Sérgio Toledo

DIA DO ORTOPEDISTA.

Sérgio Toledo 20 de setembro de 2022



Hoje 19 de setembro é comemorado o dia do ortopedista. É a data de fundação da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), em 1935. Os fundadores foram: Luiz Manoel de Rezende Puech, Barros Lima e Achilles de Araujo. Puech foi o seu primeiro presidente.

Conheci pessoalmente o Professor Barros Lima, quando estudante e frequentava o serviço de ortopedia do Hospital Santo Amaro em Recife que era dirigido pelo Professor Bruno Maia.

Professor Antônio Bruno da Silva Maia, através do mesmo parabenizo todos os colegas e amigos da Ortopedia e Traumatologia.

Professor Bruno Maia que foi meu mentor em Recife, tendo sem me conhecer, dado a mão para que eu pudesse aprender a ortopedia mais a fundo, conseguindo a minha “residência médica” junto ao Professor Manlio Nápoli, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Professor Manlio Marco Nápoli que em novembro de 2021 completou 100 anos de existência, lúcido, esbanjando toda a sua competência a qual fez desfilar por toda a sua passagem pelo HC da FMUSP. Obrigado também a esse grande especialista em pé e tornozelo que também, sem me conhecer, estendeu a mão e me orientou.

Tenho grandes amigos na ortopedia local e nacional.

Márcio Passini Gonçalves de Souza que me apresentou ao Isaac Murachovsk. Duas figuras impares da nossa ortopedia moderna. Isaac já se foi tendo deixado uma lacuna enorme para o Márcio e por extensão para mim.

No HC FMUSP, Arnaldo Amado, Plauto, José Barbosa, João Gilberto Carazzato, Itiro Suzuky, Antônio Egídio, Marco Amatuzzi e tantos outros.

Em Recife além do Professor Bruno Maia, Juracy Nunes, Alexandre Arraes, Romeu Krause, Otávio Borba, Oyama Arruda e meu amigo da Ciências Médicas de Pernambuco hoje UPE, Wilson Carneiro da Silva.