Bartpapo com Geraldo Câmara

“OH QUE SAUDADES QUE EU TENHO”…

Bartpapo com Geraldo Câmara 16 de setembro de 2022

...da aurora da minha vida. Da minha infância querida que os anos não trazem mais. Que amor, que sonhos, que flores naquelas tardes fagueiras à sombra das bananeiras, debaixo dos laranjais”. Os versos de Casimiro de Abreu são simbólicos, mas o seu enunciado mostra que realmente a infância de outrora “os anos não trazem mais”. E o que é pior, vai se tornando antológica, na medida que esteja onde estiver a infância de hoje perdeu a inocência, a mesma que Casimiro citava quando dizia “Como são belos os dias do despertar da existência, respira a alma inocência como perfumes a flor”. Porque, na verdade, a infância de hoje perdeu a poesia e, ou vive na rotina de ouro e couro ou é largada nas ruas vivendo do resto que a sociedade ainda lhe dá.


Uma arma na mão, a droga na outra, a infância abandonada de nosso país está sendo injustiçada por quem não faz nada ou muito pouco por ela. E a imensidão de lama a que submetem as nossas crianças é tão grande que a grandiosa “Criança Esperança” é apenas uma gota d’água, um alerta para a sociedade, um quase nada em meio a um quase tudo que os órgãos governamentais precisam fazer. Cuidar da educação deste povo, claro que sim. Mas cuidar, antes da escola, bem antes, da nutrição desta população que por sua vez precisa nutrir nossas crianças. Não se dá educação onde existe fome. E não me queiram dizer que alguns programinhas assistenciais resolvem o problema porque não é verdade. Verdade será no dia em que alguém escancarar que somos um país com sérios problemas envolvendo nossos filhos e que é preciso começar a entender que futuro se faz com planejamento de muitas coisas, mas basicamente é preciso começar onde tudo começa que é com nossas crianças.


Claro que tudo passa por uma série de circunstâncias que envolvem o adulto, como a falta de empregabilidade, falta de instrução devida, além de atitudes drásticas que precisam ser tomadas em relação aos governos paralelos que se instalam em morros e grotas e de onde sai a grande parte do crime nas grandes cidades. Claro que existem muitas exceções, com muita gente boa habitando esses lugares, mas é preciso investir pesado, não na segurança bruta, mas na segurança real que traga benefícios a quem é do bem e exclua quem é do mal para uma ressocialização verdadeira e não para a que se sabe existir na maior parte dos presídios brasileiros.


E aí, sim. Paralelamente, a tomada pelo estado da boa parte da educação infantil, principalmente a infantil porque cria a noção de responsabilidade, de civilidade, de amor pela pátria e pela família. Parece retórica, mas não é. “Lembro do meu tempo de criança”, da minha escola, dos hinos pátrios, da bandeira, de tantas coisas boas que vieram desde cedo criando em mim a formação do cidadão que hoje eu sou. Lembro de minha primeira professora que anos depois viria a se tornar minha comadre batizando meu primeiro filho. Porque o amor era construído desde a infância. Os valores eram vividos desde os primeiros tempos, mas como o tempo não volta é melhor mesmo tentar remediar o mal que os anos causaram à sociedade brasileira.


Haverão de dizer alguns leitores que estou sendo lúdico demais. Não acho. E não acho porque na vida nada se constrói sem amor. Por outro lado, a modernização do estado, o progresso físico, as grandes obras, os enormes projetos, tudo isso é de suma importância para o desenvolvimento humano. Mas, se as nossas crianças, se o futuro do país em termos de gente não for devidamente trabalhado de pouco terá adiantado o progresso alcançado em pedra e cal.


O homem, a mulher, o ser humano, estes são os motivos para o progresso. No entanto, sem eles, sem sua formação nada se consegue. É um círculo, uma roda que não para de girar e que à medida em que relaxa de seu principal componente, o ser humano, tende a perder força e um dia até parar.


Que todos os que se preocupam com nossas crianças, desde o aleitamento, formação educacional, de caráter, de civilidade continuem nessa trilha porque são elas, exatamente elas, e sem retórica, o futuro deste país.





FOTONOTAS

HUGO WANDERLEY – Hugo Wanderley já carrega no sobrenome o peso da responsabilidade passada por seu pai, o amigo do coração dos alagoanos, médico José Wanderley. Sua vocação política também herdada e vocacionada o levou a prefeito de Cacimbinhas e ultimamente a presidente da AMA – Associação dos Municípios Alagoanos onde vem desenvolvendo um belíssimo trabalho de união de todos os prefeitos do estado de Alagoas. Usando sua simpatia pessoal e obviamente sua competência e vocação, Hugo vem levando a cabo a missão deixando o rastro de trabalhos bem executados e capazes de mudarem muitas mentalidades dentre os prefeitos e vereadores de Alagoas. É de jovens responsáveis como ele que o país precisa.


