Enio Lins

RENOVAR É PRECISO, SOBREVIVER É PRECISO

Enio Lins 19 de agosto de 2022

Antônio Martins, editor do site Outras Palavras, escreveu um artigo intitulado “O que precisamos aprender com André Janones”. Chama a atenção logo de saída o fato de que o líder do Avante, apesar do sucesso consolidado nas redes sociais, é um desconhecido de boa parte do Brasil, infelizmente. Conhecê-lo é preciso.

Janones identificou com precisão, na avaliação de Martins, três grandes problemas na campanha de Lula: “Salto alto da militância; ausência de uma ‘pauta do povo’; falta de apelo eficiente à mobilização popular”. As explicações para cada um desses itens estão no artigo digital, é só acessar www.outraspalavras.net. Leia e não se arrependerá.

Uma outra questão vital, subjacente ao texto de Antônio, está na necessidade de renovação nas lideranças. André Janones, aos 38 anos de idade, é um desses novos afloramentos benéficos, e Martins resume bem a trajetória do deputado federal por Minas Gerais que começou sua atividade partidária no PT, em 2003, rompeu nove anos depois, passou pelo PSC (2012/2018) e agora está no Avante.

3,5 milhões de visualizações em seus vídeos e o dobro do número de seguidores de Lula no Facebook são credenciais indiscutíveis, embora influencers vazios ostentem zilhões de seguidores sem jogar papel positivo na luta democrática ou em questões sociais. O diferencial óbvio, para quem se importa com o futuro do País, está na fusão do alto número de seguidores com a alta qualidade política das postagens.

A incapacidade de forjar novas lideranças não é defeito exclusivo das esquerdas, mas no lado canhoto essa falha é mais danosa. Prestes foi insubstituível ao PCB e a partir de sua expulsão, em 1979, a sigla minguou e morreu. O PCdoB não é mais o mesmo depois da morte de João Amazonas, embora o partido siga jogando papel destacado. PT & Lula dispensam comentários – é perspectiva preocupante mesmo com Haddad despontando no horizonte.

Ao centro, ou centro-direita, o hoje quase extinto PSDB foi quem melhor trabalhou a alternância entre suas lideranças e, além do longevo Fernando Henrique, brilharam quase simultaneamente nomes como Covas, Alckmin, Serra – só para citar os mais destacados disputantes tucanos à presidência da República. Bom, aí apareceu Aécio, the bad boy, para transformar esse patrimônio em pó.

Na faixa direita, a renovação tem sido para pior. Dispensam-se comentários por ser inadequado insultar quaisquer lideranças à destra comparando-as ao execrável “mito”.

NOTAS

# Avança mais uma denúncia de corrupção no desgoverno do mito: Sobrepreço de R$ 131 milhões na perfuração de poços no Nordeste, e o nome de Ciro Nogueira, ministro-forte de Bozonaro, brilha no fundo escuro dessas cacimbas. Diz o Estadão...
#
A reportagem informa que “o valor representa 11% do total de R$ 1,2 bilhão previsto pelo governo para levar água a famílias pobres do Nordeste”, pode ser lida por assinantes n’O Estado de São Paulo, e está liberada no site www.istoedinheiro.com.br
#
O podcast “O é da coisa”, comandado pelo jornalista Reinaldo Azevedo, lembra que a Codevasf está entre os órgãos federais suspeitos de envolvimento nesses poços sem fundo e que, neste caso, a denúncia tem a ver com Alagoas...
#
Esse caso de suposta corrupção de órgão federal em Alagoas é aquele, divulgado pelo Extra, em 10 de abril, sobre a investigação da CGU de irregularidades nos pregões 03/2019 e 06/2020, e envolve a 5ª Superintendência Regional da Codevasf em Penedo.
#
Essas denúncias devem ser mentiras da mídia contra o pobrezinho do presidentezinho da República. O mundo bolsominion tem certeza disso e espera que o super-mito estenda seu manto milagroso do sigilo de 100 anos também sobre esses processos.
#
A jornalista alagoana Tainá Falcão, radicada em São Paulo, prepara o lançamento de seu livro (de poesias e contos) "Não te devo respostas". A pré-venda está sendo realizada pelo link https://livro.editoramadrepero... NA 

HISTÓRIA

19 de agosto de 1944 – Começa a libertação de Paris, com o ataque da resistência francesa e dos resistentes espanhóis sobre as tropas nazistas de ocupação, abrindo espaços para a chegada das forças americanas. A batalha se estende por seis dias até a expulsão dos alemães (que tinham os colaboracionistas franceses a seu lado). Detalhe: a resistência espanhola era formada por republicanos derrotados na Guerra Civil naquele país, e dentre esses estavam comunistas brasileiros como Dinarco Reis (1904/1989) e Apolônio de Carvalho (1912/2005), membros das Brigadas Internacionais que combateram Franco e haviam se refugiado na França, em 1939, um ano antes da invasão de Hitler.