Roberto Baia

Eleição do ASA

Roberto Baia 07 de setembro de 2022
Eleição do ASA
Ivens Leão, presidente do Conselho Delibetarivo do ASA, explica como será o processo eleitoral do clube - Foto: Everton Luiz/Arquivo Pessoal

A eleição geral da Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA) ainda não tem data marcada. A tendência é que o pleito para escolha da formação do Conselho Deliberativo e da direção executiva do clube ocorra em outubro. De acordo com o presidente do conselho do ASA, Ivens Leão, não há possibilidade de ocorrer neste mês. “ O consenso no grupo de conselheiros é que essa eleição seja antecipada para os primeiros quinze dias de outubro”.

Ainda de acordo com Ivens Leão, ele já pediu ao Departamento Financeiro a lista de todos os sócios que têm direito a voto, para saber quem está apto ou não. Conforme o estatuto, será dado um prazo aos sócios que não estejam aptos para se regularizem.

Planejamento de 2023

Ivens Leão afirmou que será divulgado um Edital de Convocação, com as datas para inscrições das chapas e, posteriormente, com a data da eleição.
“Até a próxima sexta-feira, 9, todas as datas devem ser divulgadas. Pelo estatuto do ASA, a eleição normalmente acontece em novembro, mas está havendo o consenso da antecipação, para facilitar o planejamento de 2023. A gente tem a eleição de chapa para o conselho, e do conselho se elege a diretoria (executiva) ”.

Desfile da independência

Nesta quarta-feira, 7, acontece em Arapiraca, o Desfile Cívico-Militar em alusão ao Dia da Independência do Brasil. O evento não acorria há dois anos devido à pandemia ocasionada pelo Covid-19. A programação realizada pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Esporte, terá início na Concatedral Nossa Senhora do Bom Conselho com o hasteamento dos pavilhões, às 7h30, seguido da missa solene, às 8h, e desfile, às 9h15.
A concentração será na Avenida Rio Branco, em frente ao Clube dos Fumicultores, com apresentação das tropas ao prefeito Luciano Barbosa.

Penedo

O tradicional desfile cívico de 7 de Setembro será transmitido, ao vivo, pela Prefeitura de Penedo em seu canal na plataforma de streaming YouTube. O trabalho da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) será feito com câmeras no palanque instalado na Praça 12 de Abril e registros nas ruas da cidade.
A cobertura online está prevista para começar as 14 horas, acompanhando o Prefeito Ronaldo Lopes e demais autoridades durante a abertura do evento que atrai milhares de pessoas.

Cobertura online

“O 7 de Setembro é uma data muito importante para todos os brasileiros e Penedo tem a tradição de celebrar a nossa independência de forma patriótica. Como existem penedenses que querem acompanhar o desfile, mas não estão na cidade ou não podem sair de sua casa por motivo de saúde, nós estamos a celebração até o conforto do lar de cada um”, explica Kim Emmanuel, gestor da Secom da Prefeitura de Penedo.

Retrocesso para categoria

O candidato a deputado federal Daniel Barbosa, utilizou o twitter para defender o piso salarial da Enfermagem que, apesar de ter sido aprovado pela Câmara e sancionado pelo Governo Federal, teve sua aplicação barrada pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Os profissionais de saúde são o coração do SUS, e isso ficou mais que provado nos últimos anos, durante a pandemia. A suspensão da lei que garante o piso salarial da Enfermagem deve ser revista, pois prejudica uma luta que já dura décadas. Não vamos retroceder”, escreveu ele.

Decisão do ministro

No domingo, 4, os enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e parteiras, foram surpreendidos pela decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que deu um prazo de 60 dias para entes públicos e privados da área da saúde esclarecerem o impacto financeiro do piso salarial.

Cobrança excessiva

Uma instituição de ensino superior de Arapiraca foi autuada pelo Procon do município após estudantes realizarem diversas denúncias sobre cobrança excessiva e possíveis irregularidades na realização das aulas, ministradas de forma online. A autuação ocorreu na última semana.
Os universitários procuraram o Procon Arapiraca e denunciaram que a faculdade estava cobrando as aulas como se elas estivessem acontecendo presencialmente, porém todo o conteúdo pedagógico é ministrado on-line.

Possível irregularidade

“Outra queixa comum dos usuários é a falta do prazo para colação de grau. As aulas são à distância, no formato EAD, mas as provas acontecem no formato presencial. Conforme a denúncia dos alunos, as matérias que deveriam ser ministradas durante o período regular do curso não estão sendo ofertadas, fazendo com que o estudante tenha que arcar com mais um semestre para ter seu curso concluído”, acrescentou o coordenador-executivo do Procon Arapiraca, João Pedro.

Está foragido

A Polícia Civil segue investigando o homicídio ocorrido na última quinta-feira, 1, no Sítio Serra Branca no município de Mata Grande no Sertão de Alagoas. De acordo com a polícia, o acusado, identificado como José Flávio Canuto, atirou e matou o amigo Marcélio Marcos dos Santos, e segue foragido da Justiça e pode estar se escondendo em uma mata próxima ao local do crime.

Eram amigos

Ainda de acordo com informações, o suspeito e vítima eram amigos próximos e de longa data e não se sabe ainda o que teria motivado o crime. No dia do incidente, a vítima estava no Sítio Serra Branca oferecendo carne de porco para uma vizinha. No percurso, resolveu ir até a casa de José Flávio, que estava bebendo com familiares.
Após oferecer a carne de porco a ele, Marcélio foi surpreendido com o fato de José Flávio ter entrado no imóvel, pegado o revólver e atirado contra ele. Marcélio foi alvejado várias vezes, chegou a ser socorrido, mas morreu.


... Devido ao feriado da Independência do Brasil, comemorado nesta quarta-feira, 7, a Febraban informou que as agências bancárias do país não irão funcionar.

... Quem deseja realizar transações na data deve utilizar os canais digitais e remotos dos bancos ou se deslocar para as áreas de autoatendimento das agências, que estarão funcionando durante o feriado.

... A Febraban também informou que o atendimento ao cliente volta ao normal na quinta-feira, 8, e as contas que vencem no dia 7 podem ser pagas na data, sem juros.