Roberto Baia

Segundo turno

Roberto Baia 06 de outubro de 2022
Segundo turno
Governador Paulo Dantas - Foto: Assessoria

Na terça-feira, 4, o governador Paulo Dantas (MDB) retornou a campanha para o segundo turno das eleições, que ocorre no próximo dia 30. Nesta nova etapa Dantas contará, em sua base de campanha, com o apoio de nove gestores municipais. No primeiro turno, dos 102 municípios alagoanos, Paulo tinha o apoio de 66 prefeitos. Agora, para o segundo turno, este número aumentou para 75.


Novos apoiadores

Vale ressaltar que dos nove gestores sete estavam com Rui Palmeia (PSD) no primeiro turno, são eles: Adriano Barros - prefeito de Joaquim Gomes, Leandro Silva - prefeito de Junqueiro, Erivaldo Mandu - prefeito de Mata Grande, Lívia Carla - prefeita da Barra de Santo Antônio, Klinger Quirino - prefeito de São Brás, Cícero Cardoso - prefeito de Pindoba, e Marcos Silva -prefeito de Messias.
Os outros dois gestores apoiaram Fernando Collor no primeiro turno, são eles: Josias Aprígio - de Minador do Negrão, e Arthur Freitas - de Santana do Mundaú.


Falta de pagamento

Na terça-feira, um grupo de trabalhadores que atuou na campanha eleitoral do candidato a governador de Alagoas Rodrigo Cunha (UB) fizeram uma manifestação na Avenida Almirante Álvaro Calheiros, na Jatiúca, em Maceió, em frente ao comitê de campanha do candidato.
De acordo com os manifestantes, o motivo do protesto é pela falta de pagamento que deveria ter sido realizado na última sexta, 30, o que não aconteceu.


Justificou o atraso

Ainda de acordo com os trabalhadores, a equipe do candidato alegou um problema no banco para justificar o atraso, mas os manifestantes questionam o fato.
Em frente ao comitê, eles gritavam palavras e diziam que o candidato "não pagou ninguém". "Eu queria que ele [Cunha] chegasse aqui para eu conversar com ele", disse um dos trabalhadores.
Outro problema relatado pelos manifestantes é que eles teriam sido informados que só vão receber metade do valor acordado pelo trabalho.


Tentou se explicar

Em nota à imprensa, a empresa LS Promoções, contratante de parte dos trabalhadores que atuam na campanha do candidato Rodrigo Cunha (União), explicou que todos os compromissos financeiros assumidos com estes colaboradores já foram, estão sendo ou serão honrados integralmente. ” E mais: não existe nenhum "calote" da candidatura de Rodrigo Cunha, como tentam, maldosamente, disseminar na mídia e nas redes sociais”.


Aprovado por unanimidade

A Câmara Municipal de Arapiraca aprovou por unanimidade, durante sessão ordinária realizada na terça-feira, 4, o rateio dos precatórios do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para servidores da educação do município.


Sanção do prefeito

O Projeto de Lei nº 19/2022 foi elaborado por uma comissão formada pela Secretaria Municipal de Educação, Procuradoria-Geral do Município, Secretaria Municipal de Fazenda e Sinteal/Agreste e encaminhado à Câmara. Após a apreciação dos vereadores, o PL passa para sanção do prefeito Luciano Barbosa e, em seguida, para homologação e autorização da Justiça para o pagamento.


Pagamento dos precatórios

Segundo o presidente do Legislativo Municipal, Thiago ML, o pagamento dos precatórios vinha sendo aguardado com grande expectativa pelos trabalhadores da Educação. “É um direito muito esperado pelos professores que trabalharam dos anos 1997 e 2006, uma dívida reconhecida desde 2017 pela Justiça. O pagamento e sua destinação à Educação foi imposto pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a luta da categoria para que esse dia chegasse foi intensa e hoje, é sem dúvida, um grande marco para eles”, disse o parlamentar.

Grave acidente

Na noite de terça-feira, 4, aconteceu um grave acidente em um trecho da rodovia AL 115, nas proximidades do Conjunto Brivaldo Medeiros, zona rural do município de Palmeira dos Índios. O acidente envolveu uma ambulância e caminhão e resultou na morte da enfermeira da Unidade de Pronto Atendimento Janaina Cristina Mendonça, 42 anos, e uma paciente identificada como Maria Vicente da Silva, 88 anos. Além das vítimas fatais, outras duas pessoas ficaram feridas.


Caiu no banheiro

Segundo familiares, a idosa Maria Vicente estava sendo levada para o hospital porque havia sofrido uma queda no banheiro de casa. Após se machucar na queda, a vítima foi levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Palmeira dos Índios.
A ambulância de Palmeira dos Índios estava transferindo a idosa para o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, quando a batida foi registrada. O Corpo de Bombeiros foi acionado e retirou as vítimas das ferragens. A técnica em enfermagem morreu no local, assim como a paciente.


Estão internados

De acordo com informações, o motorista da ambulância Geraldo Feitosa de 65 anos, e a acompanhante, que se chama Maria Quitéria da Silva, 52, foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e bombeiros para a Unidade de Emergência do Agreste (UEA). O estado de saúde da Maria Quitéria é grave e o motorista Geraldo Fernandes fraturou o fêmur direito. Permanece internado e acompanhado pela filha.




...
Com o apoio técnico da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT), a implantação de um centro de abastecimento de veículos elétricos e híbridos está próxima de acontecer na segunda maior cidade de Alagoas.

...
A proposta parte de uma parceria público privada entre Via G, AP Solar e prefeitura, através da SMTT Arapiraca.

...
O projeto de energia sustentável ganhou o apoio da superintendência pelo incentivo à utilização de energia limpa, protegendo o meio ambiente.