Roberto Baia

Luto no ASA

Roberto Baia 27 de setembro de 2022
Luto no ASA
Ex-presidente do ASA de Arapiraca Bertino Mendonça de Lima - Foto: Divulgação

Faleceu na manhã de ontem, o ex-presidente do ASA de Arapiraca Bertino Mendonça de Lima, aos 94 anos de idade. Ele estava internado no Hospital de Emergência do Agreste desde o último sábado, 24.
De acordo com a filha dele, Helen Lucy, seu Bertino estava no sofá e caiu. “Estamos ainda sem acreditar e comovidos pela morte do meu pai, que se foi no dia do meu aniversário. Mas, a vida é isto. Ele descansou”, lamentou a filha.



Sempre presente


A torcida alvinegra está em luto. Mesmo com a idade avançada, Bertino sempre fazia questão de estar presente na vida do clube e participava ativamente dos eventos do ASA e de qualquer reunião na cidade que fosse tratar das questões do Alvinegro. Além de ter presidido a equipe arapiraquense, ele foi dirigente e diretor do time e comerciante.



Raízes de Arapiraca


Em março de 2018, seu Bertino Mendonça participou do projeto Raízes de Arapiraca, de concepção do deputado estadual Ricardo Nezinho, que resgata a memória de personalidades arapiraquenses. Em pouco mais de uma hora de documentário, seu Bertino falou de sua vida, sua trajetória e o amor pelo ASA de Arapiraca e foi intitulado como "Coração Alvinegro".



Dantas na liderança


O governador Paulo Dantas (MDB), continua na liderança nas intenções de votos dos alagoanos. Nessa reta final, de acordo com a pesquisa do Instituto Ibrape, em parceria com o Portal Cada Minuto, Dantas lidera com 38% seguido por Rodrigo Cunha (UB) com 24%, Collor (PTB) com 13% e Rui Palmeira (PSD) com 9%. Outros 9% estavam indecisos e 7% votariam em branco ou nulo.



Pesquisa registrada


A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 24 deste mês e foram ouvidas 1.992 pessoas. A pesquisa está registrada sob os números AL-06500/2022 e BR-08369/2022. O nível de confiança estimado é de 95%, com margem de erro de 2,2% para mais ou para menos.



Crime eleitoral


A Promotoria da 47ª Zona Eleitoral está apurando denúncias de troca de votos por terrenos, na cidade de Campo Alegre. O crime eleitoral seria para beneficiar o candidato a deputado estadual Cícero Valentim (Republicanos).

De acordo com o promotor eleitoral Andreson Chaves, os eleitores estavam recebendo a promessa de receber terrenos caso Cícero Valentim conseguisse uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas.




Contrato em branco


"Os eleitores recebiam uma espécie de caderno, com o nome deles escrito na capa, e no interior havia tipo um contrato em branco. Com isso, os eleitores acabam vinculando o voto à expectativa de receber um terreno após o resultado da eleição. Por hora, os dados colhidos já demonstram ilícito eleitoral", explicou o promotor eleitoral.




Denúncia anônima


O promotor também explicou que o caso foi descoberto após denúncia anônima. Com apoio da Guarda Municipal da cidade a promotoria conseguiu um caderno. Na capa do caderno está escrito: "Escritura Particular de Imóvel", e dentro dele há santinhos de Cicero Valentim e uma propaganda de uma empresa imobiliária.


Está foragido


Na noite de domingo, 25, um homem identificado como Ulisses Neto Silva de Sena, de 45 anos, foi assassinado a tiros no bairro São José, em Santana do Ipanema. De acordo com informações, o autor do crime é um homem conhecido como "Pabinho" e está sendo procurado pela polícia, que realizou rondas após o assassinato mas não conseguiu encontrá-lo.



Defendeu a esposa


Ainda de acordo com informações de familiares, a pessoa que seria morta pelo homem era a companheira de Ulisses. No entanto, a vítima se colocou na frente da companheira e acabou sendo baleado. Ele foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros para um hospital da região, mas faleceu na unidade de saúde.






...
A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) informou que desde o domingo, 25, o Sistema Coletivo da Bacia Leiteira está operando com 50% de sua capacidade normal de produção de água.


...
De acordo com a empresa, técnicos estão averiguando os equipamentos eletromecânicos para um diagnóstico da situação e tomando as medidas adequadas para o restabelecimento normal do funcionamento do sistema.


...
Enquanto isso, o abastecimento para as 18 cidades atendidas por esse sistema segue de forma reduzida. São elas: Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira, Olho D’água das Flores, Jacaré dos Homens, Batalha e Major Izidoro.