Bartpapo com Geraldo Câmara

DOUTOR TC

Bartpapo com Geraldo Câmara 07 de outubro de 2022

O serviço público, de um modo geral sofre de diversas doenças crônicas adquiridas através dos tempos, seja por ingestão total de pílulas de informação mal digeridas seja por vício constante de drogas inseridas em seu complexo organismo. Desde os primeiros tempos de Brasil, a corrupção, por exemplo, já se fazia presente quando os portugueses queriam obter alguma coisa dos povos indígenas e os presenteavam. Foram os primeiros subornos em território brasileiro. De lá para cá a institucionalização da propina passou a ser umaverdade irrefutável e que é descoberta e discutida diariamente em muitos setores da administração oficial.

O povo brasileiro que assiste aos acontecimentos mais relevantes da malversação do dinheiro público, às vezes atônito, às vezes acostumado cada vez mais ao mal público não sabe muitas vezes como pode ser combatido, como é detectado, como pode chegar a um ponto, não de cura, mas pelo menos de minimização para os cofres oficiais que, finalmente são cheios pelo dinheiro do povo, através dos caros impostos oficiais. É onde entra o papel relevante do Dr. TC, se quiserem saber seu nome completo, Doutor Tribunal de Contas. Dele pouco se sabe. Dele, o povo desconhece seu importante papel de prevenção e até de cura para que os males que acometem o serviço público sejam pelo menos minimizados em sua grandeza. Porque isso acontece? Porque o Dr. TC tem acesso às contas de cada município,m as contas dos estados e as contas do governo federal em todas as suas instituições. O Dr. TC tem a possibilidade de descobrir os mal feitos, de ir fundo nas questões contábeis, de saber quando algo está sendo cometido por maldade criminosa ou por absoluta ignorância dos gestores.

O Dr. TC é um órgão de fiscalização das ações dos outros órgãos públicos, mas que não tem a característica punitiva. Quando algo de errado aparece ele até ajuda a remediar, mas quando não há solução ele envia para o Ministério Público que, aí sim, tem o caráter punitivo levando o caso a esferas até de condenação.

O Dr. TC, como age também preventivamente tem uma escola. Uma Escola de Contas ocupada por técnicos especializados e que dão cursos, palestras, congressos, conferências aos gestores de todos os tipos. A intenção é evitar que a doença do erro fiscal se espalhe pelo corpo daquele órgão por falta de conhecimento. Errar é humano? É. Mas insistir no erro ou não querer aprender as regras do acerto, isto sim é terrível. A Escola de Contas é como o SUS da administração pública. Todos os gestores têm direito as suas consultas, as suas aulas, as suas diretrizes para o bom caminho administrativo.

Interessante observar que, como todos os atos públicos passam pela fiscalização do Dr. TC, muitas das ações de julgamento conhecidas do povo brasileiro começaram com um Dr.TC que fiscalizou, descobriu e enviou seu parecer para as instâncias dos Ministérios Públicos. E aí, fica a pergunta: Por que a sociedade brasileira desconhece esse papel tão relevante? Porque a sociedade acha que os TCs são inócuos, que são cabides de emprego e que não fazem nada? Simplesmente porque o trabalho é silencioso, é reservado, é apenas cumpridor das tarefas que lhe são inerentes pela própria Constituição Brasileira. Mas de um profundo e importante princípio onde o trabalho auditorial é a mola propulsora de muitos municípios que, na maior parte das vezes omitem o importante trabalho do Dr. TC para a sua saúde fiscal.

Enfim, acho que os Doutores TCs de todo o Brasil precisam difundir mais e cada vez mais as suas atividades, os seus objetivos e estarem mais perto do povo que passe a considerá-los como verdadeiros baluartes de uma meta: A saúde dos órgãos públicos brasileiros. Gradativamente a meta vai sendo alcançada, mas só o conhecimento total de suas teses e de seu trabalho vai engrandecer os Doutores TCs de todo o país.



FOTONOTAS



RAFAEL BRITO – O cidadão em foco, é persistente, sabe o que quer, busca seus caminhos e os encontra. Quando entra em uma missão se entrega de corpo e alma com a certeza de que chega lá. Assim foi como secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo onde inovou na pasta criativamente e fez o estado crescer no setor; assim foi como secretário de Educação onde deu aula de performance e de entendimento de como a educação é importante para o país e, agora, eleito que foi deputado federal, sem dúvida alguma não faltará às perspectivas dos seus quase 60 mil eleitores e que devem estar na expectativa de um mandato absolutamente frutífero. Rafael é gente como a gente, amigo de seus amigos e, sem dúvida tem um longo caminho a percorrer.



