Bartpapo com Geraldo Câmara

PENSANDO NORDESTE

Bartpapo com Geraldo Câmara 26 de agosto de 2022

Pensar Nordeste é uma arte a que os que têm acesso a informações se extasiam e ficam com vontade de lembrar daquela famosa canção, interpretada por Elba Ramalho e outros e que diz, “se o nordeste se tornar independente”. Isso não é apenas um sonho se pensarmos que somos o que somos mas ainda não somos o que queremos ou o que podemos ser. E isto, porque, sem querer acusar nada nem ninguém, ainda somos olhados como a região da seca, a região que precisa do sul, que não tem o que os de lá têm e por aí vai criando até uma espécie de preconceito contra o nordestino.

Fico muito à vontade para falar porque, ainda que carioca criado com tapioca, neto de nordestinos mas nascido no Rio de Janeiro trago dentro do peito há quarenta anos os hábitos e as vivências nordestinas como um grande desafio. Berrando para os quatro cantos a riqueza dessa região que precisa ir sendo ainda descoberta para mostrar ao resto do país que a letra da canção estava certa.

Tudo isto que escrevi acima foi para chamar a atenção de candidatos à presidência da república para essa joia rara que é o nordeste brasileiro e que precisa ouvir de seus discursos, não a promessa, mas a certeza de que teremos um tratamento digno, de que teremos um olho governamental desenvolvimentista e de que juntos, os nove estados do nordeste, poderemos contribuir de forma decisiva para o PIB nacional. Não somos indústria de seca, nem somos “caatingueiros”. Somos um povo sábio que busca o desenvolvimento com sabedoria, mas que precisa ser olhado pelo resto do país como parte integrante do processo desenvolvimentista nacional.

Vejam, por exemplo, o nordeste turismo recebendo visitantes de todo o país que ficam “abestalhados” com nossa riqueza natural, com nossa beleza cultural e sempre nos compara ao Caribe porque nossas águas azuis enchem os olhos e a sua temperatura sensibiliza nos corpos. O maior marco de desenvolvimento econômico do nordeste é o turismo que, se incentivado, se recebendo investimentos mais concretos em infraestrutura, em saneamento, em capacitação, sem dúvida dará um banho no comparativo ao Caribe e se tornará uma das maiores potências do mundo no setor.

Precisamos de duas coisas: uma, a conscientização nacional do que dissemos acima. Outra, a compreensão total entre os nove estados nordestinos para que juntos façam parte de uma revolução desenvolvimentista, sem ciúmes tolos, sem concorrências inócuas. Algo tão poderoso que chegue a criar uma espécie de ministério do nordeste para fins de evolução da indústria turística integrada. E aí, além do incremento ao turismo interno, uma enorme força para o turismo externo que vai levando à frente os melhores resultados.

Vejam vocês que, com algumas exceções as pessoas dizem que querem ir ao Caribe, mas não ficam se referindo a este ou aquele lugar do Caribe, mas à região como um todo. É exatamente isto que precisa acontecer com o nordeste brasileiro. A total integração de corpos e de espíritos. Um planejamento estratégico de alto bordo a ser assumido pelo governo federal e por todos os governos dos nove estados nordestinos.

Dessa forma, a coisa anda e o nordeste vai enfrentando o progresso do sistema também com a rede de indústrias e de comércios voltados para o setor que beneficiam turistas, mas sobretudo o local, encontrando um caminho sem volta com um espetacular desenvolvimento da cadeia produtiva que vai muito além de hotéis, restaurantes e diversões. Muito além da imaginação, mas com pés no chão se houver o que tanto clamamos: união. Com união encontramos a famosa independência da canção e sem políticagens “o nordeste se torna independente”.

FOTONOTAS

ANA DAYSE DÓREA – Figura meiga, encantadora mesmo, de uma simpatia e sorriso esfusiante e ao mesmo tempo sereno, Ana Dayse, ex- reitora da UFAL, ex-secretária de educação de Maceió, atual presidente da Academia de educação e de uma competência ímpar. Sabe conversar e os deixa estasiados em como desenvolve os assuntos que tanto conhece, principalmente os relativos à educação neste país. Ana Dayse é uma dessas figuras públicas que estão fora do contexto mais conhecido porque recebe a todos, trata do assunto com todos e não se faz de rogada para que as ouçam para todos os segmentos do jornalismo. É bom conhecê-la e até explorá-la no melhor sentido da palavra para que aprendamos a saber mais.


RENATA SANTOS – Um pessoa competentíssima naquilo que fez e que faz. Sua passagem como secretária do tesouro em Alagoas, durante sete anos foi de importância vital, que o diga o nosso Secretário da Fazenda, George Santoro. Renata, afável, simpática como só, é uma dessas figuras públicas que nos cativam e que merecem dos jornalistas o melhor dos tratamentos. A propósito, Renata parou por muito pouco tempo. Já está na labuta como Secretária de Planejamento deste governo que não é bobo e não a deixou escapar. Temos certeza de que está desenvolvendo a missão com absoluta competência, com garra e com a vontade que lhe é peculiar. Tenho muito prazer, Renata, em daqui tentar retratá-la um pouquinho.

