesto pela cidade e unidade de ensino. Entre as reivindicações, está a contratação de docentes para suprir a demanda do curso que corre o risco de não ofertar mais turmas para os estudantes que prestarem o Enem.
De acordo com os relatos dos estudantes, as demandas do curso são desde 2019, entre elas as melhorias na estrutura, como laboratórios, e a contratação de docentes para lecionar as disciplinas, garantindo assim a possibilidade de que os estudantes concluam a graduação no tempo estipulado.


Falta de professores

Para os estudantes, a falta de professores prejudica a integralização do curso, ou seja, a conclusão de todas as exigências para que o aluno se forme. A estudante do 8º período Joseane Júlia terá que passar mais tempo do que o previsto para concluir devido à falta de professor para lecionar as disciplinas.

“Estou no final do curso, dependendo de matérias importantes do começo dos primeiros períodos ainda, por falta de professores que são pré-requisitos para matérias fundamentais do curso. Sem contar os alunos que entraram recentemente que estão com todas essas matérias aí pela frente e se não pagar uma acumula e trava o curso”, revelou.


Estão preocupados

A falta de professores ainda preocupa estudantes e professores. Em 2003, o concurso público realizado levou o quadro de docentes a ter 26 profissionais, número que atendia às especificidades da matriz curricular à época. Com o passar dos anos, aposentadorias, licenças, remanejamentos e exonerações levaram ao estado crítico em que se encontra o curso, agora com 14 professores sobrecarregados e com perspectiva de mais aposentadorias, e estudantes no fim da graduação devendo disciplinas iniciais devido à falta de professores para administrar as aulas. (Com Lysanne Ferro).



Negociação de compra

O governador Paulo Dantas (MDB) divulgou, ontem, um vídeo em que se defende das acusações feitas por Rodrigo Cunha (UB). Indignado com acusações e ataques, Paulo explicou a negociação que resultou na compra de sua casa e seu patrimônio financeiro e lamentou a forma na qual o adversário ataca sua família.


Perseguição política

"Tudo que vem acontecendo é uma grande perseguição política já amplamente noticiada na imprensa. Sou vítima simplesmente pelo fato de estar liderando todas as pesquisas", reafirmou. "A turma de Rodrigo Cunha no auge de seu desespero está usando um vazamento da Polícia Federal como instrumento político e eleitoreiro. Isso é uma vergonha, um verdadeiro golpe contra a democracia", afirmou.


Ação criminal

No vídeo que tomou conta das redes sociais, Paulo informa aos seus eleitores que está ingressando com uma ação criminal contra as calúnias do adversário. Em relação aos bens, ele justifica que antes da política já era produtor rural, com destacado sucesso na pecuária de corte e leiteira, além da plantação de milho.





...
O Colégio São Francisco de Assis, localizado em Arapiraca, irá fechar as portas. O anúncio foi dado durante uma reunião entre pais e funcionários na quarta-feira, 19.

...
No entanto, a instituição de ensino que é conhecida como "Colégio das Freiras" ainda funcionará até o dia 30 de dezembro, quando se encerra o semestre.

...
Foram 67 anos de atividade, de um local que fez parte da formação de muitos arapiraquenses. Na última semana já havia sido enviado um comunicado relativo ao encontro de quarta, trazendo rumores sobre o fechamento.