Roberto Baia

Santana do Ipanema

Roberto Baia 31 de agosto de 2022
Santana do Ipanema
Ex-prefeito de Santana do Ipanema, Isnaldo Bulhõe - Foto: Divulgação

Na última quarta-feira, 24, a Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema aprovou na sessão ordinária, o Projeto de Lei onde faz uma homenagem ao saudoso ex-prefeito Isnaldo Bulhões, nominando o nome da represa da cidade de “Represa Isnaldo Bulhões Barros”. A inauguração, com o novo nome, acontece nesta quinta-feira, 1, às 10h.

O PL de autoria do vereador Genildo Bezerra da Silva, o popular Papa Tudo, foi aprovado por unanimidade.

Ponto turístico


O novo ponto turístico do município fica a 3 km do centro da cidade. A represa é uma obra divina, com uma natureza generosa e uma beleza deslumbrante. A obra foi projetada pelo saudoso prefeito Isnaldo Bulhões e saiu do papel com articulação do deputado federal Isnaldo Bulhões.

Homenagem merecida


De acordo com o vereador Genildo, essa é uma homenagem mais que merecida para o saudoso Isnaldo Bulhões. A represa representará o novo ponto turístico de Santana do Ipanema.

“É uma homenagem mais que merecida. Dr. Isnaldo Bulhões sonhou com essa obra, buscou recursos e conseguiu deixar o projeto pronto para sua filha, nossa prefeita Dra. Christiane Bulhões executar. A represa representa o novo ponto turístico de Santana e ficou para a história como a maior obra hídrica de Santana do Ipanema”, frisou o vereador.

Sérias denúncias


O Ministério Púbico do Estado de Alagoas por meio do Núcleo de Gestão de Inteligência (NGI) e da Promotoria de Justiça da Comarca, cumpriu ontem dois mandados de busca e apreensão nas sedes da Guarda Municipal de Teotônio Vilela. A operação foi desencadeada tendo como base denúncias de suposto abuso de autoridade praticado pelos integrantes contra um cidadão.

Investigações


De acordo com o promotor de Justiça, Alex Almeida, o objetivo da operação foi localizar imagens que respaldassem os atos violentos.

“Recebemos denúncias graves e decidimos averiguar. A operação decorreu das investigações do caso de suposto abuso de autoridade e tortura praticados por alguns guardas municipais e a pretensão foi de averiguar imagens de monitoramento e outros objetos ilícitos”, explica o promotor.

Nova concessionária


Vencedora do Leilão realizado em 2021 para concessão dos serviços de saneamento do Bloco B em Alagoas – composto por 34 municípios da Bacia Leiteira e Serrana –, a Águas do Sertão, consórcio formado pela Conasa Infraestrutura e Allonda Ambiental, já entrou em contagem regressiva para o início oficial de sua operação no próximo dia 1 de setembro.

Atendimento comercial


Em parceria com a Casal – que segue responsável pela captação, tratamento e qualidade da água –, a Águas do Sertão assume o contrato de 35 anos para cuidar da reservação e distribuição da água tratada pela Casal, assim como do esgotamento sanitário e do atendimento comercial na região.

Cidades atendidas


Ao todo, 151 localidades passarão a ser atendidas pela nova concessionária, divididas em três núcleos, totalizando 568 mil habitantes: Núcleo Delmiro Gouveia (Água Branca, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho D’Água do Casado, Pariconha e Piranhas); Núcleo Palmeira dos Índios (Belo Monte, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Igaci, Jaramataia, Maravilha, Monteirópolis, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Quebrangulo, Santana do Ipanema, São José da Tapera, Senador Rui Palmeira) e Núcleo Penedo (Feira Grande, Igreja Nova, Junqueiro, Piaçabuçu, São Brás, Traipu, Penedo, Porto Real do Colégio e São Miguel dos Campos)

Casos suspeitos


Delmiro Gouveia tem quatro pessoas com suspeitas da doença monkeypox, a varíola dos macacos. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas ao italotimoteo.com.br. Segundo a SESAU, todas as pessoas estão sendo acompanhadas por profissionais da Secretaria de Saúde do Estado e do município.

Aguardam resultados


“Foi feito a coleta e estamos aguardando o resultado dos exames para confirmar ou descartar a doença.” Disse a Assessoria de Comunicação.

O nome e idade das vítimas não foram revelados, mas duas são da mesma família.

Oportunidade em Arapiraca


A Casa Integrada do Trabalho CIT/SINE oferece para este início de semana 95 oportunidades de emprego, em Arapiraca. Algumas das vagas ofertadas são: serviços gerais, recepcionista/atendente, eletricista, motorista de caminhão, auxiliar de recursos humanos, atendente de consultório, telefonista, entre outras.

O candidato que desejar concorrer a uma das vagas deve se dirigir à unidade do Sine, na Rua São Francisco, bairro Ouro Preto. O local funciona das 8 às 14h, de segunda a sexta.


... As ações de fomento à agricultura familiar e à produção de alimentos estão sendo impulsionadas, em Arapiraca, pela gestão do prefeito Luciano Barbosa.

... A Secretaria de Desenvolvimento Rural quer aumentar a renda dos pequenos agricultores, elevando o percentual de produtos locais, por meio das compras públicas.

... Esta semana, foi lançado edital do PAB Municipal, com a convocação de agricultores locais para o fornecimento de produtos ao Programa Alimenta Brasil.