Enio Lins

Jair quer ir melando o 7 de setembro

Enio Lins 07 de setembro de 2022

Ouviram do Ipiranga um brado retumbante? Se garganta tivessem, as margens plácidas gritariam “Fora genocida!!!”. Pois o pilantra que ocupa a presidência da República polui tudo em que coloca as mãos, e quer engrupir o 7 de setembro.

Temos algo mitológico, ao avesso, no Brasil: ao contrário do Rei Midas, personagem da mitologia grega, que transformava em ouro tudo que tocava, o mito brasileiro transmuta em merda tudo que toca. Um exemplo: transformou em cocô o respeito internacional que o Brasil sempre teve, desde o Barão do Rio Branco. Desde janeiro de 2019 o Brasil virou um pária mundial, presença incômoda e recusada nos eventos diplomáticos.

Áreas governamentais onde, há décadas, o profissionalismo era referência, como a Saúde, viraram excrementos. Sob o comando do general Pazuello, o negacionismo e a incompetência colocaram o Brasil como vice-campeão mundial de mortes pelo Covid-19. Remédios sabidamente ineficientes consumiram fortunas em verbas públicas, enquanto as vacinas eram postergadas e boicotadas. O ministério da Saúde virou o ministério da morte.

O segmento ambiental, um dos mais cobrados no mundo contemporâneo e no qual o Brasil tinha destaque global, ao toque das patas do mito, desnaturou-se com aumento desenfreado do desmatamento e perseguições internas. Dentre os assassinatos ocorridos nas áreas ilegais de garimpo chama a atenção o duplo homicídio do jornalista Dom Phillips e do ambientalista Bruno Pereira. Por coincidência, o repórter britânico discutiu com Jair em 2019 e o indigenista foi exonerado da Funai no mesmo ano. Na área da perseguição pessoal, a pequenez moral do atual presidente desce ao gesto de exonerar (em28/03/2019) um simples fiscal do Ibama, José Morelli, por este o ter multado por infração cometida em 2012!

A pujança econômica brasileira virou caca. A 6ª maior economia no mundo em 2011 agora se arrasta na 13ª posição, e Bozo “pegou o Brasil” no 11º posto, em janeiro de 2019. Não só não resolveu nenhum problema dos que já existiam como acrescentou outros, como o aprofundamento da desarmonia entre o governo federal e os Estados. A pobreza recorde fez aumentar as classes D e E de 48,7% para 51% e, em 2022, 33,1 milhões de pessoas passam fome em nosso País, segundo dados da Oxfam. Cresceram, e muito, sim, as “economics fake news”. O IPEA, antes muito respeitado, também foi vítima do toque de merdas.
Mito da peste, fique longe do Sete de Setembro!

NOTAS


#
Tantas são as irregularidades e evidências de crimes cometidas diariamente pelas trupe do Jair que a maioria passa despercebida. Daí é bom lembrar que Ana Cristina Valle, ex-mulher do mito e mãe do zero-quatro, investigada Polícia Federal, postou de propósito uma foto sua com o Ministro do STF André Mendonça.
#
A senhora em questão, é candidata a Deputada Distrital, tendo informado à Justiça Eleitoral a compra de um imóvel pela bagatela de R$ 3 milhões (até então negava essa propriedade). A foto com um ministro terrivelmente bolsonarista sugere intimidação a quem investiga.
#
A investigação da ex-Jair está ligada às evidências de “rachadinhas” cometidas no gabinete do então enteado, vereador Carlucho ainda nos idos de 2005 e quando todos, todas e todes eram uma familícia mais ou menos unida.
#
O Movimento Médicos e Médicas pela Democracia em Alagoas divulga nota oficial na qual se posiciona contra os desmandos das políticas públicas de saúde do governo federal e marca posição no processo eleitoral em curso.
#
Analisando o quadro eleitoral, o Movimento Médicas e Médicos pela Democracia em Alagoas recomenda o voto nas candidaturas de Dr. José Wanderley (MDB) e Dr. Valmir (PT) para a Assembleia Legislativa; Dr. Marcos Ramalho (MDB) para Deputado Federal. Para Presidente da República, Luís Inácio Lula Da Silva. Votos saudáveis, sem dúvida.

HOJE NA HISTÓRIA