Edmilson Teixeira

O Porco em alta

Edmilson Teixeira 08 de outubro de 2022

Depois de meter uma varada de 4 x 0 na noite desta quinta-feira em São Paulo em cima do Coritiba, o Palmeiras agora está a um passo do título nacional do Brasileirão. Pois bem, se na prática restam oito rodadas para a definição do campeão brasilleiro de 2022, para o time paulista o número de jogos até a conquista do título é menor. Com 12 pontos de vantagem na liderança, o Verdão faz as contas para comemorar antecipadamente o seu 11º título brasileiro.


O Porco em alta II

A matemática é simples: os 12 pontos de vantagem do Palmeiras permitem ao time ser campeão caso vença as próximas quatro partidas (contra Atlético-GO, São Paulo, Avaí e Athletico), independentemente do que acontecer com os rivais.


Decepcionado

Apesar da vitória do Manchester United sobre o Omonia por 3 x 2 na Liga da Europa na última quinta, Cristiano Ronaldo teve motivos para sair de campo descontente consigo mesmo. O craque português tentou, tentou e tentou, mas não foi capaz de balançar a rede, com direito a gol perdido com a meta praticamente escancarada. Resultado: Jornais pelo continente europeu destacaram o desempenho frustrante de CR7.



Triste episódio

A Agência de Prevenção de Violência no Esporte da Argentina afirmou que a grande confusão no jogo de quinta-feira entre Gimnasia e Boca Junior, pelo Campeonato Argentino, teve como elemento central suposta superlotação do estádio Juan Carmelo Zerillo. A agência também destacou o uso de balas de borracha e gás lacrimogêneo para impedir a invasão do local.



Triste episódio II

A agência informou na manhã desta sexta-feira que oito pessoas tiveram ferimentos leves. Há registros de intoxicação, luxações, feridas no couro cabeludo, traumatismo por bala de borracha e ferimentos por pedrada. A Aprevide também confirmou a identidade do torcedor que faleceu: César Regueiro, de 57 anos, torcedor do Gimnasia. Ele sofreu uma parada cardiorrespiratória durante a confusão. Houve a tentativa de ressuscitação no local, sem sucesso.



Planejamento

No início de setembro, o Vasco vendeu 70% de seu futebol para o grupo americano 777 Partners. Com a promessa de um pesado e imediato aporte financeiro, o torcedor voltou a sonhar, após anos sem perspectivas, com um time forte, que volte a disputar títulos da elite. Realidade bem diferente da atual, em que o clube sofre pelo segundo ano seguido, para sair da Série B.



Planejamento II

E quem é o responsável por comandar o projeto que vem enchendo os vascaínos de esperança? Embora o grupo americano seja dono de 70% do Vasco e a 777 tenha toda uma engrenagem global para seus clubes, no Brasil quem está à frente do futebol, com autonomia para tomar decisões, é Paulo Bracks. O advogado de 41 anos, com passagens por América-MG e Inter, foi escolhido após um longo processo de seleção e inúmeras entrevistas para ser o homem forte do futebol no país.



Raposa em alta

O Cruzeiro já com o privilégio de ser campeão brasileiro da Série B 2022, restando ainda sete rodadas, cumpriu seus objetivos esportivos com mais de um mês de antecedência para o fim da temporada. Por isso, o técnico Pezzolano pode focar no planejamento para 2023, observando um pouco mais as peças do elenco. Diante do Ituano, foi a primeira chance de Juan Christian, o 41º utilizado na Série B.



Raposa em alta II

A base titular de Paulo Pezzolano é muito estruturada desde o início da Série B, com uma equipe afirmada, praticamente por inteiro, desde aproximadamente a quinta rodada, quando houve a mudança de esquema para três zagueiros. Mesmo assim, o treinador rodou bastante o grupo, principalmente nas sequências grandes de jogos.



Comparação

O Cruzeiro já colocou em campo mais jogadores nesta Série B do que Grêmio e Vasco, outros gigantes que disputam a competição em 2022. O time carioca já utilizou 40 atletas, e o Tricolor usou 36. Os números são do Leonardo Martins, do Espião Estatístico do ge.



Galo desfalcado

Para a partida válida pela 34ª rodada, na noite deste sábado no interior mineiro contra a Tombense, no CRB estão fora por suspensão o lateral-esquerdo Guilherme Romão, o volante Uillian Correia, além dos atacantes Paulinho Moccelin, Fabinho e Anselmo Ramon. O zagueiro Gilvan voltou a sentir o tornozelo direito na vitória contra a Chape e não viajou. Mesma situação do lateral-direito Raul Preta, com uma lesão no pé esquerdo.



Possibilidade

Dessa forma, a equipe do CRB estará montada com muitas mudanças em relação à formação que entrou em campo no último jogo. Para o lugar de Gilvan, Diego Ivo deve ser o escolhido. Na lateral, Guilherme Lopes está cotado para assumir a vaga de Romão.
Na frente, Emerson Negueba e Gabriel Conceição devem formar a dupla de ataque. Se vencer a Tombense, o time alagoano pode festejar sua permanência na Série B de forma antecipada, visto que passará a somar 46 pontos.