Roberto Baia

“Retorno” da poliomielite

Roberto Baia 25 de agosto de 2022
“Retorno” da poliomielite
Coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy - Foto: Reprodução

A coordenadora de Doenças Imunopreveníveis, enfermeira Mônica Suzy, falou da baixa procura pela vacina contra a poliomielite, disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde de Arapiraca.
A gestora ressaltou o medo do vírus voltar a circular. “É imprescindível que pais e responsáveis levem suas crianças de 1 a 5 anos incompletos”, disse.

“Nós estamos preocupados, assim como o Ministério da Saúde, com o retorno desse vírus devido à baixa procura pela vacinação. O imunizante é disponibilizado em gotas e não há nenhuma contraindicação", explicou Mônica Suzy.

Alerta aos pais

A secretária alertou aos pais e responsáveis que a Prefeitura de Arapiraca realizará, neste sábado, 27, o Dia D de vacinação. Segundo ela, todas as UBSs estarão abertas e disponíveis para aplicação das gotinhas contra a poliomielite.

Ponto de vacinação

"Além das Unidades de Saúde, teremos outros três pontos de vacinação disponíveis, no Ginásio João Paulo II, no Arapiraca Garden Shopping e em frente ao Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho", afirmou a profissional de saúde.

Fogos em campanhas

Na última segunda-feira, 22, o uso de fogos em campanhas eleitorais foi tema de reunião do presidente e do corregedor do TRE, desembargadores Otávio Leão Praxedes e Alcides Gusmão da Silva, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Alagoas (OAB/AL), e de entidades que defendem os direitos das pessoas com espectro autista e dos animais.
Após a solicitação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AL), candidatos ao governo de Alagoas se comprometeram a reduzir o uso de fogos de artifício em ações de campanha eleitoral.

Sofrimento das crianças

A reunião ocorreu após o TRE tomar conhecimento de vídeos divulgados nas redes sociais narrando o sofrimento de crianças e suas famílias por conta da utilização dos fogos de artifício em Maceió e no interior.
“Embora a legislação eleitoral não proíba a utilização dos fogos de artifício nas campanhas, a Justiça Eleitoral de Alagoas se sensibilizou com a repercussão nas redes sociais e com depoimentos de pais de crianças autistas e já nos prontificamos a atuar, junto a partidos, candidatos, coligações e aos próprios eleitores, orientando sobre os prejuízos que essa prática traz para algumas pessoas”, ressaltou o presidente do TRE em Alagoas.

Pai e filho preso

Na tarde de terça-feira, 23, um homem foi preso em Arapiraca, após cumprimento de mandado de prisão expedido pela Justiça de São Paulo. Ele é acusado de roubo seguido de estupro ocorrido em julho deste ano, no município de Dracena que fica a 628 km da capital paulista.

Quando o acusado chegou à Central de Polícia descobriram que eles juntamente com o filho tinham roubado seis televisões de um motel no município de São Sebastião, em Alagoas.

Venderam os televisores

De acordo com informações da polícia, pai e filho venderam os televisores na feira da troca da cidade. Os policiais foram até a feira e identificaram a barraca onde os aparelhos televisivos tinham sido comercializados ilegalmente. Apenas uma TV roubada ainda não havia sido vendida.

Agosto Dourado

“Menos julgamentos e mais apoio”. Com esse tema, o Hospital Regional Nossa Senhora de Bom Conselho, de Arapiraca, encerra nesta sexta-feira, 26, as atividades do Agosto Dourado, mês dedicado a conscientização sobre o aleitamento materno.
A programação foi iniciada no último dia 15, com uma palestra realizada por profissionais do Banco de Leite de Arapiraca, ligado à rede Municipal de Saúde.

Encontros importantes

“Tem sido encontros muito importantes para todos nós, reforçando o conhecimento que nossos profissionais já têm sobre a importância do leite para os bebês e do vínculo, entre mães”, comentou a enfermeira-chefe Andreia Costa. (Com Assessoria).

Penedo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos causados.
Em Penedo, o professor José Rufino Macêdo de Andrade, do curso de Enfermagem da Faculdade Raimundo Marinho, está organizando um evento para que a data seja lembrada na cidade.

Riscos do tabagismo

Nos intervalos das aulas na instituição, quem estiver presente no espaço de convivência da FRM poderá conferir uma exposição de banner e painéis com a temática.
O evento promete levar os presentes a refletir a respeito dos riscos do tabagismo para a sociedade como um todo. (Com Aquiacontece).


... Em recente visita a Arapiraca, o candidato a senador Davi Davino Filho (PP) firmou um acordo com o prefeito Luciano Barbosa (MDB), para a construção de uma Ceasa (Central de Abastecimento) na capital do agreste.

... “A cidade fica no coração de Alagoas, é um ponto central de abastecimento e distribuição”, contou Davi ao anunciar a decisão.

... Com uma população de 234.309 habitantes (segundo estimativa do IBGE em 2021), Arapiraca é um polo central do estado, pertencendo à Região Metropolitana do Agreste, que conta com 19 municípios. “É um absurdo uma cidade tão grande como Arapiraca não ter uma Ceasa”, completou o candidato.