TADEU GIULIANNI – Tchê gaúcho bom de conversa e de papo ainda que sem chimarrão. Pense num cara simpático que está sempre querendo fotografar o que vê pela frente, até ele mesmo quando passa despercebido em um espelho. O gaúcho Tadeu é uma figura ímpar, um profissional de respeito que veio de seu Rio Grande para essas plagas nordestinas e por aqui ficou com sua arte e sua maneira profissional de se fazer respeitar como gente que ele é. Tadeu é uma dessas pessoas confiáveis e que, quando você menos espera está num papo formidável, cativante mesmo. Como homem da fotografia espalhou sua arte pelos quatro cantos do mundo e, principalmente a imagem linda das Alagoas. Conhecer Tadeu é se alegrar o tempo todo.


PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Quem é fiel por convicção não precisa jurar fidelidade sob pena de acharem que jurou em falso.


ALERTAS DO DIA



*
Alerta do bem! O artista conhecido como Rock Sued, há algum tempo sofreu um acidente que o privou de um dos membros inferiores. A mídia se juntou, os cantores e artistas também e no próximo dia 25 de setembro no Oráculo vão fazer uma grande festa em seu benefício,sob o nome de “Rock Sued Big Jam” com artistas incríveis como Alan Bastos, Anderson Banda, Lay Brandão, Clandestine, Tassio, Natacha Areta, Michael, De Melo, Fábio Lins, Bruno Hintan, Henrique Gama, Leo L 100, Antony Leahy, Jimmy Jhosefe, Morna Araujo, Neno Rock, Fernanda Guimarães e muitos outros. Os ingressos vão ter o preço de 20 reais e o evento começará a partir das 14 horas. Prestigie e ajude Rock Sued a se refazer do trauma e voltar a nos alegrar. Serviço: 991444320



*
As emissoras de televisão têm que tomar muito cuidado nessa época de eleições para não cometerem infrações, às vezes até descabidamente, sem que tenham noção do que está sendo feito. Os assessores de candidatos estão de olho atento para descobrirem se as emissoras estão criando armadilhas para candidatos que não lhes interesse, se estão beneficiando este ou aquele em detrimento de outros e por aí vai. Está certa a justiça eleitoral na medida em que está defendendo a isonomia no direito de cada candidato, portanto, emissoras de TV e rádio, alerta e olho aberto!



*
Da mesma maneira o eleitor precisa ficar alerta e atento para as pesquisas que são divulgadas hoje em redes sociais, sem nenhum formato definido, sem nenhuma autorização da Justiça Eleitoral e, portanto, passíveis de descrédito. Não confundir, por exemplo enquete com pesquisa. Uma não tem nada a ver com a outra e o fato é que a verdadeira tem que ser registrada no TRE, mostrar como foi feita, onde e com que tipo de pesquisado. É muito comum a exploração de “resultados”, principalmente os que atingem os menos informados.



*
Sinceramente, fiquei profundamente impressionado com o discurso feito pelo Ministro Humberto Martins do STJ, diante do público que lotou as dependências do auditório do Tribunal de Contas de Alagoas durante o 30o aniversário da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil. Ele tem uma maneira de falar que lhe é peculiar e que, gradativamente, vai criando emoções e aumentando este poder que emana dele próprio e acaba por transmitir a toda a plateia. Um assunto árido que, através de uma palavra inteligente acaba por ser engrandecido e interessado para gregos e troianos. Amigo Humberto, parabéns! Onde houver discurso me avise. Estarei alerta!


POR AÍ AFORA



#
Nos idos de 1970 eu estava na alta direção de uma cervejaria na Bahia, a então famosa “Chopp 70”, anos depois vendida para a Antártica; a Ciquine era a mais moderna fábrica da América Latina. A convite, fomos conhecer a fábrica da sua mãe, cerveja Guiness na Irlanda e ficamos surpreendidos em como a cidade de Dublin vivia em função daquela cervejaria que é a maior atração turística da cidade. Para quem tem a oportunidade de conhecer cervejarias outras por aqui não tem a menor ideia do que é ingressar naquele mundo fantástico visitado por centenas de pessoas diariamente e com excursões vendidas a cerca de 100 euros por pessoa.


#
Impressionante, mas absolutamente esperada a repercussão mundial, a comoção mesmo, com a morte da Rainha Elizabeth que ocupava o trono do Reino Unido há 73 anos. O mundo inteiro reverencia sua memória, o que mostra que ainda não estamos tão insensíveis como alguns querem crer. O que agora queremos saber é até que ponto o novo Rei Charles III vai dar continuidade ao carisma da coroa construído em todos esses anos por sua mãe rainha. Não será fácil, até porque Charles não é unanimidade na Inglaterra, por conta talvez da hoje chamada de Rainha Consorte. O tradicionalismo britânico ainda vale e vamos ver como o novo rei vai enfrentá-lo.


#
Quatorze dias de velório, caixão fechado, portanto sem nenhuma visão e lá se vai a rainha Elizabeth ainda provocando a chegada de multidões por onde passa o seu féretro. Acho que foi a construção de uma vida feita por aquela que ainda jovem subiu ao trono até a mulher de personalidade que se tornou através dos anos. Ainda aproveitando o comentário anterior, acho que a Grã Bretanha vai passar por vários períodos de contra a monarquia, com movimentos significativos durante o reinado de Charles III, movimentos esses que não aconteciam muito devido ao respeito por Elizabeth.


ATÉ A PRÓXIMA



Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto; NET CLARO, canais 18 e 518; BRISANETE, canal 14; VIVO, canal 519. Das 9 às 10h da manhã. Assista e inscreva-se também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399