Roberto Baia

Alvo dos robôs

Roberto Baia 21 de setembro de 2022
Alvo dos robôs
Senador Rodrigo Cunha (União-AL) - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado/Arquivo

O candidato ao Governo de Alagoas, Rui Palmeira (PSD), denunciou esta semana ataques a sua candidatura por parte de perfis fakes e robôs na Internet. Segundo sua assessoria jurídica, foi identificado que estes perfis estariam sendo utilizados para criticar Rui e sair em defesa do candidato Rodrigo Cunha (UB). A ação já vinha acontecendo desde o início da campanha e se intensificou nos últimos dias, tendo em vista a proximidade do pleito.

Sem apelação

O ex-prefeito de Maceió criticou a estratégia adotada pelo adversário. “Estamos em uma disputa acirrada e, a cada dia que passa, isso fica mais nítido. Mas minha história e meu trabalho falam mais alto. Não preciso apelar para chegar ao governo de Alagoas, e o povo, sobretudo, sabe disso. A orquestra, diga-se de passagem desafinada, de Rodrigo Cunha, utiliza de perfis falsos para espalhar ódio e fake news nas redes sociais e noticiários em defesa do senador que, por Alagoas, pouco fez”, finalizou.

Dantas na liderança

O governador Paulo Dantas (MDB) subiu seis pontos e está na liderança isolada da disputa para o governo de Alagoas, de acordo com a nova pesquisa do IPEC, divulgada na segunda-feira, 19, pela TV Gazeta. Dantas saltou de 24% para 30% em comparação com o levantamento anterior. Faltando menos de duas semanas para a votação, todos os institutos apontam a vitória de Paulo – que também vence em todos os cenários para o segundo turno.
A pesquisa foi realizada entre os dias 16 e 18 de setembro de 2022, de forma presencial. Foram entrevistados 800 votantes em 35 municípios alagoanos.

Indefinição do eleitor

A pesquisa também mostrou indefinição do eleitor no segundo lugar já que o senador Rodrigo Cunha (UB) perdeu um ponto e caiu para 20%. Mesma intenção de votos do senador Fernando Collor (PTB) que cresceu três pontos agora na reta final. Eles estão tecnicamente empatados. O ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, por sua vez, perdeu quatro pontos indo de 15% para 11%.

Mesmo percentual

Os candidatos Luciano Almeida (PRTB) e Professor Cicero Albuquerque (PSOL), ambos mencionados por 1% dos alagoanos, mantiveram o mesmo percentual registrado na rodada anterior. Já o Bombeiro Luciano Fontes (PMB), que havia sido mencionado por 1% dos eleitores no primeiro levantamento não chegou agora a 1%. Votam em branco ou nulo 7% (eram 9%) e totalizam 10% os que estão indecisos (eram 12%).
A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas sob o protocolo No AL- 01435/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo No BR-08860/2022.

Seguem em recuperação

A diretoria da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), através da sua assessoria de imprensa e o Departamento Médico (DM), informou na noite de segunda-feira, 19, o atual quadro de saúde dos atletas Júnior Viçosa (atacante), Lázaro e o volante Fidélis.
Como é do conhecimento de todos, esses referidos jogadores passaram por cirurgia e seguem em recuperação.

Avaliação diariamente

De acordo com a nota, o atleta Junior Viçosa passou por procedimento cirúrgico para reconstrução do Ligamento Cruzado Anterior (LCA), Ligamento Colateral Lateral (LCL) e sutura meniscal. Viçosa iniciou a fisioterapia na última semana e tem realizado tratamento pós-cirúrgico para controle do edema e analgesia. Com relação ao tempo de retorno, o atleta vem sendo avaliado diariamente e a sua volta será determinada pelo Departamento Médico.

Achado de cadáver

Na manhã de ontem, um cadáver com perfurações na região do pescoço foi encontrado na estrada que dá acesso ao bairro Guaxinim, em Cacimbinhas, interior de Alagoas.
De acordo com informações, uma guarnição do 10° Batalhão de Polícia Militar foi informada por populares sobre o corpo e constatou o achado de cadáver ao chegar no local.

Arma do crime

Segundo o relatório da Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL), um objeto cortante parece ter sido utilizado para matar a vítima, que foi identificada como Bruno Belisário Alves, de 21 anos.
Equipes dos institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) foram acionadas para a perícia e recolhimento do corpo do jovem.

Penedo

A Prefeitura de Penedo e a LOG Estratégia, empresa contratada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur) estão trabalhando na elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS).
O trabalho conjunto reuniu representantes da LOG com a gestão do Gabinete Civil do Prefeito e das Secretarias Municipais de Turismo, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Cultura.

Plano de Desenvolvimento

Com o auxílio de Jair Galvão (Setur), Pedro Soares (Sedecin), Aliny Costa e Marcos Muniz (Semclej), Martha Mártyres (Gapre) e Messias Santos (Seinfra), a consultora da LOG Estratégia, Lívia Catão, coletou as primeiras informações para o PDITS. O Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável é focado nos 26 municípios localizados nas regiões turísticas Cânions do São Francisco, Costa dos Corais e Lagoas, Mares e Rios do Sul – onde Penedo está inserida.


... O atleta palmeirense Kelps Lima venceu três categorias do campeonato brasileiro de fisiculturismo realizado na cidade de Guarulhos em São Paulo no último dia 10 de setembro.


... Kelps venceu na categoria até 90 quilos onde concorreu com 12 atletas, na categoria por altura de um metro e setenta a um metro e setenta e cinco, vencendo três atletas e também trouxe um título inédito para Alagoas, o Overall nacional.


... “Fizemos história não só para minha cidade, mas para Alagoas. Esse título é de todos vocês que me ajudaram a chegar até aqui e vamos continuar a jornada porque o próximo agora é o mundial. Tô muito feliz, a ficha ainda não caiu” disse o atleta.