Edmilson Teixeira

Travado

Edmilson Teixeira 01 de outubro de 2022

Desta vez, nem São Januário nem a torcida que lotou o estádio na última quinta, foram suficientes para o Vasco vencer, liquidar um adversário direto e ganhar uma gordura na Série B. Mais do que frustrar, o empate por 1 a 1 contra o Londrina fez os vascaínos temerem que seu maior pesadelo se torne, novamente, realidade. Receio que afete a arquibancada, mas também dentro de campo. Embora os discursos sejam de total confiança no acesso, foi nítido que o nervosismo contagiou a equipe e atrapalhou em momentos chaves da partida.


Travado II

O Vasco entra na reta final da Série B em seu momento mais turbulento na competição e com uma enorme dificuldade em pontuar. Esbarra em suas limitações como grupo, depende excessivamente do talento de Andrey e parece estar perdendo a força mental que talvez tenha sido seu maior pilar em casa ao longo da campanha. Errar em demasia. Ofensivamente e defensivamente. Individualmente e coletivamente.


Reviravolta

Sensação do Fluminense, vice-líder do Campeonato Brasileiro, André tem apenas 21 anos. Quase metade da sua idade foi vestindo a armadura tricolor do clube, onde está desde 2013. Mas essa relação de longa data, que completará uma década em 2023, quase foi por água abaixo na subida da base para o profissional. Sem espaço, foi considerado fora dos planos e quase acabou emprestado para jogar a Série B por Botafogo e CRB.


Reviravolta II

Mas uma grave lesão de Hudson na época brecou sua saída. André foi reincorporado ao elenco para suprir a vaga, começou a se firmar no time no segundo semestre, após a saída do técnico Roger Machado, e terminou o ano eleito a revelação do Brasileirão. E neste sábado, contra o Atlético-MG no Mineirão, às 15h, o volante que antes era carta fora do baralho vai completar a marca de 100 jogos pelo clube.



Corda bamba

O Flamengo de futebol consistente e que nos próximos 30 dias pode fazer história com a consolidação de uma das gerações mais vitoriosas do clube curiosamente também luta para evitar uma marca negativa. É verdade, acredite. Se não vencer o Bragantino, neste sábado, às 19h, no Maracanã, o time iguala a seca de vitórias que não vive desde 2015 no Brasileiro.



Corda bamba II

Para fugir de tal jejum, o técnico do Fla, Dorival Júnior, terá à disposição o retorno de sete atletas, dentre eles três titulares absolutos e outros três que foram contratados com pompa e circunstância. Pedro, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Vidal, Everton Cebolinha, Marinho e Varela. Pulgar, também desfalque na data Fifa, voltou com entorse no tornozelo esquerdo e é dúvida.


Sal grosso na jogada

Jogar em casa, ao lado da torcida, no Mineirão, há muito pouco tempo atrás era um trunfo importante para o Atlético/MG. O time teve a melhor campanha como mandante no ano passado, com apenas uma derrota em casa, mas vive agora um jejum que incomoda e preocupa. São seis jogos sem vitórias no Mineirão, o mesmo número da pior sequência do Galo na era dos pontos corridos, que foi em 2005, ano do rebaixamento. Neste sábado, a partir das 15h, recebe o Fluminense.


Adeus Série B

Náutico chega a 99,7% de risco de queda e pode ter rebaixamento matemático em duas rodadas. Na lanterna com apenas 27 pontos, o Timbu precisa vencer todos os seus jogos para alcançar a marca de 45, considerada a mais segura para a permanência na Série B. Na última terça, sofreu de virada uma derrota para o rival, Sport que venceu por 2 x 1, e no jogo anterior, sofreu uma derrota por 3 x 1, também de virada, atuando no Recife contra o Sampaio. A Terceira Divisão te espera Timbu!


Visitantes

A Série B do Brasileirão já sabe quem serão seus novos candidatos para a temporada de 2023. ABC, Vitória/BA, Botafogo/SP e Mirassol/SP. O Mirassol, por sinal, vai disputar a final com o ABC. A equipe venceu o Aparecidense por 2x0 e garantiu a liderança do grupo, com 12 pontos conquistados: três vitórias e três empates. O adversário, por sua vez, terminou em terceiro, com sete pontos.


Situação delicada

Para o confronto da noite deste sábado contra o Ituano em São Paulo, o técnico do CRB, Daniel Paulista agrega uma preocupação para essa reta final do Brasileiro. É que o CRB tem 14 pendurados. São 13 jogadores, além do próprio treinador com dois cartões amarelos. A lista extensa tem: Anselmo Ramon, Claudinei, Diego Ivo, Emerson Negueba, Fabinho, Guilherme Romão, Iago Mendonça, Jalysson, Juninho Valoura, Paulinho Moccelin, Raul Prata, Uillian Correia e Yago; mais o técnico.



Reforçada

Por outro lado, o CRB não tem ninguém suspenso para o duelo contra o Ituano, às 18h30, fora de casa, pela 32ª rodada do Brasileiro. Vale ressaltar que, de acordo com artigo 12 do regulamento da Série B, o número de cartões é um dos critérios de desempate. Visando atingir os 45 pontos o mais rápido possível, o clube que tem 40 atualmente, precisa da vitória, que seria apenas o seu quinto triunfo longe de Maceió.



Despachado

O Operário/PR anunciou que o atacante Paulo Sérgio, aquele que passou pelo CSA, não faz mais parte do elenco para a reta final da Série B. A rescisão do contrato aconteceu na tarde desta quinta-feira. Artilheiro do Fantasma na temporada, com 10 gols em 36 jogos, o centroavante estava sem espaço com o técnico Matheus Costa. O atleta de 33 anos, por exemplo, chegou a ser afastado após a estreia do treinador.