Roberto Baia

Debate em Arapiraca

Roberto Baia 01 de setembro de 2022
Debate em Arapiraca
Senador Rodrigo Cunha (União Brasil) - Foto: Divulgação

Na noite da última terça-feira, 30, aconteceu em Arapiraca, o debate entre os candidatos ao Governo de Alagoas, onde ficou marcado por discussões acaloradas entre Rodrigo Cunha e Fernando Collor. A reação dos candidatos chamou atenção nas redes sociais dos alagoanos que esperaram um debate de propostas de governo para benefício da população.

Confusão

A confusão entre os senadores e candidatos ao Governo de Alagoas Collor e Cunha ocorreu quando Fernando Collor fazia uso da fala e acusou Cunha de mentir ao tratar de indicações de cargos por méritos, uma vez que Cunha teria indicado a namorada, Millane Hora, para atuar como assessora especial de Políticas Sociais na prefeitura de Maceió, com salário de R$ 11 mil, em janeiro de 2021.

Participaram do debate

Esteve presentes no debate que durou cerca de cinco horas seis dos sete candidatos ao Governo de Alagoas: Paulo Dantas (MDB), Rodrigo Cunha (UB), Fernando Collor (PTB), Luciano Almeida (PRTB), Cícero Albuquerque (PSOL) e Rui Palmeira (PSB). Apenas o candidato Luciano Fontes (PMB) ficou de fora do debate eleitoral.O debate aconteceu no auditório do Sesi, em Arapiraca. A ação foi iniciativa do Portal 7 Segundos e transmitido por 15 emissoras de rádio e TV de Alagoas.

Duras críticas

A deputada federal Tereza Nelma (PSD) fez duras críticas ao senador e candidato ao governo de Alagoas, Rodrigo Cunha, em evento de campanha de Rui Palmeira (PSD), realizado em Arapiraca.Ela afirmou que o senador mente em dizer que é seu o projeto do Hospital do Amor. "Não precisa mentir para ser governador. É muito bom falar dos projetos dos outros e dizer que é seu", disse a deputada em tom de crítica.

Hospital de Amor

A unidade de saúde, entregue em 2021, fica localizada em Arapiraca, no Agreste alagoano, e tem como objetivo prevenir, diagnosticar e tratar o câncer."O Hospital de Amor foi sonhado com a dor. Uma dor de uma mulher que já teve cinco cânceres, que já ficou careca duas vezes por causa da quimioterapia", disse Tereza.

Retornou o atendimento

O Centro de Diagnóstico Almir Nogueira Lopes retomou o atendimento ao público ontem, com exames de média e alta complexidade.A unidade mantida pela Prefeitura de Penedo é referência para usuários do SUS dos municípios que integram a 6ª região de saúde (Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás).

Exames marcados

Quem está com exame de ultrassom, mamografia ou tomografia encaminhado para ser feito no Centro de Diagnóstico, basta apresentar o devido encaminhamento. O Centro de Diagnóstico Almir Nogueira Lopes está localizado na Rua Matheus Ferreira, via onde funcionou a antiga Unidade de Emergência em Penedo.

Desenvolvimento educacional

O segundo dia da programação da Semana do Envolvimento, no campus da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em Arapiraca, foi marcado pela realização de conferência, no auditório da instituição, para debater o papel da universidade no desenvolvimento educacional, econômico e social no município e região.

Estiveram presentes

O prefeito Luciano Barbosa participou dos debates, que também contaram com a presença do reitor Josealdo Tonholo; vice-reitora Eliane Cavalcante; diretor do campus da Ufal, em Arapiraca, Arnaldo Tenório; coordenador de Extensão, Leonardo Leal; a líder comunitária para articulação do semiárido Eunice de Jesus; a representante da Associação dos Agricultores Alternativos, Rosivânia Leite; o superintendente do Sebrae/AL, Vinícius Lages, e a representante da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea/AL), Eliana Sá.

Caso da influencer

A Ordem dos Advogados do Brasil em Alagoas (OAB/AL), por meio da Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero, vai acompanhar o caso da influencer trans que foi vítima de transfobia, em Alagoas, no último domingo, 28. A comissão receberá a vítima na quinta-feira, 1, para colher informações e cobrar uma atuação firme das autoridades responsáveis pela investigação.

Investigação

Desde da última segunda-feira, 30, a Comissão Especial da Diversidade Sexual e Gênero tem monitorado o caso de Rebecca, que foi vítima de transfobia em um espaço para festas e eventos em Arapiraca. A comissão foi acionada através de uma amiga da vítima, que presenciou toda a situação e entrou em contato com membros do colegiado para entender como elas deveriam proceder.... Os versos, rimas e ilustrações que caracterizam o Cordel, uma das mais fortes expressões culturais nordestinas, serão tema de concurso estudantil lançado pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Trânsito (SMTT).... Durante o mês de setembro, uma comissão julgadora receberá as produções feitas por alunos das redes municipal, estadual e particular de ensino de Arapiraca.... Conforme o regulamento do concurso, poderão participar do certame os alunos matriculados do 5º ao 9º anos do Ensino Fundamental. Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]