Roberto Baia

De aliados a inimigos

Roberto Baia 28 de setembro de 2022
De aliados a inimigos
Deputada estadual Ângela Garrote (PP) - Foto: Divulgação


A deputada estadual Ângela Garrote (PP) e o prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (MDB) estão fazendo jus da frase: de aliados a inimigos. Ambos estão travando diversos embates judiciais, troca de farpas e acusações. Vale ressaltar que a briga entre os dois tem uma motivação bem clara: a esposa do gestor que é candidata a deputada estadual e possui o mesmo reduto eleitoral de Ângela Garrote.

O último embate entre Cezar e Ângela Garrote envolve um vídeo publicado nas redes sociais do prefeito de Palmeira dos Índios, em que o gestor acusa a deputada de ter utilizado a mídia e divulgado fake news sobre ele.



Direito de resposta

De acordo com informações, após tomar conhecimento do vídeo Ângela Garrote entrou na justiça e o prefeito está sendo obrigado a conceder direito de resposta à parlamentar, sob pena de pagamento de R$ 50 mil em multa diária.

A deputada gravou um vídeo para direito de resposta rebatendo as acusações do gestor. Mas o prefeito não atendeu a determinação judicial e até o momento não publicou. Além disso, ele tornou a conta no Instragram privada.



Não publicou

A deputada disse que acessou as redes sociais e procurou o vídeo enviado para direito de resposta, mas para sua surpresa o gestor não publicou. "Fomos verificar a rede social do prefeito Júlio Cezar, e pra nossa surpresa, detectamos que ele mudou o status de sua conta, tornando-a privada, provavelmente com o intuito de não permitir que uns maiores números de pessoas vejam o vexame a que ele está submetido (por conta dele mesmo), numa nítida demonstração de tentar burlar a ordem judicial", relatou Ângela Garrote.



Sem recursos

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o prefeito de Junqueiro, Leandro Silva (PTB), afirmou que as declarações do candidato ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha (UB), em que diz que como senador, destinou recursos para todo o Estado é mentirosa. De acordo com o gestor, Cunha não enviou um centavo nos últimos anos, para o município.



Não ajudou

“Infelizmente, tem candidato que fica usando de mentiras para poder tentar enganar o povo. Rodrigo Cunha diz em suas propagandas que trabalhou por toda Alagoas e eu quero dizer a você, Rodrigo, que isso é uma mentira, pois eu sou prefeito de Junqueiro e aqui, na minha gestão, você nunca destinou nenhum centavo para saúde e infraestrutura”, falou o prefeito.



Fake news

Ainda no vídeo, o executivo disse que senador nunca se empenhou em encampar um programa habitacional que contemplasse os municípios. O prefeito pediu para que o candidato parasse de espalhar o que chama de ‘fake news’.

“Aliás, como você se diz arapiraquense, quero te fazer umas perguntas: quando você foi à feira livre de Arapiraca, quando você visitou o comércio de Arapiraca, quando você visitou a casa material Nossa Senhora de Fátima, onde você nasceu, quanto de recurso, durante o seu mandato de senador, você destinou para casa maternal Nossa Senhora de Fátima?”, questionou Leandro Silva finalizando pedindo para o senador tirar Junqueiro, da sua lista de mentiras.



Eleições 2022

Na segunda-feira, 26, o Tribunal de Justiça de Alagoas (TRE-AL) autorizou o envio de tropas federais para o 1º turno das eleições em mais cinco cidades do interior de Alagoas. As tropas vão atuar nos municípios de São Sebastião, Campo Alegre, Junqueiro, Teotônio Vilela e Matriz de Camaragibe.

O pedido de envio de tropas foi formulado pelo deputado federal Arthur Lira (PP), que justificou a necessidade de reforço para garantia da normalidade e segurança nas eleições do dia 2 de outubro.



Clima acirrado

O Pleno do TRE-AL já havia aprovado o envio das tropas às cidades de Pilar e Satuba. No pedido, Arthur Lira informou que em São Sebastião, Junqueiro, Teotônio Vilela e Campo Alegre, o clima político tem se acirrado de forma insustentável.



Novos coletes

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT Arapiraca) está firmando parceria com a iniciativa privada para que os mototaxistas cadastrados na autarquia recebam, de graça, os novos coletes de identificação para circulação nas ruas da cidade.
A parceria tem como objetivo colaborar para que os profissionais, sem custo, possam ser facilmente identificados pelos usuários do sistema.



Trabalho com segurança

“Já alinhamos com as empresas parceiras da SMTT Arapiraca para a confecção dos coletes. O importante é que os novos coletes serão entregues de graça para os profissionais exercerem os trabalhos com segurança para eles e para o público que utiliza o serviço”, garantiu Josenildo Souza, superintendente da SMTT.





...
A Prefeitura de Arapiraca, através das secretarias de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Social, vai ampliar a compra de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar, que serão destinados a quem mais precisa.


...
Os recursos são provenientes da Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva, ligada ao Ministério da Cidadania, e disponíveis para os municípios participantes na modalidade “Compra com Doação Simultânea”, com prazo de execução de doze meses a partir de sua pactuação.


...
O Secretário de Desenvolvimento Rural, Hibernon, explicou que o município buscou formas de avançar na captação de recursos para a Agricultura Familiar junto ao Ministério da Cidadania, e que conseguirá atender diversos produtores locais de frutas, hortaliças, macaxeira, doces, dentre outros itens.