Roberto Baia

Caso Roberta Dias

Roberto Baia 10 de setembro de 2022
Caso Roberta Dias
Roberta Dias, assassinada em abril de 2012 - Foto: Divulgação

A 4ª Vara Criminal de Penedo marcou para 18 de outubro a audiência para interrogar os réus Karlo Bruno Pereira Tavares, 25 anos, e Mary Jane Araújo Santos, 52 anos, acusados de sequestrar e matar a jovem Roberta Dias em abril de 2012, o crime aconteceu na Praia do Peba, Litoral Sul de Alagoas, no município de Piaçabuçu.
Há uma grande expectativa em Penedo pela conclusão desse caso que teve grande repercussão, inclusive sendo temas de reportagens veiculadas a nível nacional.

Fato novo

Na mesma decisão em que determinou o prosseguimento da marcha processual, o magistrado Nelson Fernando de Medeiros Martins rejeitou o aditamento da denúncia para inclusão de novas qualificadoras (emprego de tortura ou outro meio insidioso ou cruel e feminicídio).

No entendimento do juiz, “o fato novo referente à localização de 'pedaços de cordas e peças de vestuário' encontrados junto aos restos mortais da vítima, por si só, não indica a ocorrência de tortura, mas reforça o fato descrito na própria denúncia de que a vítima, supostamente, foi asfixiada”.

Violência doméstica

Já quanto a questão do feminicídio, o magistrado declarou que “apesar dos fatos descritos na denúncia, em interpretação ampla e não aprofundada, sugerirem um suposto contexto de violência doméstica e familiar contra a mulher, a lei que instituiu o feminicídio entrou em vigor quase três anos depois da data do fato imputado aos denunciados”, situação em que, por força do Princípio da Anterioridade, a lei penal somente produz efeitos a partir da data em que entra em vigor, podendo retroagir apenas se for para beneficiar o réu.

Manifestação em Arapiraca

Na tarde de sexta-feira, 9, enfermeiros de Arapiraca realizaram uma manifestação em defesa do piso salarial da categoria percorrendo as principais ruas do Centro da cidade.
A categoria protesta contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu por 60 dias o efeito da lei 14.434/2022 que instituiu o piso nacional de R$ 4.750,00.

Estão revoltados

"É muito revoltante uma coisa dessas. Passamos 27 anos para conseguir o piso salarial e agora uma decisão monocrática para agradar empresários, suspende nosso piso. O piso é lei e a lei é para ser cumprida. Os empresários precisam se organizar e pagar o piso, pois não existe saúde sem enfermagem. Passamos muito tempo adormecidos e agora acordamos", destacou a enfermeira Josy Silva.

Sem água

Moradores da cidade de Maribondo, estão sem abastecimento regular de água há quatro meses. Na região, a água é levada até as comunidades pelos carros-pipas sendo de responsabilidade da prefeitura. De acordo com informações, a distribuição da água feita pelos caminhões não está sendo realizada da maneira correta.

Suposta irregularidade

Em um vídeo divulgado nas redes sócias, uma das moradoras da cidade relata uma suposta irregularidade no abastecimento de água nas casas, pois de acordo com ela, o carro pipa só abastece as casas escolhidas. “O motorista do carro pipa só colocar água nas casas escolhidas por cara e ainda debocha de moradores jogando água na rua e disse que coloca onde quer, isso é um descaso com a população, ” reclamou a moradora.

Outros moradores se manifestaram na publicação. “Eu já cheguei a passar duas semanas sem fornecimento com duas crianças pequenas em casa. Fiquei arrasada com tamanho descaso e desigualdade social, ” reclamou nos comentários.

Oportunidade de emprego

Na segunda-feira, 12, a Casa Integrada do Trabalho CIT/SINE oferecerá 95 oportunidades de emprego, em Arapiraca. Algumas das vagas ofertadas são: serviços gerais, recepcionista/atendente, eletricista, motorista de caminhão, auxiliar de recursos humanos, atendente de consultório, telefonista, entre outras.
O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto. O local funciona das 8 às 14h, de segunda a sexta.

Festival internacional

O Imperial Coro de Penedo está representando Alagoas no Festival Internacional de Corais (FIC), evento que acontece em três cidades de Minas Gerais: Belo Horizonte, Ouro Preto e Jequitibá.
Próximo de completar duas décadas de fundação, o Imperial Coro do Penedo é regido pela maestrina Patrícia de Oliveira Albuquerque e formado por 22 componentes, todos residentes na cidade berço da cultura alagoana.

Apoio municipal

O grupo que representa a riqueza cultura penedense e alagoana tem apoio do governo Ronaldo Lopes, assistência regular viabilizada por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude (SEMCLEJ).

“Nós somos responsáveis por manter a regente do Imperial Coro de Penedo e o espaço onde ocorrem os ensaios. Também asseguramos o transporte do nosso grupo de canto coral para esse evento em Minas Gerais”, informa a Secretária Alyne Costa.


... Uma ação que contou com o trabalho das polícias Militar (PM), através do Canil do 3° BPM, e Rodoviária Federal (PRF), apreendeu produtos sem nota fiscal e 110kg de drogas na zona rural de São Sebastião, na quinta-feira, 8.

... As apreensões ocorreram durante uma abordagem a um veículo de transporte interestadual no km 26 da BR-101. Ao todo, foram encontradas seis caixas com 23kg de cocaína, 87kg de maconha e celulares das marcas Apple e Xiaomi.

... O trabalho do Canil do 3° Batalhão de Polícia Militar foi essencial na operação, já que através dos cães farejadores foi possível localizar os entorpecentes dentro do veículo.