Edmilson Teixeira

Bicho papão

Edmilson Teixeira 16 de setembro de 2022

O Flamengo carimbou o passaporte para a final da Copa do Brasil nesta quarta-feira, após vencer o São Paulo por 1 a 0, no Maracanã. Com a vaga, o Rubro-Negro se tornou a terceira equipe a chegar às finais da Copa do Brasil e da Libertadores no mesmo ano - feito havia sido alcançado por Grêmio, em 1995, e Palmeiras, em 2020.


Gaúcho


O primeiro time a jogar as duas finais foi o Grêmio, em 1995. O Tricolor gaúcho conquistou a Libertadores na decisão contra o Atlético Nacional, da Colômbia, com um placar agregado de 4 a 2. No entanto, o time não obteve o mesmo sucesso na Copa do Brasil, uma vez que perdeu os dois jogos para o Corinthians na decisão.


Paulista


A segunda equipe que chegou às duas finais no mesmo ano foi o Palmeiras, em 2020 - as decisões foram disputadas em 2021, em razão da pandemia. A equipe treinada por Abel Ferreira conseguiu um feito inédito: ser campeão da Copa do Brasil e da Libertadores na mesma temporada. No torneio nacional, venceu o Grêmio. Na decisão da América, foi campeão em cima do rival Santos, em jogo único no Maracanã.


Copa 2022

A 66 dias do início da Copa do Mundo de 2022, diversas seleções lançaram nesta quinta-feira os uniformes que utilizarão no Catar entre novembro e dezembro deste ano. A atual campeã mundial França foi uma das equipes que teve os equipamentos revelados por sua fornecedora de material esportivo e manteve a linha clássica: a camisa principal é basicamente toda em um tom azul escuro, enquanto a reserva é branca com desenhos sombreados.


Copa 2022 II


Outras equipes que têm a Nike como fabricante também tiveram seus uniformes revelados nesta quinta, como Inglaterra, Holanda e Estados Unidos. Os ingleses terão uma primeira camisa majoritariamente branca, mas com um detalhe em azul claro na região dos ombros. E o uniforme reserva será vermelho, com detalhes em azul.


Galo alagoano


O CRB não vai mudar muito para o jogo de sábado contra o Cruzeiro, às 20h30, no Rei Pelé. Mesmo com a frustração em razão do empate no clássico com o CSA, o técnico Daniel Paulista achou uma base no returno e fez poucas mexidas de uma partida para outra. Ele não conta com o meia Rafael Longuine, suspenso, e deve optar por Bruninho. Na zaga, há uma disputa entre Wellington Carvalho, que volta de suspensão, e Diego Ivo.


Descartado


O técnico Roberto Fernandes ainda não deve contar com Gabriel neste sábado pela manhã no jogo do CSA contra a Chapecoense. Recuperado da lesão no tornozelo direito, o meia já treina com o grupo, mas ainda faz um trabalho de aprimoramento da parte física. Durante a semana, Gabriel alternou entre trabalhos com bola e atividades físicas individuais. Ele não atua desde o jogo contra o Vasco, no dia 18 de agosto. Desfalcou o CSA nos duelos com o Operário-PR, Náutico, Novorizontino e CRB


Situação


A vitória do Guarani contra o Operário-PR, na terça-feira, fez o CSA cair para o 16º lugar na classificação da Série B. Apenas uma posição acima do Z-4, o time azulino terá um confronto direto contra a Chapecoense, neste sábado, na Arena Condá. Para o goleiro Marcelo Carné, as posições das equipes aumentam a pressão na reta final do campeonato.


Situação delicada


Embora seja o quinto melhor visitante da Série B do Campeonato Brasileiro, o Bahia tem sofrido quando entra em campo fora de casa. O time comandado por Enderson Moreira ainda não venceu jogos longe de Salvador no segundo turno da competição nacional: foram quatro derrotas, inclusive a última contra o Sport por 1 x 0 esta semana, e dois empates até agora. O time volta a jogar no outro sábado em Salvador contra o Operário.


Encontro


Neste domingo na cidade de Capela/AL, cronistas esportivos alagoanos, sobretudo que integram a ACEA, vão participar do Iº Seminário da Imprensa Esportiva de Alagoas promovido pela entidade. O evento focará assuntos de grande importância atual para a categoria que lida na comunicação moderna do mundo do futebol. “Será um encontro marcante, pois a gente projeta reunir cerca de 50 cronistas, visto que a nossa programação está pra lá de arretada” comentou o presidente da ACEA, Ronaldo da Paz.

Encontro II

Vão fazer parte da mesa como palestrantes, o senador Rafael Tenório, empresário e ex-presidente do CSA que abordará sobre a “Relação do Clube-Empresa com a Mídia. O jornalista e comentarista Wyderlan Araújo destacará o tema: “A adaptação da crônica-esportiva aos novos meios de comunicação”, e por fim, o radialista Marlon Araújo falará sobre A Nova Linguagem do Comentário Esportivo.


Viagem


Com apoio da Federação Alagoana de Futebol, a ACEA vai disponibilizar um ônibus gratuitamente saindo de Maceió às 07h30 minutos da porta do Rei Pelé, onde o participante receberá uma camisa sobre o evento. O Seminário conta também com o apoio da Câmara de Vereadores de Capela, que cedeu seu auditório para a realização do evento, além do jornal A Notícia, do empresário Wellington de Sena e do radialista Raimundo Jorge e sua esposa, dona Verônica, que vão recepcionar todos os participantes com um grande almoço em sua residência.