FRANKLIN BARROS
– Em matéria de trabalho é ele que eu vejo logo cedo no Tribunal de Contas. Diretor de Gabinete da Presidência, uma alma boa e religiosa, este cara é digno de ter as melhores amizades já que consegue cativar a tantos quantos o conhecem um pouco mais de perto. Nossos papos incluem trabalho e vida, de um modo geral e nos fazem começar o dia de labuta sempre com algo mais. O que nos soma e muito. Franklin tem um trabalho árduo num dia a dia bastante agitado, mas que não consegue tirar-lhe a paciência e o bom humor sempre tratando a todos com fidalguia e interesse. Em trabalho é sempre bom o afinamento com os colegas e Franklin provoca isto com a maior eficiência. E com o coração aberto.



PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


O que você não puder assinar com consciência não assine com a mão.





ALERTAS DO DIA


*
Alerta! Já estamos em plena campanha do segundo turno e aqui em Alagoas, para presidente e para governador. Sem dúvida que se trata de outra eleição com todos os requisitos de disputa, o que esperamos aconteça dentro da maior paz. A democracia é linda porque ela faz com que os candidatos eleitos o sejam por absoluta vontade do povo. Um povo que precisa estar cada vez mais atualizado com os problemas do estado e do país para saber exatamente o que pode e o que deve reivindicar de um futuro governante. Então, o alerta é no sentido de que não se compre gato por lebre, que não tenhamos dúvidas e que tentemos acertar da melhor maneira possível.

*
O outro alerta é não se permitir a famosa compra de votos, a barganha que não leva a nada, mas pode levar a grave punição policial. Por outro lado, de que adianta vender seu voto, normalmente a preço de banana para passar fome depois com a eleição de um cidadão que já mostra ser desonesto ao tentar comprar sua consciência? Existem compras e compras. A pequena que atinge diretamente o eleitor e a grande que são as negociações de vulto entre os altos interessados na eleição de A ou de B. Em todos os dois casos o peso é o mesmo. O ataque ao direito democrático é exatamente o mesmo. Não importa o valor nem o tamanho da compra, a consciência já fica afetada.

*
Outro alerta importante é para as ameaças que determinados empregados ou funcionários sofrem por parte de seus patrões que os ameaçam com demissão se não votarem nos candidatos de suas preferências. Esta semana mesmo houve o caso de uma empresária e “influencer” alagoana que, através de um vídeo – além de tudo é burra – coagia seus funcionários da pior maneira possível. Pois fujam dessa gente. Não se deixem ameaçar ou amedrontar. Enfrentem ou até finjam que aceitam para não perderem seus empregos, mas fiquem bem alertas porque gente deste calibre não merece sua preocupação e nem sua convivência.


*
A renovação nos parlamentos federais e estaduais foi bastante acentuada numa demonstração de que muitos dos ocupantes devem ter decepcionado seus eleitores e muitos dos candidatos tornaram-se alvos de esperança para o povo sofrido que precisa tanto de reformas, de leis objetivas e práticas e de parlamentares que realmente se preocupem com suas bases e não com o fortalecimento dos seus próprios cofres. Após o segundo turno, mas alguns já começando teremos três meses para que os novos conheçam os regimentos, tenham suas conversas, montem suas trincheiras de luta e ao assumirem de fato e de direito estejam preparados para tentar tirar o país do caos que realmente existe.



POR AÍ AFORA

#
As eleições brasileiras tiveram votantes em várias partes do mundo e em número bastante maior do que em outras votações. Não sei se o fato se deve ao grande interesse que a radicalização tem conseguido, inclusive lá fora, ou se o espírito de civismo fez renascer o prazer de votar. O fato é que a coisa aconteceu e em alguns lugares as filas foram bastante grandes fazendo com que os horários de votação avançassem acima do normal. Em Miami, maior reduto eleitoral fora do país todos os números foram acima dos compilados em anos anteriores. Pesquisas dirão o porque no futuro.

#
Estive esta semana com um amigo brasileiro que reside na Alemanha há muitos anos e ele me relatou o clima de instabilidade que está ocorrendo naquele avançado país, por conta da guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Algo do tipo inflação de dois dígitos, impensável em tempos normais, apavoramento do povo que fica a se lembrar da Segunda Guerra Mundial e tenta afastar uma ideia terrível como esta, modificação no modo das pessoas se tratarem e de estarem principalmente em público. E muito mais, já que uma guerra tão próxima fisicamente acaba por mudar toda uma conceituação de vida de um povo.

#
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) incorporaram a Ucrânia na candidatura para o Mundial2030. As duas federações comunicaram a sua intenção à UEFA, que imediatamente expressou o seu total apoio, frisaram os organismos liderados por Fernando Gomes e Luis Rubiales. “Esta proposta visa contribuir através do poder do futebol para a recuperação de um país em fase de reconstrução”, diz a Federação Portuguesa de Futebol, que considera que “o exemplo de tenacidade e resiliência dado pelo povo ucraniano é inspirador”.Grande iniciativa porque o esporte é de grande importância para o entendimento dos povos.



ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399