Enio Lins

Não se esqueçam do zap dos golpistas!

Enio Lins 02 de setembro de 2022

TIC TAC TIC TAC.... O tempo vai passando e outros escândalos do desgoverno Bozonazi, como a fantástica imobiliária do mito, vão se sobrepondo, e surripianços anteriores desaparecem da vista. É o caso do caso do Zap dos empresários golpistas. Como andam as investigações? A bomba do golpe segue armada e o tempo, como cantou Cazuza, não para.

Investigar a fundo o conteúdo do Zap dos Golpistas Tchutchucas é questão essencial, pois elementos bombásticos estão boiando ali, visíveis como pontas de icebergs, escondendo o principal. Uma dessas bombas é suposta presença do impoluto Augusto, aras bolas! Se confirmada a participação do Procurador Geral da República num grupo de ideias políticas radicais e golpistas será evidência de parcialidade e de cumplicidade. Além disso, nesses telefones podem estar indicativos de crimes outros, como o financiamento dos grupos de ódio, quadrilhas especializadas em caluniar, difamar e criar condições para o golpe.

Um golpe é definido como tal quando articulado por segmentos com alguma participação no poder (não necessariamente no governo). Assim, as forças armadas são integrantes permanentes do poder de Estado e se atravessarem o Rubicão, é golpe. O mesmo conceito alcança o empresariado, pois é segmento dominante e armado, pois dinheiro na mão é arsenal. Num resumo: é golpista quem, a partir de posição privilegiada, articula, propagandeia, defende a mudança abrupta das regras do jogo político e o rompimento das normas institucionais. Não adianta dizer que era brincadeirinha, conversa pro gado dormir. Esse papo é verbo que virou carne podre muitas vezes na nossa história.

O STF mexe em vespeiro, pois essa gente investigada é uma minoria poderosa que não suporta cobranças, acha que só tem direitos e a impunidade é o primeiro deles. Esse é um segmento afetado e sob tensão, com os nervos à flor da pele, por conta da evidente derrota eleitoral de seu querido tchutchuca. Arranhados, mesmo que muito de leve, emitem um mimimi tonitruante: juristas amigos gritam, socialites choramingam, influencers chapa-branca se indignam – tudo numa latomia de fazer dó. Choram de barriga cheia, balbuciando “mamãe eu quero mamar, mamar mais, ai que loucuraaa!!”.

Livre é o chorar, mas essas lágrimas não podem interromper as investigações nem intimidar ações judiciais e policiais. Não se esqueçam: Golpe de estado é mal endêmico no Brasil e tem de ser tratado com a dureza que merece.

NOTAS

# Apesar dos vínculos sólidos com os movimentos sociais, Paulo Dantas perde espaço no ambiente de matriz africana, área aonde Rodrigo Cunha está sendo incorporado com mais eficiência, conduzido por duas ekedis e uma ex-ekedi.

# Apesar amargar a terceira posição, segundo as pesquisas, Cunha tem demonstrado algum crescimento, inclusive nesse terreiro onde, por conta dos movimentos sociais, Dantas tem tudo para garantir presença mais destacada.

# Cícero Filho, candidato a deputado estadual, segue ágil. Depois da concorrida reunião, ontem, com os servidores do Judiciário, está confirmada para amanhã, às 12:30, uma roda de conversa no restaurante Cachorro Engarrafado.

# Hoje, a XI FLIMAR terá exibição do filme “Sete Corações”, às 13 horas. Às 15 horas o Maestro Spock fala sobre a “Linguagem do Frevo” e Mestre Edson Rodrigues sobre o passo. Às 17 horas, mesa redonda com Gustavo Gomes e Mestre Prego sobre o samba e escolas de samba. 19:30 desfila o Maracatu Baque Alagoano e às 20:30 Kel Monalisa assume a Roda de Samba, finalizada por desfile da Gaviões da Pajuçara (não se sabe a hora).

# Para sábado, a agenda da XI FLIMAR apresenta palestras com Edberto Ticianeli, Marcos Davi Melo, Adriana Frevo – das 10 às 13 horas. Lançamento de livros e tarde de autógrafos às 15 horas. Desfile dos blocos de Marechal Deodoro a partir das 14 horas (saindo de Taperaguá) e, para encerrar, baile com a Orquestra Spock às 20 horas.

# No domingo, encerramento em grande estilo: 13 horas, desfile do Maracatu Baque Alagoano; 14 horas, palestra de Zulu Araújo (ex-Presidente da Fundação Palmares) sobre “Influências Africanas no Carnaval Baiano”. Às 15 horas, premiações e homenagens. !6 horas, banda “Os Penetras” e, encerrando, 18 horas, todo mundo atrás do trio elétrico do Bell, saindo do Trevo da Usina Sumaúma.

HOJE NA HISTÓRIA

2 DE SETEMBRO DE 44 a.C. e 31 a.C. – para o mesmo dia (com ajustes pela mudança do calendário Juliano para o Gregoriano, mas as datas são essas em leitura atual) dois acontecimentos separados por 13 anos marcam a história de Cleópatra e seus próximos. Em 2/9/44 a.C. ela designa seu filho com Júlio César (assassinado em março daquele ano), Cesarião, como “faraó adjunto” do Egito. Em 2/9/31 a.C. ela e Marco Antônio, seu então companheiro e pai de três filhos seus, perdem a guerra pelo comando do Império Romano para Otaviano e o casal se suicida. Por via das dúvidas, o vitorioso manda matar os herdeiros legais de cada um. Cesarião e Antilo (filho mais velho de Marco Antônio, com sua esposa Fúlvia) são executados em agosto de 30 a.C., mas o resto da prole do casal suicida é poupada.