Roberto Baia

A volta do Jerimum

Roberto Baia 26 de agosto de 2022
A volta do Jerimum
Prefeito Luciano Barbosa - Foto: Assessoria

Na tarde de ontem, o prefeito Luciano Barbosa, acompanhou as obras de conclusão para a reabertura do Restaurante Popular Jerimum. O prédio, localizado no centro comercial de Arapiraca, passa por amplo processo de revitalização e modernização em toda a sua estrutura física.

Fechado há mais de três anos, o prédio recebeu uma série de investimentos, como a reconstrução, revitalização e modernização, incluindo paredes 100% revestidas nas áreas de armazenamento e preparo de alimentos, rede de água quente para o preparo de alimentos e lavagem de pratos, bem como a recuperação e reforço da estrutura física e revitalização da fachada.

Os serviços estão com mais de 90% das etapas concluídas e a previsão é de que o Restaurante Popular Jerimum reabra suas portas ao público no próximo mês de setembro.

Supostos desvios

A Polícia Federal (PF) esteve em Palmeira dos Índios, no último dia 11 de agosto, para cumprimento de mandados judiciais visando a obtenção de provas sobre supostos desvios de recursos públicos na gestão do prefeito Júlio Cezar (MDB). Ele teria firmado contratos com duas empresas investigadas pela Polícia Federal, num suposto esquema de corrupção, comandado por uma organização criminosa, com sede em Rio Largo, na região metropolitana de Maceió.

Busca e apreensão


“Foram cumpridos 35 mandados judiciais de busca e apreensão em 6 municípios alagoanos (Maceió, Rio Largo, Messias, Paripueira, São Sebastião e Palmeira dos Índios) e 1 em São Paulo/SP, além do sequestro de bens móveis e imóveis para garantir o futuro ressarcimento aos cofres públicos no valor de R$ 12 milhões”, informou a assessoria de comunicação da PF em Alagoas. Para o cumprimento das medidas judiciais foram mobilizados, naquele dia, 162 policiais federais na primeira fase da “Operação Pecúnia”.

Prefeito afastado

De acordo com reportagem do portal Agência Pública, Palmeira dos Índios é um dos 15 municípios alagoanos, cujos gestores teriam se associado ao prefeito afastado de Rio Largo, Gilberto Gonçalves (PP), para desviar recursos públicos, por meio de duas empresas de fachada, ligadas a GG. (Com Ricardo Rodrigues).

Oportunidade

O Núcleo do Audiovisual de Arapiraca abriu inscrições para a segunda edição do Laboratório de Roteiro do Agreste alagoano - labNAVI, desta vez voltada para a produção de roteiros. As inscrições estão abertas e permanecerão até ao dia 12 de setembro e estão voltadas para os arapiraquenses que têm ideias para curta metragens e planos para participar dos editais voltados para o segmento do audiovisual. O objetivo da oficina é fortalecer e profissionalizar o cenário audiovisual de Arapiraca.

Duas etapas

A atividade será realizada em duas etapas, a primeira que será formada por um ciclo de oficinas online. As formações se iniciam no dia 27 de setembro e tratarão de temas como desenvolvimento narrativo, construção de personagens, formas de narrar, após as aulas, os inscritos terão dois estudos de casos com dois gêneros: documentário e ficção.

Casa invadida

Na madrugada de ontem, um casal teve a casa invadida por criminosos armados em Girau do Ponciano. De acordo com as vítimas, eles estavam dentro da residência, quando dois homens desconhecidos se passaram por policias arrombaram a porta e entraram atirando.

Foi atingido

Segundo informações do 3ºBPM, a mulher não foi atingida, e o homem foi alvejado na perna. Ele foi socorrido ao Hospital local e em seguida transferido ao Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca.
Não há informações sobre a autoria e nem a motivação do crime.

Estão com pendências

Após pesquisa realizada junto aos órgãos da União, o Ministério Público de Contas (MPC/AL) identificou que o Estado de Alagoas e 22 municípios alagoanos, dentre eles a capital Maceió, ainda estão com pendências quanto à prestação de dados contábeis, orçamentários e fiscais, os quais são pré-requisitos básicos para o recebimento de eventual complementação do VAAT (Valor Anual Total por Aluno).

Informações contábeis

Diante disso, o Órgão Ministerial, por meio da sua Procuradoria-Geral e todas as Procuradorias de Contas, recomenda ao Governador do Estado de Alagoas, ao Secretário de Estado de Educação, aos Prefeitos e aos Secretários Municipais de Educação que adotem, com urgência, todas as providências administrativas e fiscais junto aos órgãos da União e regularizem a situação.

22 municípios

Os municípios alagoanos destinatários da recomendação são: Branquinha, Cajueiro, Colônia Leopoldina, Dois Riachos, Flexeiras, Ibateguara, Inhapi, Japaratinga, Joaquim Gomes, Lagoa da Canoa, Maceió, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Olivença, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Piaçabuçu, Piranhas, São José da Laje e São Luiz do Quitunde. (Com Ascom MPC/AL)


... A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Juventude, convoca os artistas beneficiados pela Lei n° 14.017, a Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, a prestar contas sobre as atividades realizadas com a verba oriunda da Lei.

... Os contemplados têm até o 23 de setembro para realizar a prestação de contas junto à secretaria.

... Conforme a Lei, que autorizou a liberação dos recursos, é obrigatória a apresentação de prestação de contas independente do edital que tenha sido aprovado, seja de premiação ou de custeio de projetos.