PARE PRA PENSAR (do meu livro do mesmo nome)


Humilhação é uma das piores situações a que se submete um ser humano. Nessas horas a grandeza de espírito há de prevalecer.

ALERTAS DO DIA


*
Os ex-reitores que sempre souberam onde os calos apertam assinaram um manifesto com a força de suas 105 assinaturas mostrando por A+B a falta de seriedade deste governo para com as Universidades Federais. Com o sucateamento previsível ou premeditado, não se sabe, através dos cortes de verbas, os mais fundamentais para o desempenho do ensino superior público. O custeio foi vilipendiado e ameaçador e determinadas questões, como por exemplo o corte nas pesquisas, foi absolutamente revoltante. Ana Dayse Dórea, ex-reitora da UFAL foi uma das signatárias e fez a gentileza de me mandar o retrato da revolta dos que querem o melhor ensino superior para o país.

*
Bonner contra Bolsonaro. Um duelo aguardado por quantos vêm acompanhando essa briga da Globo com o presidente. Ou do presidente com a Globo, sei lá! Quarenta minutos de perguntas e de ironias e um monte de acusações que o dito cujo não conseguia responder a não ser com mais falácias. O fato é que essas entrevistas são muito importantes para que o telespectador possa olhar olho no olho o entrevistado e ele próprio tirar suas conclusões. O papel do jornalismo ali é lembrar o que não ficou esclarecido e ver o que o candidato pode clarear para o telespectador. Pouca coisa foi acrescentado ao que já sabíamos.

*
Continuo dizendo “alerta geral” para a condução da campanha eleitoral este ano. Não se permitam, por favor, entrar em discussões de rua, em bares e outros lugares públicos onde possam ocorrer manifestações mais exaltadas, já que está comprovada a polaridade e nervosidade dos dois grupos principais de eleitores. A eleição é um ato cívico da maior importância para os destinos da nação. É ela que vai definir quem vai governar nos próximos quatro anos e, então é preciso que estejamos conscientes e não tomados por torcidas intoleráveis. O mais importante é ouvir propostas, analisá-las e chegar a conclusões civilizadas. Sem briga e sem choro e sem vela.

*
Até escrever esta coluna já havia assistido a duas entrevistas no Jornal Nacional: a de Bolsonaro a qual já me referi acima e a de Ciro Gomes que me pareceu bem mais equilibrada sob dois pontos de vista que foram o dos apresentadores, interessados em saber dos projetos do candidato e o do candidato que é sumamente preparado, conhece Brasil e consegue discorrer sobre vários pontos mostrando ideias bastante singulares em alguns aspectos. O mais importante nessas entrevistas é o candidato. É dele que deveremos ouvir propostas para o que pretende fazer se for eleito. Reconheço que o presidente tem telhado de vidro; disse e fez muita besteria e agora paga por isso. Alerta!

POR AÍ AFORA


#
Novas imagens captadas pelo telescópio espacial James Webb mostram Júpiter, o planeta gigante do Sistema Solar com um detalhe até agora nunca visto. Auroras, imensas tempestades provocadas por diferentes condições de pressão atmosférica e até os tênues anéis. Há tanta informação nestas fotos que até os cientistas ficaram surpreendidos. "Não estava na verdade à espera que fosse assim tão bom, para ser honesta", confessou a astrônoma planetária Imke de Pater, professora emérita de Berkeley, Universidade da Califórnia, citada num comunicado da NASA. A cientista liderou as observações com Thierry Fouchet, especialista e professor do Observatório de Paris.

#
Um atleta brasileiro morreu na madrugada desta terça-feira num acidente durante uma das provas da Ultra-Trail du Mont-Blanc (UTMB), uma ultra maratona de montanha. De acordo com a organização da prova, o homem que participava na PTL - uma prova de ultra-resistência por equipes para 300 quilômetros e 25000 metros de altitude, foi vítima de um "acidente". A morte aconteceu quando o atleta estava com sua equipe, na rota oficial localizada entre Col du Tricot e o Refugio de Plan Glacier. A equipe de resgate com helicóptero chegou ao local e confirmou a morte.

#
Esqueça a carteira e o celular. Há uma nova forma de pagamento que foi desenvolvida pela gigante de encomendas online Amazon. Para efetuar pagamentos só precisa utilizar a palma da mão. Este sistema estará disponível na rede de lojas Whole Foods Market, que vende alimentos biológicos, na Califórnia, EUA. Para usar a palma da mão como forma de pagamento, primeiro, o usuário tem de se registar na plataforma Amazon One, onde irá o número de celular e o número da conta bancária. Depois, é preciso registar a mão no dispositivo biométrico dentro da aplicação. E estará pronto para pagar na palma da mão.

ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto, NET CLARO, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399