Bartpapo com Geraldo Câmara

DIA DE DOMINGO

Bartpapo com Geraldo Câmara 30 de setembro de 2022

Mas não é um domingo qualquer. Antigamente os homens vestiam seus melhores ternos, as mulheres seus vestidos preferidos e algumas até usavam chapéus só para irem votar, um direito que, aliás, elas custaram a conquistar. Hoje, não importa o traje, mas até de bermudas se vai porque os costumes mudaram e o mais importante é votar. Hão os que pensam que se trata de um domingo festivo, cheio de bandeiras nas ruas, mas é muito, muito mais que isso. Talvez o mais importante dos dias que, de dois em dois anos, nos dão a oportunidade de nos mostrarmos presentes no futuro do país, elegendo nossos representantes, não só nos executivos, mas também nos legislativos federal e estaduais.

Até aí tudo bem. Tem quem não vá e justifique a ausência pagando a “assustadora” multa de três reais e fica isso por isso mesmo. Há quem defenda o voto espontâneo sem a obrigatoriedade que a lei nos impõe. Seria até possível se já estivéssemos devidamente convencidos do exercício pleno da democracia, convencidos de que somos nós os responsáveis por colocar esta ou aquela pessoa no poder. Se já pudéssemos avaliar nossas próprias atitudes convencidos que fossemos de que conhecemos as regras democráticas e os principais pontos da constituição. Mas nada disso acontece. Somos um povo que pensamos ser politizados mas ainda não o somos. Talvez aprendizes. Ainda não sabemos respeitar pontos de vista; ainda nos permitimos radicalizações absolutamente contrárias ao exercício pleno da democracia.

Bons tempos chegarão em que as ideologias serão colocadas nas mesas de negociações ou de exposições e o povo poderá opinar, debater, aceitar ou não, mas não se meter em brigas inúteis, em discussões que sejam absolutamente pessoais e não propositivas. Uma das facetas ruins da eleição que vamos viver no próximo domingo, sem dúvida é a baixaria – desculpem, mas não vejo outro termo – que vem sendo usada e que infelizmente vem sendo crescente, com ameaças entre eleitores, com dissensões entre membros da mesma família que, ao defenderem suas teses políticas o fazem em sentido de briga, de mordacidade, de maldade mesmo. Um grande perigo democrático.

Bem, gente, o domingo de eleições está aí, Mais quarenta e oito horas e conheceremos os resultados que farão parte do povo, feliz por eles ou não. O que gostaríamos de ver é que, com eleição definida em primeiro turno ou não, que o debate continuasse e vai continuar em alguns estados ou nacionalmente, mas que o povo parasse e refletisse sobre consequências de alguns atos que podem ser fatais ou vitais para a continuação de suas vidas. As pessoas que têm nível de controle e de observação devem estar entendendo o nosso ponto de vista e a elas peço que tentem transmitir aos mais radicais que atitudes impensadas podem levar a tragédias e outras coisas mais com enormes prejuízos familiares, sobretudo os morais.

Cheguemos hoje à conclusão de que a mesa está posta. Os principais ingredientes foram colocados nos pratos a serem servidos. As propostas dos candidatos já são conhecidas. Ou não. Se não, procure conhecer a do seu, ou dos seus. Veja quem ele é. Analise seu passado. Entenda sua capacidade de lidar com o poder. E se já esteve no poder, melhor ainda. Será muito mais importante conhecer o perfil do candidato do que de seu partido. Porque o partido nem sempre define o candidato ou vice-versa.

Na verdade, o artigo de hoje é um desabafo de quem já viveu uma dezena de eleições diretas e viu os efeitos das indiretas ou das ditatoriais. Um desabafo que também é da esperança de um dia ver o nosso povo politizado, sabendo o que quer e por onde quer. Só com o exercício pleno dos seus direitos isso acontecerá. Não se deixe influenciar neste domingo. Pense. Certo ou errado, pense. E se dê ao direito de votar em quem você quer. Não em quem lhe pedem ou lhe mandam.

Bom domingo!




FOTONOTAS


OTÁVIO PRAXEDES – Dizem os mais próximos que o Desembargador Otávio Praxedes que hoje ocupa o importante cargo de Presidente do Tribunal Regional Eleitoral é uma pessoa absolutamente do bem e que veste a camisa do povo, principalmente quando se trata de eleições. Sabemos que sua competência não foi conquistada atoa, mas através de muito estudo e muita dedicação ao seu mister desde os tempos em que era juiz. Nas eleições deste ano, no controle de toda e qualquer situação, sem dúvida que sua lisura haverá de prevalecer, sobretudo com a dignidade do magistrado que sói acontecer com os que sabem exercer funções públicas com absoluta isenção, com imparcialidade e com justiça. É por isto que todos esperam que as eleições em Alagoas tenham a normalidade com o selo deste bom desembargador.




