Edmilson Teixeira

Mina em festa

Edmilson Teixeira 10 de setembro de 2022

O Cruzeiro ainda não está matematicamente na Série A, mas, moralmente, cravou os dois pés de volta à elite. E isso já há algumas rodadas. Mas a vitória por 1 a 0 sobre o Operário, nesta quinta-feira, foi o jogo que marcou o grito e o choro de alívio do torcedor, que cantou a plenos pulmões: "Voltei". O Mineirão pulsou antes mesmo do apito inicial. Com pouco mais de 52 mil pessoas nas arquibancadas, o clima era de final, decisão.

Mina em festa II


A essa altura do campeonato, o torcedor não se importa mais com o rendimento em campo. O Cruzeiro não brilhou contra o Operário, viu o jogo se amarrar em vários momentos, mas colocou a bola na rede com Edu e somou três pontos na tabela. Com 62 pontos, até uma tragédia teria dificuldades para tirar o Cruzeiro da Série A 2023.

Aliviada


A comemoração dos jogadores do São Paulo após a classificação para a final da Sul-Americana, quinta-feira, no Morumbi, teve o tamanho do alívio que o time sentiu ao bater o Atlético-GO, nos pênaltis. Venceu no tempo normal por 2 x 0, empatando no agregado em 3 x 3, já que em Goiânia o time da casa teria batido o Tricolor por 3 x 1.

Aliviada II


Teve volta olímpica, foto com todo mundo no símbolo do clube ao lado do gramado, passeio no carrinho da maca, provocação ao rival. Não foi para menos. Mais uma vez a classificação do São Paulo veio nos pênaltis – já tinha sido assim contra o Palmeiras, na Copa do Brasil, e na fase anterior da Sul-Americana, contra o Ceará.

Embate de técnicos


Muitas coincidências marcam o encontro entre Renato Portaluppi e Jorginho, neste domingo, em Porto Alegre, no jogo entre Grêmio x Vasco. Os dois foram contratados respectivamente para levar os clubes ao acesso, comandaram o primeiro treino na terça e estreiam no domingo em clubes que já tiveram – guardadas as devidas proporções – sucesso como jogador e treinador.

Amizade


A relação entre Renato e Jorginho, no entanto, começa muito antes do jogo deste domingo. Contemporâneos, surgiram para o futebol no início da década de 80, foram adversários várias vezes, mas também jogaram juntos no Flamengo e na Seleção, foram campeões da Copa União de 1987 e da Copa América de 1989 (Jorginho não entrou em campo na segunda) e disputaram a Copa do Mundo de 1990. Embora tenham personalidades bem diferentes, são amigos até hoje.

Apito


O árbitro carioca Bruno Arleu de Araújo, integrante do quadro Fifa da Federação do Rio de Janeiro, comanda o clássico entre CSA x CRB, neste sábado, às 16h, pela 29ª rodada do Brasileiro. Bruno Arleu será auxiliado por Michael Correia e Lilian da Silva Fernandes Bruno, ambos também do Rio de Janeiro. Na cabine do VAR, Rodrigo Nunes de Sá será o árbitro de vídeo e Silbert Faria Sisquim o árbitro assistente.

Fim de feira


Contratado no final de julho, o experiente atacante Vágner Love, de 38 anos, chegou ao Sport com a missão de melhorar os números do ataque, que figurava entre os piores da Série B, com apenas 13 gols. Pouco mais de um mês depois, e oito partidas disputadas, o fato é que pouco mudou. Isso porque o setor ofensivo do Leão permanece entre um dos menos eficientes da competição, agora com 23 gols. E desses dez gols a mais marcados pelo Sport desde a chegada de Vagner Love, apenas um foi anotado pelo "artilheiro do amor".

Ordem na casa


O Governo de Pernambuco regulamentou, nesta quinta-feira, por meio de decreto, a Lei nº 17.522/2021 que estabelece cobrança de multa em casos de racismo, LGBTQIA+fobia ou de discriminação contra a mulher praticados em estádios de futebol, ginásios e outros locais onde se realizem eventos esportivos no Estado.

Opção do Galo


O técnico do CRB, Daniel Paulista terá que mexer na zaga do time na partida contra o CSA, neste sábado, no Rei Pelé. Sem Wellington Carvalho, suspenso pelo terceiro amarelo, o treinador deve escalar Gum e Diego Ivo no clássico. Nos últimos dez jogos do CRB no Brasileiro, Daniel Paulista só repetiu uma dupla seguida duas vezes. Contra Ponte Preta e Náutico (Iago Mendonça e Wellington Carvalho), e nos confrontos com o Grêmio e o Sampaio Corrêa (Gum e Diego Ivo).

Opção do Azulão


No lado do CSA, o técnico Roberto Fernandes comandou um trabalho no Nelsão e contou com a participação do volante Giva Santos e do atacante Elton. Giva machucou o joelho e não joga desde a partida diante do Operário-PR, pela 26ª rodada da Série B. Desfalcou o time contra o Náutico e o Novorizontino. Já o atacante apresentou um desgaste muscular e foi poupado do último jogo, no interior paulista. Quem também deve retornar ao time no clássico é o lateral Diego Renan. Assim como Elton, Diego ficou fora da última partida por conta de um desconforto.

Histórico


O torcedor do Sampaio Corrêa certamente não vai se esquecer tão cedo da vitória deste meio de semana contra o Novorizontino, no Castelão. A Bolívia Querida perdia por 1 a 0 até os 42 minutos do segundo tempo e em nove minutos conseguiu o empate com Gabriel Poveda e a virada com Rafael Costa, já aos 51 da segunda etapa. A vitória por 2 a 1 fez o Tricolor voltar a ganhar na Série B depois de cinco jogos.

Milionário


Com um ciclo copeiro desde 2018, o Athletic vem recheando os cofres com premiações por títulos, vices e boas campanhas. O Furacão embolsou R$ 360,4 milhões nos últimos cinco anos e ainda aumentará até o fim de 2022. O Furacão conquistou os títulos da Sul-Americana (2018 e 2021), J.League/Conmebol (2019) e a Copa do Brasil (2019). O time rubro-negro ainda foi vice da Recopa Sul-Americana (2019 e 2022), Supercopa (2020) e Copa do Brasil (2021).