Roberto Baia

Protesto de jornalista

Roberto Baia 29 de setembro de 2022
Protesto de jornalista
Candidato ao governo Fernando Collor (PTB) - Foto: Divulgação

Na noite de terça-feira, 27, diversos profissionais de comunicação que amargam há mais de dois anos de espera para receber os direitos trabalhistas, da empresa de comunicação Sistema Arnon de Melo, realizaram um protesto na frente do prédio da TV Gazeta Alagoas, onde estava ocorrendo o debate dos candidatos ao governo de Alagoas.
Os manifestantes estavam em posse de cartazes e proferindo palavras de ordem chamando o candidato ao governo Fernando Collor (PTB), de caloteiro.


Ficou solidário

O protesto dos jornalistas convocado pelo Sindicado dos Jornalistas de Alagoas, ainda chegou a ser citado durante o debate, quando o também candidato professor Cícero Albuquerque (PSOL) se solidarizou com os jornalistas que fizeram a manifestação na porta da emissora de TV.



Greve legal

Os jornalistas foram demitidos devido a uma greve legal, ocorrida em julho de 2019, realizada contra a redução do piso salarial em 40% em Alagoas. Após as demissões, nenhuma das indenizações foram pagas e outros direitos trabalhistas continuam a ser violados.


Decisão judicial

O juiz Caio de Melo Evangelista, da Comarca de Porto Real do Colégio, determinou que os municípios de Porto Real do Colégio, São Brás e Olho D’Água Grande publiquem, até janeiro de 2023, editais para realização de concurso público. Os cronogramas completos dos certames devem ser apresentados em até 60 dias, após a intimação da decisão.



Sem contratações

As Prefeituras também foram proibidas de realizarem novas contratações temporárias, direta ou indiretamente, salvo os casos de contratação por tempo determinado para atender à necessidade temporária de excepcional interesse público. O magistrado Caio Evangelista também estabeleceu multa no valor de R$ 2.000 mil por dia de atraso para cada uma das determinações descumpridas, sem prejuízo de outras medidas que se mostrarem necessárias.



Concurso público

“A contratação para os quadros funcionais da Administração Pública deve ser realizada por meio de concurso público, no qual seja assegurado a necessária impessoalidade, igualdade e a fixação de critérios objetivos para escolha do candidato mais qualificado para o cargo, o que contribui para o aperfeiçoamento da atividade administrativa. Não se olvida também que a não realização de concurso, viola outros princípios, dentre eles o da legalidade, além de observar a forma normativa do texto constitucional”, frisou o juiz Caio Evangelista.



"Maratona de Cirurgias"

Nesta quinta-feira, 29 e sexta-feira, 30, a "Maratona de Cirurgias", ação promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), promove um mutirão de triagens em Arapiraca. De acordo com informações da assessoria, a triagem é direcionada para pacientes que precisam fazer cirurgias oftalmológicas, de catarata ou pterígio; cirurgias ginecológicas de mioma, períneo e prolapso uterino; e ainda cirurgias gerais de hérnias, tumores moles e vesícula, que serão marcadas posteriormente.




Precisa dos exames

"A maratona de cirurgias tem como objetivo atender a demanda que ficou reprimida durante a pandemia, quando as cirurgias eletivas foram adiadas", afirma o assessor de comunicação da Sesau, Tony Medeiros. Ele explica que os pacientes que irão passar pela triagem precisam levar dos documentos pessoais e também os exames médicos.



Oportunidade em Arapiraca

O Senac Alagoas está ofertando 426 vagas em Arapiraca e Maceió em cursos gratuitos por meio do Programa Senac de Gratuidade (PSG), destinado a pessoas de baixa renda – cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.



Inscrições presenciais

Os cursos serão realizados de forma presencial e por meio da Educação Flexível (aulas on-line e presenciais). As inscrições serão realizadas de forma presencial, na Unidade Poço – Maceió, a partir do dia 29 de setembro, em horários divulgados no edital. Em Arapiraca, as inscrições devem ser realizadas na nova Unidade do Senac, localizada na Rua Marinete Francisca Nunes, s/n, Brasiliana.






...
A Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) divulgou, ontem, o resultado da última pesquisa de intenção de votos realizada pelo órgão.


...
De acordo com a pesquisa, Paulo Dantas (MDB) segue na frente, com 38,7% das intenções de voto, Rodrigo Cunha (UB), com 17,7%, Collor (PTB), 14,6%, e Rui Palmeira (PSD), com 8,9%. Cícero Albuquerque (PSOL) teve 1,3%. 5,9% responderam que votariam em branco ou nulo. Outros 12,5% figuram como indecisos ou não souberam responder.


...
A pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 26 de setembro e entrevistou 1.311 alagoanos. A pesquisa está registrada sob o número AL-00393/2022. A margem de erro é estimada é de três pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 97,0%.