Bartpapo com Geraldo Câmara

AO MESTRE COM CARINHO

Bartpapo com Geraldo Câmara 21 de outubro de 2022

Nunca um título de filme foi tão bem encaixado como este clássico dos anos 60 que foi estrelado pelo grande Sidney Poitier. Porque os mestres, de todos os níveis, aqueles que nos ensinam para a vida precisam ser valorizados e reverenciados como os que seguem a única profissão que jamais deixa de passar em nossas vidas.

Lembro-me como se fosse hoje da professora que me alfabetizou. Dona Lica era simpática, carinhosa com os alunos e deixou marcas. Mas ninguém me marcou mais do que a segunda, ainda no segundo ou terceiro ano do curso primário. Dona Zaíde. Essa fez parte total de minha vida e tanto que a ela dei meu primeiro filho para batizar. Nos tornamos compadres e bastante ligados por boa parte de nossas vidas. Minha mãe era professora e o mister, o ofício sempre foi bem conhecido por mim.

Essas reminiscências fazem parte do meu protesto, aliás eterno protesto que faço por não ver esses e essas abnegadas criaturas serem devidamente respeitadas. Não só como profissionais, mas às vezes até como gente. É preciso que os governos pensem, cada vez mais, que são eles, os mestres, sem gênero aqui definido, que criam a possibilidade de progresso, de desenvolvimento de um país. Porque educam cabeças, forjam consciências, preparam o futuro do Brasil. Primeiro com as crianças, depois com os adolescentes e finalmente com os universitários. É preciso que a consciência do país esteja cada vez mais preparada para a capacitação desses professores em níveis cada vez maiores. É preciso que o bem-estar de quem ensina seja preservado e melhorado com os melhores incentivos que alguém possa dar a um profissional.

No Japão, a profissão mais estimulada e reverenciada é a de professor. Tratados como quase deuses, os professores japoneses são a referência para o desenvolvimento daquele país. Não se pode imaginar, como está acontecendo agora, que as Universidades, por exemplo, tenham verbas politicamente cortadas, inclusive para o importante segmento das pesquisas. Não se pode admitir que os tetos salariais dos professores não os permitam ter uma vida decente e tranquila. Porque para buscar um pouco dessa tranquilidade precisam se desdobrar em várias alternativas.

Último dia 15 foi o dia do professor. Uma das datas que deveriam ser mais comemoradas no país. Mas não o é. Porque não enxergamos o professor como outros países enxergam. Não encontramos neles os melhores motivos para comemorações e é evidente que estou falando do lugar comum e não das honrosas exceções que os valorizam de verdade. É evidente que existem lugares onde isto acontece, E, nesses casos, podem verificar que a produtividade e o aproveitamento dos alunos é bem maior e eficiente. As pessoas são feitas de alma também. As pessoas precisam de afeto, de compreensão. O lugar de aulas deve ser sagrado. Respeitado por todos e, sobretudo com o entendimento de que é partir dali, das ideias expostas, do trabalho dos professores que começa a formação futura dos alunos.

Não se constrói um mundo sem que hajam professores. Imaginem que mundo seria este se ninguém nos ensinasse nada. Que mundo seria o nosso se batêssemos cabeça para aprender, inclusive aprender a viver. Pois sempre terá que existir um mestre em nossas vidas. Não precisamos endeusá-lo, mas precisamos respeitá-lo e reconhecer o seu verdadeiro papel na constituição de uma sociedade justa e sábia.
Foi por isso que, no princípio do artigo lembrei-me do grande ator Sidney Poitier que nos deixou o exemplo de uma conquista e a mensagem que devemos guardar em nossos corações: “Ao mestre, com carinho”.


FOTONOTAS


 FERNANDO SÉRGIO LYRA – Pense num prefeito que ama a sua Maragogi e encontra Fernando Sérgio. Um cidadão que já foi prefeito por três vezes e que continua exercendo o cargo com maestria, com simpatia e sobretudo ouvindo a população que sabe que conta com sua efetiva participação. Além do mais estamos falando de um cara que é um poeta e dos bons. Há mais de vinte anos atrás quando o conheci fui presenteado por ele com um livro de poesias de sua autoria, mostrando que a sensibilidade só pode ajudar a um homem público nas suas funções. A mistura da seriedade, da exigência, do controle do que faz, da probidade na função pública com a sensibilidade, sem dúvida o tem ajudado no comando da maravilhosa Maragogi.



