Roberto Baia

Retrocesso em Traipu

Roberto Baia 13 de setembro de 2022
Retrocesso em Traipu
Prefeito de Traipu, Lucas Santos - Foto: Divulgação

O prefeito de Traipu, Lucas Santos, está cometendo um verdadeiro retrocesso na educação municipal da cidade. O caso é referente a escolha dos diretores e coordenadores das escolas municipais que eram eleitos através de eleição, sob a votação de professores, pais e alunos. Agora o gestor quer definir os gestores por indicação.

Projeto de Lei

Segundo Carlos Jorge, representante do Sinteal em Traipu, o prefeito enviou para a Câmara de Vereadores, em caráter de urgência, a votação de um Projeto de Lei que acaba com a chamada 'Gestão Democrática', da cidade. "É um ato antidemocrático, uma lei para acabar com outra lei existente em Traipu", reclamou Carlos Jorge.

Pesquisa suspensa

Foi suspensa por determinação do desembargador eleitoral Felini de Oliveira, a divulgação da pesquisa do instituto DataSensus, prevista para ontem. Os números trariam a intenções de votos dos alagoanos no cenário da disputa ao governo e ao Senado Federal. A decisão do Tribunal Eleitoral Alagoas (TRE/AL), aconteceu no domingo, 11.

De acordo com a Justiça Eleitoral, o material que deveria ser emitido com os números do Governo Estadual e Senado, apontou vícios formais e materiais na pesquisa, haja vista ter sido realizada sem observância de requisitos previstos por uma Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Multa diária

“Determino a suspensão da divulgação da Pesquisa Eleitoral registrada no sistema PesqEle da Justiça Eleitoral sob número AL - 03256/2022, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000, sem prejuízo de demais cominações legais incidentes diante de eventual inobservância à Ordem Judicial”, diz um trecho da decisão.

Ação “antidemocrática”

Em nota, o Instituto DataSensus descreveu a ação como “antidemocrática”. "A coligação questiona que o instituto ouve 5 mil pessoas, essa mesma coligação deveria entender que pesquisa não é censo, deveria saber também que esse é o maior número de entrevistas feitas pelos institutos que estão realizando pesquisas em Alagoas" diz um trecho da nota.

Foi condenado

Nove anos após o assassinato de Maria Aparecida Silva, assassinada a facadas na frente dos filhos em Arapiraca, o Tribunal do Júri da 8ª Vara Criminal condenou o esposo dela, José Roberto Correira da Silva, pelo crime. O juiz Helestron Silva da Costa fixou a pena em 13 anos e 10 meses de prisão, em regime inicial fechado. O réu, no entanto, poderá recorrer em liberdade.

Decisão

"Enquanto esfaqueava a vítima, José Roberto chegou a ser segurado por seu filho com debilidade mental, resistindo e dando seguimento à agressão. Os filhos do casal sofreram, além da perda prematura da mãe, o trauma de que sua morte foi provocada pelo próprio pai em ambiente familiar", afirmou o magistrado, em sua decisão.

O júri popular aconteceu na última sexta-feira (09), no Fórum de Arapiraca. A decisão só foi divulgada para a imprensa ontem.

Relembre o caso

Maria Aparecida foi assassinada a facadas no dia 7 de agosto de 2013, após levar o marido, para ser internado para tratar dependência de álcool. Ao retornar para casa José Roberto desferiu quatro facadas em diferentes regiões do corpo da vítima, conforme laudo cadavérico feito pelo IML e juntado no processo.

O crime aconteceu na presença dos filhos do casal, entre eles uma menina que tinha 12 anos na época.

Campanha prorrogada

Saúde pública é coisa séria. A vacinação contra a poliomielite em Arapiraca ultrapassou os 80% de cobertura e está a poucos passos de atingir a meta de 2022. Sendo assim, a campanha de imunização foi prorrogada e segue até o dia 30 de setembro. Além da vacina contra a pólio, também está rolando campanha de multivacinação.
A aplicação das doses ocorrerá em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no horário de atendimento das salas de vacinação, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

Imunização

A ação tem o objetivo de reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem em Arapiraca, além de aumentar a cobertura vacinal para todas as vacinas recomendadas pelo Plano Nacional de Imunização e atualizar as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes.

Público-Alvo

Para Poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de 5 anos de idade. As crianças menores de 1 ano receberão a dose que estiver em atraso ou a vacina prevista na rotina.
Já as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias devem receber uma dose extra da vacina pólio oral (gotinha), desde que já tenham recebido 3 doses da vacina inativada contra pólio (VIP). A meta é vacinar pelo menos 95% dessa população.


... Na manhã de ontem, o prefeito Luciano Barbosa parabenizou a direção e os profissionais de saúde e colaboradores da Sociedade Pestallozzi de Arapiraca.

... Acompanhado da secretária municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo, o prefeito participou das comemorações dos 26 anos da instituição. A Associação Pestalozzi de Arapiraca foi fundada em 11 de setembro de 1996.

...“Quero neste momento, parabenizar cada um de vocês por tudo que têm feito para cuidar desses corações, que precisam muito de vocês. Em nome das amigas Zélia, Vanilza e toda equipe, reafirmo a importância da instituição para o município de Arapiraca”, disse Luciano Barbosa.