Roberto Baia

Caso Roberta Dias

Roberto Baia 14 de outubro de 2022
Caso Roberta Dias
Roberta Dias, assassinada em abril de 2012 - Foto: Divulgação

Acontece na próxima terça-feira, 18, o julgamento dos réus Karlo Bruno Pereira Tavares, 25 anos, e Mary Jane Araújo Santos, 52, acusados de homicídio duplamente qualificado (que tem motivo torpe e recurso que dificultou a defesa da vítima); ocultação de cadáver e aborto provocado. Roberta Dias foi sequestrada e assassinada em Penedo no ano de 2012. Os restos mortais foram encontrados em abril deste ano em Piaçabuçu. Eles serão interrogados pelo juiz Nelson Fernando de Medeiros Martins, no fórum da comarca local.


Grande reviravolta

Essa será a primeira vez que os acusados serão interrogados na condição de réus, desde que o caso sofreu uma grande reviravolta. Há uma grande expectativa pela conclusão desse caso que, inclusive, foi tema de reportagens veiculadas a nível nacional.


Confessou o crime

Os réus Karlo Bruno e Mary Jane foram denunciados após um áudio divulgado em maio de 2020, onde em gravação Karlo Bruno confessa que participou do sequestro da vítima e que a matou asfixiada. A sonara também contém informações sobre o local onde o corpo da jovem havia sido enterrado, entre Feliz Deserto e Piaçabuçu, mesmo local onde a ossada da jovem foi encontrada, nove anos depois.


Combate à tortura

Na última sexta-feira, 7, Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), órgão pertencente ao Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura, encaminhou às autoridades responsáveis de Alagoas o Relatório de Inspeção nas unidades prisionais do estado.
O documento apresenta violações de direitos humanos, como prática de maus tratos, tratamento cruel, desumano, degradante e tortura física e psicológica em todas as sete unidades inspecionadas, entre elas o Presídio do Agreste, localizado em Girau do Ponciano.


Regras de Mandela

A equipe que realizou as visitas entre os dias 15 e 20 de agosto constatou condições em que vivem os detentos no Presídio do Agreste violam as “Regras Mínimas para o Tratamento de Presos”, conhecidas como Regras de Mandela. Além dos detentos, alguns dos policiais penais e trabalhadores do presídio sofrem problemas psicológicos em decorrência do estresse e do alto risco da profissão, de acordo com as informações coletadas, há profissionais que fazem uso de medicamentos para dormir.


Diversas irregularidades

As violações foram percebidas através das entrevistas com os reeducandos e a partir da observação da comissão no ambiente, entre elas estão a redução da disponibilidade de água, sendo oferecida apenas nos momentos das refeições. Segundo os relatos, a cada 1 hora se tem água por 10 minutos. Em algumas celas foram encontrados baldes para armazenamento de água. Nas celas com mais de dez pessoas, nem os baldes são suficientes para o uso, essa situação fere o artigo 18 das Regras de Mandela, que diz que a pessoa presa deve ter acesso a água e artigos de higiene, conforme necessário para sua saúde e limpeza.


Problemas de pele

Além disso, a equipe durante a visita constatou que diversos presos possuíam problemas de pele, que pode ser decorrência da privação de água para higiene pessoal. A disponibilidade de itens de higiene também é um problema no Presídio do Agreste, segundo o relatório, em uma cela, os 13 detentos tinham que dividir um único sabonete; os rolos de papel higiênico disponibilizados são insuficientes para tantas pessoas. (Com Lysanne Ferro).


Mais uma punição

Na terça-feira, 11, o desembargador eleitoral Felini de Oliveira Wanderley determinou que a campanha do candidato Rodrigo Cunha conceda Direito de Resposta ao governador Paulo Dantas, “após mais um ataque calunioso feito nas redes sociais”. Cunha publicou um vídeo em que acusa o governador de compra votos no dia da eleição sem apresentar nenhuma prova. A Justiça Eleitoral decidiu pela imediata remoção do conteúdo e a inclusão de um vídeo de defesa de Paulo dentro das próprias redes do adversário.



Divulgação de Fake News

Uma decisão similar aconteceu um dia antes do primeiro turno, quando Cunha também foi condenado por espalhar mentiras contra o governador. Essa é a oitava vez seguida que o candidato é punido por divulgar Fake News nas eleições de Alagoas. Cunha já perdeu tempo no guia eleitoral de rádio e TV e também teve que postar respostas dentro de suas próprias redes sociais, além de apagar conteúdo considerado ofensivo pela Justiça Eleitoral.


Vagas para voluntários

A Prefeitura de Arapiraca, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, no uso de suas atribuições legais, torna público o Processo de Seleção para preenchimento do quadro reserva de vagas para voluntários alfabetizadores e alfabetizadores tradutores-intérpretes de Libras para atendimento ao Programa Brasil Alfabetizado – PBA.


Inscrições pessoais

O processo de seleção está em conformidade com a Resolução/CD/FNDE nº 05 de 27 de junho de 2022 e com o Decreto nº 10.959 de 8 de fevereiro de 2022, conforme especificações técnicas detalhadas constantes no Edital. As inscrições serão realizadas no período de 11 a 13 de outubro de 2022, no horário das 08:00hs às 17:00hs, exclusivamente no endereço: Complexo Educacional do Município de Arapiraca – Rua Floracy da Silva Barros, 288 – Alto do Cruzeiro – (Antigo IESC).





...
Foi divulgado ontem, a pesquisa da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) mostrou que o governador Paulo Dantas lidera a intenção de votos dos alagoanos para o segundo turno.

...
A pesquisa apontou que Paulo Dantas tem 60,36% das intenções de votos válidos, já Rodrigo Cunha (UB) obteve 39,64% das intenções de votos dos entrevistados.

...
Conforme a pesquisa, foram entrevistadas 1.311 pessoas de 53 municípios, a margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa eleitoral foi realizada durante o período de 5 a 8 de outubro e está registrada sob o protocolo AL-03044/2022 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O nível de confiança é de 97%.