GEORGE SANTORO
– George é um carioca que já se apaixonou por Alagoas. Trazido para cá no princípio do governo Renan filho e com a vontade e disposição de transformar o estado e, absolutamente viável e visível aos olhos do resto do país, conseguiu, principalmente na sua área que é a financeira. Colocou Alagoas na situação de um ajuste fiscal respeitado, onde os salários e as contas públicas passaram a ser rigorosamente pagas em dia e o que é mais importante o caixa do governo controlado deu margem a investimentos que fizeram com o que o governador fizesse obras importantes, mas absolutamente controladas. Além disso tudo, George é um bonachão, uma figura que irradia simplicidade e simpatia.




PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome) 

Pessoas que vociferam no lugar das palavras normalmente escondem no ato as suas próprias culpas.



ALERTAS DO DIA


*
O debate presidencial do último domingo foi o que podemos chamar de correto e com a Band mostrando um esquema inovador, deixando os candidatos super à vontade. Durante duas horas ambos discorreram sobre suas vantagens e tentaram responder às provocações que levavam às desvantagens com certo cuidado para que não extrapolassem seus limites de educação. Não podemos dizer que este ou aquele ganhou o debate porque os assuntos foram variados e o público em casa, naturalmente “puxando a brasa para suas sardinhas” talvez não tenha tido a possibilidade de avaliação real. Afinal, estamos em uma campanha onde a tônica é a radicalização.


*
Sabem a história do menino que quando ganha um doce se lambuza e sempre quer mais? Pois é ! Mas o doce, normalmente é para enganar o menino e conseguir que ele faça o que se quer. A história do combustível e seu preço é mais ou menos como essa história. Nos deram o doce, deixaram-nos com água na boca e, devagarzinho estão nos tirando. A ilusória baixa de preços foi conseguida através de diminuição de impostos, e não como política externa, já que dependemos dos preços do barril do petróleo, da cotação do dólar e outras coisitas mais. Então, não adianta chover no molhado porque vai subir, sim. Tanto quando as normas internacionais o exigirem.


*
Estamos chegando perto, bem perto da eleição e os chamados “fake news” estão aí atravessando a garganta de eleitores que querem e precisam conviver com a verdade. Diariamente as autoridades falam sobre o assunto, buscam restrições aos fatos, mas na realidade é muito difícil este tipo de controle. São necessárias muitas investigações para que se chegue a denominador comum de que essa ou aquela notícia é um “fake”. E aí, o tempo vai se esgotando e os eleitores engolindo o que julgam ser verdade absoluta. Humano ou não, é mais fácil acreditar do que desacreditar. Parece que as pessoas gostam de ouvir notícia ruim. Então!!!

*
Um problema sério e que precisa ser encarado com muito mais humanidade e disposição é a questão da doação de sangue, No caso de Alagoas, o Hemoal vive pedindo, quase que implorando que as doações aconteçam e cresçam. Sem dúvida, o sangue é de importância vital, Doentes, principalmente os hospitalizados sempre precisam de sangue e só podem ter se as doações aumentarem, se os seus semelhantes entenderam a necessidade e a grandeza do ato. Fica aqui o apelo para que mais doadores compareçam ao Hemoal e salvem vidas.



POR AÍ AFORA



#
As eleições gerais brasileiras deste ano, não dizem apenas respeito ao país, mas, em graus diferentes, a todo o mundo. Maior nação da América Latina, maior país de língua portuguesa, segundo país do mundo com população de origem negro-africana, com potencial para ser das maiores economias do mundo abrigando a maior parte da maior floresta do mundo, a Amazônia. Todas essas condições e circunstâncias tornam inegável e indiscutível a importância do resultado das atuais eleições brasileiras para o resto do mundo.

#
Segundo comentários em Portugal, o Brasil é, neste momento, um dos cenários onde a extrema direita mundial mostra a sua cara e a sua força. Diga-se, entretanto, “que isso não aconteceu de repente, a partir da eleição de Bolsonaro quatro anos atrás, tendo existido desde sempre na sociedade brasileira, fundamentado na persistente mentalidade da Casa Grande e Senzala herdada da escravidão, agravada e "refinada" pelas ondas de imigrantes europeus, muitos deles de mentalidade nazista, que chegaram ao país no século 20, tendo-se instalado sobretudo no sul”.

#
A Copa do Mundo FIFA de 2022 ou Campeonato Mundial de Futebol FIFA de 2022 será a vigésima segunda edição deste evento esportivo, um torneio internacional de futebol masculino organizado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), que ocorrerá no Catar. A edição de 2022 será a primeira realizada no Oriente Médio e a última a ter o formato de 32 equipes, já que a competição terá uma mudança no formato e número de equipes na edição de 2026. Será sediada no Canadá, Estados Unidos e México, passando para 48 equipes.





ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399