Roberto Baia

98 anos de Arapiraca

Roberto Baia 18 de outubro de 2022
98 anos de Arapiraca
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

A cidade de Arapiraca está comemorando os 98 anos de emancipação política. E para celebrar os avanços conquistados na gestão do prefeito Luciano Barbosa
uma vasta programação foi montada. Durante o mês, a população está acompanhando uma série de atividades, que incluem desde sorteios de prêmios, entrega de vários equipamentos públicos e o tradicional desfile cívico, que acontecerá no próximo domingo, 23, devido ao segundo turno das eleições.


Cidade referência

“O melhor presente que nossa cidade e a população merecem sempre será o nosso trabalho. Por isso, desde o início de nossa gestão, estamos alinhando essa retomada de crescimento, que passa pela recuperação de espaços públicos abandonados e a entrega de novos. Nossa cidade tem potencial e sempre foi referência para Alagoas e para o Brasil. Crescer para todos, com justiça social e fomento ao desenvolvimento econômico representam a nossa missão”, falou o prefeito.


Mandados cassados

Nove integrantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB) que participaram das eleições de 2020 na cidade de Ouro Branco, no Sertão de Alagoas, tiveram seus mandatos cassados. No grupo, há dois vereadores e sete suplentes. A decisão foi proferida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no sábado, 15.


Fraudaram a cota
De acordo com o TSE, os candidatos do PSB de Ouro Branco fraudaram a cota de gênero eleitoral. A juíza eleitoral do caso, Nathalia Silva Viana, em sua decisão, explicou que a candidata Raphaella Dias de Andrade da Silva, integrante do PSB, apresentou candidatura fictícia para burlar a norma eleitoral.



Nova readequação

A justiça decidiu cassar os mandatos dos eleitos pelo partido, declarando que todos os votos para o PSB na cidade são considerados nulos. Devido a isso, haverá uma nova readequação do quociente eleitoral da cidade e uma nova composição da Câmara de Vereadores, que possui nove integrantes.

Na lista está os vereadores Beneval Gomes Torres (Galego Marchante) e Jozimario Severino Silva (Professor Jozimário).


Vandalismo em Arapiraca

Na manhã de ontem, o radialista Ailton Avlis, enviou fotos e vídeos para imprensa sobre o ato de vandalismo ocorrido na sede do Diretório Municipal do PT (Partido dos Trabalhadores) de Arapiraca.
Funcionários encontraram o vidro com adesivos de candidatos quebrado e com uma chave quebrada dentro do cadeado que protege a porta principal do escritório, na Praça Antônio Ribeiro, no Centro de Arapiraca.


Registraram B.O

Assim que presenciaram o corrido os funcionários da sede tiraram fotos e registraram os danos causados por meio de vídeos. Em seguida, um Boletim de Ocorrência foi registrado pelo presidente do diretório, José Cleudo Rocha na Delegacia Central da Polícia Civil, no bairro do Baixão.
Coincidência ou não, os danos causados à sede do Diretório Municipal do PT, em Arapiraca, aconteceram após os dois candidatos terem se enfrentado na sede da Bandeirantes, em São Paulo (SP).


Moveu uma ação

No sábado, 15, a defesa de Paulo Dantas moveu uma ação junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para ter acesso aos autos da investigação que culminou no afastamento do governador. Apesar de boa parte do inquérito que investigação ter vazado para a imprensa, a defesa dele ainda não conseguiu acesso ao autos do processo da Polícia Federal em Alagoas (PF/AL).
O processo contra Paulo Dantas corre em sigilo, mas parte dele vazou para a imprensa nacional nos últimos dias. Foi a apenas esses trechos que a defesa de Dantas disse ter conseguido acesso e apenas pela imprensa.


Sem acusação formal

"O caso sub judice se refere a um afastamento de um governador, candidato favorito à reeleição no estado de Alagoas (com 59% das intenções de votos válidos), sem que haja uma acusação formal e sem que se tenha permitido acesso aos autos em que foram proferidas a decisão", explicou a defesa de Paulo Dantas.


Novos empregos

Arapiraca fechou os oito primeiros meses de 2022 gerando 1.894 novos empregos no mercado de trabalho. A informação foi apontada segundo levantamento do Ministério do Trabalho e Emprego, através do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).



Saldo positivo

Os números mostram de janeiro até agosto 11.696 admissões e 9.802 demissões, o que representa um saldo positivo de 1.894 novos postos de trabalho em Arapiraca.
Ainda de acordo com os dados do Caged, o setor de serviços alavancou os números com 1.432 novas oportunidades no mercado de trabalho.





...
Um homem identificado como Marlon Marcelo de Macêdo, 27 anos, foi assassinado a tiros na tarde de domingo, 16. O homicídio aconteceu em um estabelecimento comercial na Rua São Miguel, no povoado Bananeiras, na zona rural de Arapiraca.


...
De acordo com informações, a vítima estava no bar, quando um indivíduo a pé chegou ao local e efetuou disparos de arma de fogo contra Marlon, em seguida foragiu do local tomando destino ignorado.

...
A vítima morreu antes mesmo de receber atendimento médico. Testemunhas relataram que Marlon havia sido presa por porte ilegal de arma de fogo e era suspeito de traficar entorpecentes na região do povoado e também no Residencial Brisa do Lago.