Enio Lins

REAGINDO À INDÚSTRIA DE MENTIRAS

Enio Lins 20 de outubro de 2022

O Tribunal Superior Eleitoral, finalmente, deu um freio de arrumação na bagunça promovida pela indústria de fake News. Estão sendo investigadas 47 pessoas suspeitas por produção e distribuição de notícias falsas e foram desmonetizados quatro canais no Youtube, entre esses uma coisa chamada de “Brasil Paralelo”. Carlucho, o “vereador federal”, foi intimado a depor.

Hillary Clinton, quando candidata à Casa Branca, tornou-se a primeira grande vítima desse modelo de mentiras industrializadas. “Nos Estados Unidos em 2016 foram 50 milhões de perfis invadidos, a partir dos quais localizaram-se as mensagens com potencial de engajamento de pessoas e grupos em prol de um posicionamento político de extrema-direita” (Le Monde Diplomatique). A candidata democrata foi caluniada de todas as formas, até como sendo ligada a redes de prostituição.

Le Monde Diplomatique, em reportagem de Arthur Sinaque Bez, em 25/10/2018, esclarece que “uma tal Cambridge Analytica, [criada em 2013] chefiada por um tal Steve Bannon, especializados em coletar dados de contas do Facebook, criar e difundir conteúdos via Whatsapp no intuito de manipular eleições nacionais”, se propunha a promover “programas de mudança comportamental” em países de todo o mundo, por meio de “operações psicológicas que visam uma dominância informativa”. Operações ilegais, assinale-se.

Em 4 de agosto de 2018, no Twitter, o notório Dudu Bananinha (depois anunciado pelo pai para embaixador nos Estados Unidos, o que deu chabu), tornou pública uma conversa sua com Steve Bannon: “estamos certamente em contato para unir forças, especialmente contra o marxismo cultural”. Na campanha daquele ano, segundo a Folha de São Paulo, realizaram-se disparos robóticos de material caluniador para “centenas de milhares de grupos de Whatsapp pró-Bolsonaro, gastando mais de R$ 12 milhões sem que nenhum centavo fosse declarado ao TSE”. Naquele ano, Carlucho assumiu o comando da campanha digital do pai.

Carlos B., vulgo Carlucho, agora intimado, é apontado, desde 2018, como o comandante da indústria de fake news que marca a propaganda do pai. Seria ele o líder do jogo baixo. Mas o que esperar de um político que, ainda menor de 18 anos, foi capaz de destruir a carreira da própria mãe? Esses posicionamentos do TSE poderiam ter acontecido mais cedo, mas mesmo com atraso, merecem todos os aplausos! E que as investigações sigam adiante!


NOTAS



#
A reunião das lideranças do movimento Médicas e Médicos pela Democracia com Paulo Dantas foi um grande sucesso.

#
Considerando a contaminação do segmento médico pelo vírus Bozo-22, o sucesso do encontro do MMD em Maceió foi mais expressivo ainda.

#
Ao vereador Augusto Granjeiro, meus profundos agradecimentos pelo Título de Cidadão Honorário de Marechal Deodoro.

#
Sobrinho do saudoso professor Granjeiro, uma das maiores referências culturais deodorenses, Augusto Granjeiro é um atuante vereador do PT



HOJE NA HISTÓRIA

20 de outubro de 1944 – Belgrado (capital iugoslava) é libertada da ocupação nazista, depois de uma heroica resistência armada de três anos. Vitória importante para os Aliados, que expulsaram os nazistas da estratégica região dos Balcãs. Em 1941, Hitler havia invadido o então Reino da Iugoslávia e dividido seu território entre os aliados do Eixo, estimulando as perseguições étnicas entre as múltiplas comunidades locais. A resistência antinazista foi comandada por Josip Broz (Tito), o líder que por mais tempo conseguiu conter as explosivas disputas internas entre os povos que formavam a então Iugoslávia. A ofensiva final contra a Wehrmacht teve o apoio do Exército Vermelho, através do 3º Corpo do Exército Soviético da Frente Ucraniana. Em 2003, a federação iugoslava foi extinta por seu parlamento nacional e as velhas guerras intestinas voltaram a marcar a história da Região.