EDÉCIO GALINO
– Ele não é só um excelente cardiologista, sobretudo em hemodinâmica. Ele é uma das melhores almas que conheci. Eu o chamo de “anjo da guarda” desde 2014 quando entrei em seu consultório para pegar um atestado para minha mulher e ele me perguntou porque estava cansado, deu a volta, me auscultou, me mandou fazer uns exames e dias depois estava por suas mãos colocando um ’stent’ salvador. Há uns dias atrás ele me fez um cateterismo e, graças a Deus, não precisei de nada porque aquele coração do qual ele cuida vai bem obrigado. Edécio deixou de ser apenas meu médico salvador para ser meu amigo há muitos anos. Porque o “gente” que aflora dele é muito maior, é muito mais e tenho certeza de que não estou sozinho porque o batalhão de admiradores dele é muito grande. Obrigado, amigo!





PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


O exercício do voto está entre uma das maiores responsabilidades do cidadão. Não é brincadeira, não é feriado. É o futuro em nossas mãos.




ALERTAS DO DIA


*
Gente, como foi morno e sem sal o debate promovido, ultima terça-feira pela TV Gazeta, aqui em nosso estado! Candidatos sem proposta e os que ainda tinham eram obrigados a responder mesmices porque as perguntas o eram também. Candidatos com experiência de administrações, mas que deveriam estar frustrados com o nível baixo das perguntas, das réplicas e tréplicas daquela noite. Sinceramente, a não ser como casos como o meu, que por força da profissão de jornalista os conheço, fica difícil para o público comum escolher em função do debate. Não sei se a velha fórmula já está desgastada e talvez com ideias novas na produção de debates a coisa mude. Alerta!


*
Fora dos estúdios de TV, assim mesmo acontecendo, a baixaria corre solta. É lamentável como os candidatos misturam assuntos familiares, pessoais de todo o jeito, com o que deveria ser tratado durante uma campanha eleitoral. O que é que o povo tem a ver com uma briga de pai e filho, com acusações de ex-mulheres sobre pensões e disputas de bens? Nada, mas tudo é misturado com a intenção de que alguém se dê bem nessa disputa que teria que ser absolutamente institucional. Mas não é e a roupa suja é lavada na sala da gente, seja pelo guia, seja pelos debates e até mesmo pelos jornais. São campanhas absolutamente idiotas e sem compromisso.


*
Essa questão de pesquisas eleitorais precisa ser vista de olhos abertos por toda a sociedade. Primeiro é preciso saber distinguir uma pesquisa de uma enquete. A pesquisa tem metodologia e é registrada nos tribunais eleitorais, sendo portanto, oficial. As enquetes, muito exploradas nas redes sociais são feitas sem nenhum tipo de critério consultando aleatoriamente o público da internet e sem nenhum tipo de credibilidade. Isto, sem dúvida alguma leva o maníaco por internet a tirar conclusões precipitadas e errôneas. Sem dúvida alguma, as pesquisas oficiais precisam ser acreditadas, sim. São passíveis de uma margem de erro divulgada e absolutamente aceitável. Portanto, eleitor, não entre naquela de votar em quem está na frente porque nem sempre está.


*
Outro alerta importantíssimo neste domingo de eleição é a abordagem nas ruas por gente querendo impor ou comprar votos, principalmente do eleitor menos esclarecido. Venda de voto é proibida e se constitui em crime, tanto para quem vende quanto para quem compra. Por outro lado, com tudo que se vê e se ouve na televisão, não estamos mais em tempo de acreditar em contos de fada. O melhor é se informar acerca de seus candidatos, fazer a cola, levar para a votação e fazer tudo como manda o figurino. Não esquecer de levar o título que tanto pode ser o impresso como o novo digital. E no mais, torcer para que tudo corra com normalidade até o próximo domingo.



POR AÍ AFORA



#
Essa questão climática tem sido um grande problema mundial e que se não for trabalhado como tem que ser vamos ter grandes dificuldades. Não pensem que as chegadas de grandes furacões são isoladas ou não têm a ver com a mão do homem. Claro que sim. Agora mesmo o furacão que abalou a Flórida e que chegou a um grau enorme poderia, em outros tempos ter uma intensidade menor, mas em função dos estragos em terra foi se mostrando gigantesco. Eu próprio, que tenho uma filha e dois netos com suas famílias morando na Flórida só sosseguei quando minha filha disse que antes de Orlando ele já estava bem menor.


#
Já se diz a boca pequena, ou grande, que o presidente russo tem usado muito a palavra para assustar os outros países, principalmente os que estão sob a égide da Otan no que diz respeito a possibilidade ou a ameaça de uma guerra nuclear. Todos duvidam que Putin tenha a coragem de apertar o botão vermelho que sinalizaria essa barbaridade. Claro que fazer com que todos saibam que ela, a guerra nuclear pode existir é uma hipótese de estratégia do próprio presidente russo. Mas na verdade tratar-se-ia de uma atitude tão extrema que o futuro da terra como planeta ficaria bastante comprometido.


#
Aqui como lá e estamos falando de Portugal a corrupção está presente. As diligências feitas sobre o Gabinete terão visado o secretário-geral, David Xavier, que é suspeito de corrupção e de outros crimes, nomeadamente a violação de regras de contratação pública a empresas privadas, de bens e serviços para o Governo. De acordo com a CNN Portugal, David Xavier é suspeito de obter benefícios pessoais, através de subornos, na aquisição para o Estado de sistemas informáticos a uma determinada empresa do norte do país, em ajustes diretos. Pelo jeito a coisa se estende mundo afora e já está virando moda. Que pena!




ATÉ A PRÓXIMA

Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399