Roberto Baia

Repercussão negativa

Roberto Baia 20 de outubro de 2022
Repercussão negativa
Prefeito Júlio Cezar - Foto: Reprodução

As falas do prefeito de Palmeira dos Índios Júlio Cezar (MDB) sobre os moradores dos povoados Coruripe da Cal e Bonifácio na entrega da Unidade Básica de Saúde São Francisco na segunda-feira, 17, chocaram as pessoas e ainda repercute negativamente.
Na própria live transmitida pelas redes sociais do prefeito Júlio Cezar é possível ver o descontentamento quanto ao resultado da não eleição da sua esposa, a dentista Karla Cavalcante, que pleiteava uma vaga na Assembleia Legislativa de Alagoas, mas não obteve êxito, mesmo obtendo mais de 10 mil votos na cidade. O prefeito deixa entender que os moradores da região venderam seu voto.



Discurso de inauguração

“Me entristece muito, ver uma cidade que se diz cultural, que se diz de um povo esclarecido, mas não pode ver cem reais que se vendem. É lamentável”, diz no discurso de inauguração da UBS.

E continua: “Rezem para que aquelas forças que eu enfrento não dominem essa cidade. Vocês não sabem o que eu enfrento nos bastidores, das ameaças, de carro na porta e é isso que vocês querem? Então boa sorte, cidade, porque daqui há dois anos eu irei concluir minha missão”.


“Sem rancor”
Mesmo com o descontentamento, Júlio Cezar afirma que as obras e entregas não irão parar, mesmo para as comunidades que, segundo ele, se venderam.

“Nós vamos entregar em Coruripe da Cal, vamos lá para mostrar que não temos rancor, apesar de você ter se vendido. Nós vamos entregar obras lá no Bonifácio, vamos entregar aquela escola. o Bonifácio de gente tão de bem, mas de gente tão falsa”.



Mais uma fake news

O secretário de Estado da Fazenda, George Santoro, utilizou as redes sociais para desmentir uma fake news sobre o pagamento do 13º dos servidores do Estado. No vídeo Santoro explica que o pagamento do 13º ocorrerá normalmente em dezembro.

“Pessoal, estou vendo circular muitas informações na rede – falsas. O Estado vai pagar normalmente seu 13º, como em todos os anos: em dezembro”, disse Santoro.



Período eleitoral

O gestor afirmou que o Estado não pode antecipar o 13º em período eleitoral. "Essas informações de que não vai pagar o 13º são falsas. São informações políticas, do grupo político da oposição, que quer criar fatos. Que não consegue propor nada de bom. Então, que fique claro: nós vamos pegar o 13º normalmente, no mês de dezembro”, concluiu o secretário, no vídeo.



Emancipação de Arapiraca


A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT Arapiraca) finalizou o planejamento para organizar o trânsito no dia do desfile em comemoração aos 98 anos de Emancipação Política de Arapiraca, no próximo domingo, 23 de outubro.

A SMTT vai trabalhar com 15 pontos de bloqueios em ruas na região próxima ao percurso do desfile e contará com a parceria da guarda municipal para garantir a segurança tanto de pedestres quanto dos motoristas que trafegarem nos locais. Os bloqueios vão acontecer a partir das 13h do domingo.



Organização do trânsito


20 agentes de trânsito em quatro viaturas e seis motos estarão circulando nas ruas para organizar o tráfego. Dois guardas municipais estarão em cada ponto de bloqueio. Mas a participação da SMTT vai além do trabalho de organização no trânsito.

Neste desfile de 98 anos de Arapiraca, 45 alunos da escola José Pereira Lúcio, da Vila Bananeiras, vão participar da festa representando as 20 escolas que fazem parte do projeto Educa.


Direito de resposta


O Tribunal Regional Eleitoral puniu mais uma vez o candidato Rodrigo Cunha (UB) por fazer acusações sem provas contra o candidato à reeleição Paulo Dantas (MDB), durante seus espaços nas redes sociais, guias eleitorais e inserções nos veículos de comunicação. Apoiado por Arthur Lira, o senador foi punido por realizar afirmações caluniosas e difamatórias. Os desembargadores eleitorais Jamile Coêlho e Maurício Brêda concederam cinco pedidos de liminares e um direito de resposta em favor da Coligação Alagoas Daqui Pra Melhor.



Afirmações caluniosas

Os desembargadores entenderam que o material veiculado por Rodrigo Cunha extrapola o tom ácido e faz acusação direta de crime sem comprovação, além de realizar afirmações caluniosas e degradantes contra Paulo Dantas. Os magistrados determinaram que Cunha se abstenha de veicular o material no guia eleitoral, inserções e redes sociais sob pena de multa de R$ 25 mil/dia (R$ 5 mil para cada decisão) em caso de descumprimento.

“Não se pode permitir que as acusações sejam levantadas sem uma fonte aferível, existindo somente por ilações. O eleitor precisa ser bem informado e não apenas alvo do discurso”, diz trecho de uma das decisões da desembargadora Jamile Coelho.





...
As mulheres fazem parte da história do desenvolvimento de Arapiraca e, agora, ampliam novos espaços, dessa vez na construção civil. A cada dia, elas ocupam mais as obras e o setor de gestão das construtoras que trabalham para a cidade.

...
Na obra da Ciclovia do Trabalhador, que acontece na Linha Férrea, é possível encontrar a Larissa Gabriela Camilo, de 26 anos, natural de Junqueiro e estudante de engenharia civil.

...
Na equipe comandada por ela tem mais três mulheres: Maria Luciclécia, Samyra Lima e Yasmin Teles. Todas elas serventes de pedreiro, sendo Maria e Yasmin de Arapicaca; e Samyra de Girau do Ponciano. “A mulher pode ser o que quiser, e em Arapiraca pegamos no pesado, não sofremos discriminação, temos voz ativa e somos respeitadas”, afirmou Larissa.