Enio Lins

O ARCO-ÍRIS DA DEMOCRACIA

Enio Lins 15 de outubro de 2022

Ricardo Stuckert, em foto magistral, registrou a mais bela e completa lembrança da grande manifestação realizada em Maceió, quinta-feira, 13. Batida do alto e tendo o Teatro Deodoro ao centro, a imagem mostra um mar de gente em diversidade cromática própria da luta pela democracia. Ao fundo, o crepúsculo.

Maceió sempre
foi palco de grandes manifestações. A própria candidatura da extrema-direita reuniu multidões em seu monocromatismo amarelão e sua estreiteza de ideias. O ato do dia 13 de outubro de 2022 é diferente por sua largueza de ideias e riqueza dos ideais. Em torno do “voto 13”, muita gente foi alegremente às ruas, sem ódio e sem medo, indo além da defesa de uma candidatura, lutando pelo crepúsculo do negacionismo, combatendo o autoritarismo.

O caráter do ato público
lembrou o ânimo da campanha de rua pelas Diretas-Já, em 1984, ponto de unidade entre correntes democráticas distintas, que, naquele momento, uniam-se para derrotar o mal maior, quebrar um malefício poderoso e antidemocrático. Lembrou também as passeatas pela Anistia, em 1979, essas reunindo um público menor em quantidade, mas de qualidade e diversidade semelhante.

Assim foi no dia 13
. Na multidão imensa estava quem, no primeiro turno, votou Lula & Alckmin, votou em Paulo Dantas e Renan Filho, somados a quem votou em Ciro, Simone e outros nomes. Todos aqueles corações e mentes, divergentes em tantas bandeiras, ali estavam em unidade topada (pétrea, em linguagem antiga) contra a ameaça da extrema-direita. Lá ombreavam-se democratas, esquerdistas, centro-direitistas, centro-esquerdistas, centristas, anarquistas, cristãos, umbandistas, espíritas, ateístas, agnósticos - num espectro amplíssimo de concepções, em batalha contra a deformação fascistóide que quer seguir dominando o Brasil por mais tempo.

A foto de Ricardo Stuckert
foi batida acima do local onde sua família morou em Maceió até o final dos anos 50. Até então, os Stuckert habitavam e trabalhavam num sobrado na esquina das ruas do Livramento e da Alegria. Migraram, com seu estúdio fotográfico e tudo mais, amontoado num veículo tipo Rural Willis ou “Vemaguete”, com destino à Brasília, a nova capital do Brasil cujas obras estavam sendo concluídas. Mais de 60 anos depois, um neto do Stuckert que assinou fotos magníficas em preto-e-branco de Alagoas, aqui registrou – num fantástico "instantâneo” – um momento histórico. Carma?



NOTAS


#
Paulo Dantas, apesar das tentativas pesadas de golpear sua candidatura no tapetão continua liderando as pesquisas para o governo alagoano.

#
Segundo a acusação, Dantas teria cometido deslizes, em menor escala, do mesmo tipo dos cometidos por Bolsonaro e Arthur Lira – que seguem em seus mandatos.

#
Na edição de virada-de-semana TIC-TAC passa a sugerir livros, filmes, shows ou coisas do tipo, pois o “Hoje na história” no acumulado sábado e domingo, deixa uma ou outra data de fora. As histórias agora ficam para os dias “de feira”.




INDICAÇÃO

HEKEL TAVARES POR HUMBERTO MAURO

Estreando esse novo espaço, a sugestão é assistir no Youtube, um curta-metragem dirigido pelo grande cineasta Humberto Mauro. O filme é sobre o maestro Hekel Tavares, gênio musical alagoano, que explica um pouco de seu processo criativo e de suas ligações temáticas com a terra onde nasceu. A produção é de 1941 e tem exatos 34’19”, explica o site Filme (cinebrasil.tv)
Likks
:
Hekel Tavares - Humberto Mauro - Bing video