Roberto Baia

Estão fora

Roberto Baia 07 de outubro de 2022
Estão fora
Deputado federal Severino Pessoa (MDB) - Foto: Assessoria

O resultado do primeiro turno das eleições em Alagoas trouxe algumas surpresas de novos nomes e saídas de nomes experientes da política. No Congresso Nacional, das nove vagas, quatro foram reconduzidos a Brasília por mais quatro anos. Saem nomes como Tereza Nelma (PSD), com atuação ativa em Arapiraca com Pestalozzi e Hospital de Amor, e Severino Pessoa (MDB), também Arapiraquense que não conquistou o seu segundo mandato.


Novos nomes
Estreantes na política eleitoral, Rafael Brito (MDB), o tio Rafa, ex-secretário de Educação de Alagoas, e Daniel Barbosa, filho do prefeito de Arapiraca, têm a missão de representar suas pautas como educação e o Agreste no Congresso. Além deles, o ex-secretário de Segurança Pública, Alfredo Gaspar (União Brasil) foi o segundo mais votado, recebendo 102.039 votos.
O delegado Fábio Costa, vereador por Maceió, deixa a Câmara dos Vereadores para ser Deputado Federal.


Deputados reeleitos

Os deputados reeleitos, Arthur Lira (PP), Marx Beltrão (PP), Isnaldo Bulhões Jr. (MDB) e Paulão (PT), têm agora mais quatro anos para atuarem em prol do estado.
Para a professora universitária e cientista política Luciana Santana, o resultado de renovações já era esperado, principalmente pelo empenho que o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, que foi o mais votado em Alagoas, teve para eleger seus correligionários. Contudo, ainda é preciso esperar para ver como se dará a avaliação. (Com Lysanne Ferro).


Eleição do ASA

Nesta sexta-feira, 7, acontece a eleição da Agremiação Sportiva de Arapiraca para a escolha da direção do ASA para o biênio 2022/2023. Além da diretoria executiva, também serão escolhidos os componentes do Conselho Deliberativo. O empresário Rogério Siqueira colocou seu nome à disposição para a presidência executiva do clube, o que movimentou ainda mais o pleito.


Não vai concorrer

De acordo com informações, o atual presidente, Higor Rafaell, preferiu não concorrer e deverá seguir como conselheiro do clube. A chapa, presidida por Rogério, chegou a convidá-lo para compor a mesma, entretanto, ele não aceitou o convite para participar.


Operação em Penedo

Na manhã de ontem, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos pela Polícia Federal (PF) em Penedo e Ilha das Flores, cidades localizadas na região do Baixo São Francisco. O prejuízo ocasionado pelo esquema é de chega a R$ 1,1 milhão.

Mandados expedidos

O objetivo da operação é combater fraude nos benefícios de pessoas aposentada. A operação contou com o apoio do Núcleo Regional da Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista de Sergipe e os mandados foram expedidos pela 9ª Vara da Justiça Federal de Sergipe.


Pessoas fictícias

De acordo com a investigação, um homem estava se apresentando como representante de pessoas fictícias e requerendo o pagamento de valores retroativos. Os envolvidos irão responder por diversos crimes, como falsificação de documentos, uso de documento falso e estelionato majorado.


Outubro Rosa

Anualmente, o mês de outubro recebe o laço rosa, em alerta sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama. A mobilização também tem o objetivo de disseminar dados preventivos e ressaltar a importância de olhar com atenção para a saúde, além de lutar por direitos como o atendimento médico e o suporte emocional, garantindo um tratamento de qualidade.


Ações integradas

Com esse objetivo, a Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, deu início ontem, à programação do Outubro Rosa, que este ano contará com ações integradas com outras secretarias.
Nesta manhã, uma equipe técnica composta por profissionais de saúde de Arapiraca percorreu o Centro Administrativo Municipal, conversando com a população sobre a importância da prevenção e acolhimento as mulheres que estão em tratamento.





...
Dois suspeitos de assalto foram presos por guarnições da Polícia Militar, O caso aconteceu ontem, no Largo Dom Fernando Gomes, em Arapiraca.


...
De acordo com informações, a dupla havia acabado de assaltar estudantes em frente à Escola Aurino Maciel. Os assaltantes estavam em uma moto e cruzaram com uma viatura, momento em que começou a perseguição.

...
Ainda de acordo com a polícia, os suspeitos colidiram com motocicletas estacionadas, próximo à Concatedral. Um deles sofreu escoriações e foi detido. O outro conseguiu escapar, entrando em uma van, se passando por passageiro, mas também foi detido em seguida.