Roberto Baia

Divulgou o diálogo

Roberto Baia 15 de outubro de 2022
Divulgou o diálogo
Delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier - Foto: Divulgação

Na manhã de sexta-feira, 14, o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier, divulgou o diálogo citado durante sessão no Superior Tribunal de Justiça (STJ) na última quinta-feira, 13, pela ministra Laurita Vaz, relatora do processo contra o governador Paulo Dantas (MDB).
Xavier divulgou o diálogo nas redes sociais como forma de contestação ao apontado pela ministra e pela Polícia Federal (PF), que afirmou interferência do delegado na ação da PF. Na Sessão extraordinária, a ministra foi informada pela delegada de Polícia Federal Mariana Cavalcante sobre a conversa entre os dois delegados e entendeu que houve "atrevimento" de Xavier na investigação.


Comunicou à delegada

Na conversa pelo aplicativo Whatsapp, Xavier comunica à delegada Mariana Cavalcante de que um dos envolvidos no caso estava na delegacia de Polícia Civil para prestar depoimento. Ao comunicar, ele sugere que “seria interessante” o delegado da Polícia Federal comparecer para acompanhar o depoimento. E, se não fosse possível, ele ouviria e em seguida encaminharia o depoimento para a Polícia Federal.



Nota de solidariedade

Em nota divulgada à imprensa, a Associação dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil publicaram uma nota de solidariedade ao delegado Gustavo Xavier. “A Associação dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas e o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil de Alagoas manifestam a mais absoluta indignação diante das insinuações levianas e inverídicas contra o delegado-geral da Polícia Civil de Alagoas, Gustavo Xavier do Nascimento, citado no inquérito da Polícia Federal que apura denúncia de irregularidades com recursos da Assembleia Legislativa”, diz um trecho da nota.



Suposta ingerência política

Ainda conforme a nota, a base tomada como declarações da Delegada de Polícia Federal Mariana Cavalcante, é uma tentativa de criminalizar o diálogo institucional e assim estabelecer uma suposta ingerência política nas investigações, "a ministra Laurita Vaz do STJ foi induzida a concluir que o governador do Estado, Paulo Dantas, teria interferido no processo que determinou o seu afastamento”.


Foi prorrogado

Na quinta-feira, o Ministério da Cidadania decidiu prorrogar por mais 30 dias o prazo para atualização das informações do Cadastro Único (CadÚnico). A revisão dos dados é necessária para evitar suspensão ou cancelamento de benefícios como o Auxílio Brasil.



Atualização dos cadastros

O prazo para os beneficiários do Auxílio Brasil era até sexta-feira, 14, para atualização dos cadastros sem alterações há mais de dois anos. Essa medida é devido às filas. Até a última segunda-feira, 10, cerca de 263 mil ainda precisavam fazer a atualização cadastral. Na cidade de Arapiraca, centenas de pessoas estavam chegando às 04h da manhã para tentar o atendimento



Fiscalização em Arapiraca

Na quinta-feira, 13, o Procon Arapiraca autuou 12 postos de combustíveis do município por aumento injustificado nos preços, em especial o da gasolina. A equipe de fiscalização do órgão municipal foi às ruas para checar as denúncias em relação ao aumento repentino dos preços, que passaram, em média, de R$ 4,89 para R$ 5,49.



Aumento elevado

De acordo com o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro, a fiscalização solicitou que os postos apresentassem as três últimas notas fiscais que justificassem o aumento elevado no valor do combustível. Os postos têm um prazo de três dias para a entrega das notas fiscais de compra junto às distribuidoras. Depois disso, o Procon Arapiraca vai analisar a documentação enviada e definir quais vão ser os procedimentos cabíveis.

Para denúncias, dúvidas ou mais informações, o Procon Arapiraca disponibiliza os telefones (82) 3522-1010 ou (82) 98213-9046.


Oportunidade

Estão abertas até o próximo dia 28 as inscrições para a formação de cadastro reserva de conciliadores para os Juizados Especiais Federais (JEFs) da Justiça Federal em Alagoas (JFAL). A inscrição poderá ser realizada na aba de concursos no site da JFAL e o resultado será divulgado no dia 5 de dezembro. As vagas serão disponibilizadas tanto para o edifício-sede da JFAL, em Maceió, quanto para as Subseções de União dos Palmares, Arapiraca e Santana do Ipanema.



Documentos necessários

São requisitos para a participação do edital o curso de bacharel em Direito ou estar cursando pelo menos o 5º período da graduação. Os concluintes não são obrigados a ter passado no exame da Ordem dos Advogados (OAB) para concorrer. Os interessados deverão encaminhar para o e-mail [email protected], até o último dia da inscrição, os seguintes documentos: cópia da ficha de inscrição; do documento de identificação oficial com foto preferencialmente o RG, CPF, currículo atualizado com foto, dados pessoais; escolaridade (instituições de ensino e ano de formação), histórico profissional.




...
Arapiraca realiza, neste domingo, 16, a I Corrida Rosa, evento que faz parte da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama e ao câncer de colo do útero, e de acolhimento às mulheres que passam pelo tratamento.

...
A concentração para a corrida será às 6h, no Bosque das Arapiracas, e a largada está prevista para às 7h.

...
O evento é realizado pela Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, e em parceria com as Secretarias de Educação e de Saúde. A corrida contará com três percursos, sendo de 2km, 4km e 6km.