Roberto Baia

Pavimentação asfáltica

Roberto Baia 17 de agosto de 2022
Pavimentação asfáltica
Luciano Barbosa e a vice-prefeita Rute Nezinho - Foto: Assessoria

Na manhã de ontem, o prefeito Luciano Barbosa e a vice-prefeita Rute Nezinho assinaram a ordem de serviços para início das obras de pavimentação asfáltica entre o bairro Cavaco, comunidade do Breu até a Rodovia AL 220, no Povoado Canaã.
Participaram da solenidade, secretários municipais e os vereadores Márcio do Canaã, Adriano Targino, Vicente do Remédio, Léo Saturnino, Pablo Fênix, Melquisedeque de Oliveira, Fabiano Leão e Edvânio do Cangandu.

Agradecimentos

Serão 3,8 quilômetros de via totalmente asfaltada com sinalização horizontal e vertical, interligando a Rua Pedro Alexandre e beneficiando 11 comunidades de Arapiraca.
Representando as comunidades beneficiadas pela obra, os moradores Haroldo do Breu e Terezinha Luiza agradeceram ao prefeito Luciano Barbosa pelo início da pavimentação.
"É uma alegria muito grande para todos nós. Um momento muito esperado e um antigo sonho que agora está sendo realizado ", afirmou o morador.

Eterno mestre

Na última segunda-feira, 15, aconteceu na Praça Luiz Pereira Lima, no centro de Arapiraca, uma solenidade em homenagem ao aniversário do saudoso Mestre Afrísio Acácio. O mestre da sanfona faleceu há dois anos, e faria 73 anos.
Afrísio Acácio alegrava as manhãs do povo arapiraquense e da região todas as segundas-feiras. O projeto Cultura na Praça, idealizado pelo mestre da sanfona, marcava um verdadeiro resgate da tradição pé de serra na cidade.

Homenagem merecida

O secretário de cultura, Wellington Magalhães, destacou a importância do projeto que há anos tem alegrado as segundas-feiras de Arapiraca.
“Não existe em lugar nenhum uma segunda-feira como a nossa de Arapiraca. As pessoas já às 8 horas da manhã, ao vir ao comércio ou à feira, têm o autêntico forró pé de serra com artistas de toda a região que fazem parte do Cultura na Praça. As pessoas sentem uma energia diferente, porque o forró está no sangue do nordestino. A gente fica muito feliz em poder homenagear o mestre Afrísio Acácio, nossa eterna gratidão e homenagem”.

Desistiu das eleições

Devido às pressões sofridas dentro do UB e do PP, o ex-secretário do Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Marcius Beltrão (UB) desistiu do pleito em busca de uma cadeira na Câmara Federal por Alagoas, e entra para coordenação de campanha de reeleição de Paulo Dantas.

Pressão do partido

De acordo com informações, Marcius Beltrão sofreu pressão dentro do próprio partido, o União Brasil, após anunciar publicamente que não iria apoiar Rodrigo Cunha para o Estado, pois daria seu apoio para o governador Paulo Dantas (MDB), que busca reeleição.

Além disso, Marcius Beltrão também confirmou apoio a Renan Filho (MDB) para o senado federal e acabou sendo pressionado por não apoiar Davi Davino Filho (PP) que é o candidato ao senado coligado com o União Brasil.

Varíola dos macacos

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa o monitoramento de mais um caso suspeito de varíola dos macacos. Trata-se de uma criança de 5 anos, do sexo feminino, que está em isolamento domiciliar e sendo monitorada pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs). Os outros dois casos suspeitos são de dois jovens de 20 e 21 anos que moram no bairro Canafístula e também estão em isolamento.


Casos suspeitos

A paciente com caso suspeito é moradora do bairro Planalto e apresentou dor na garganta, febre de início súbito e lesões cutâneas no corpo, mas
“As amostras das lesões foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (LACEN/AL). Seguimos aguardando os resultados. A Secretaria de Saúde de Arapiraca segue monitorando os três casos suspeitos e seus contatos”, informou o coordenador do Cievs Arapiraca, enfermeiro Evandro Melo.

Supostas irregularidades

Visando zelar pelo patrimônio público e a probidade administrativa, o Ministério Público do Estado de Alagoas (MPAL) resolve instaurar Inquérito Civil Público prevendo a tomada de medidas necessárias para apurar a denúncia de supostas irregularidades em processos licitatórios realizados por servidores públicos e agentes políticos no Município de Penedo. A portaria consta no Diário Oficial de ontem.

Processos licitatórios

De acordo com o documento, em representação aportada na 2ª Promotoria de Justiça de Penedo, foram narradas possíveis fraudes em licitações, fatos que teriam o envolvimento de servidores, de agentes públicos e de empresários do ramo da construção civil. A representação traz indícios que os processos licitatórios, que totalizam valores superiores a R$ 11 milhões, foram direcionados no sentido de proporcionar o favorecimento pessoal do prefeito de Penedo, sua família e grupo de amigos.

Processo administrativo

Na Portaria, o MPAL destaca alguns dispositivos legais que embasaram o Inquérito Civil Público, a exemplo do artigo 19, da Lei 9.784, de 1999, que regula o processo administrativo no âmbito da Administração Pública Federal. No referido trecho, a Lei fala sobre o dever de comunicar à autoridade competente em casos de impedimento para a participação de processos administrativos de um modo geral. (Com MPAL).


... Dois policiais militares pertencentes ao pelotão de Canil do 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Arapiraca, finalizaram na segunda-feira, 15, o oitavo Curso de Cinotecnia, oferecido pela Polícia Militar do Espírito Santo, através do Batalhão de Ações com Cães (BAC).

... Durante os 58 dias de curso, o Cabo Neândro Ferreira de Macedo e o Soldado Felipe Bezerra Nunes Silva receberam diversas instruções que os capacitaram ainda mais para o trabalho diário, no policiamento com cães.

... Dentre as instruções ministradas, eles puderam aprender mais sobre Atendimento Pré-Hospitalar Tático com Cães, patrulhamento de área de alto risco com cães, comportamento canino, transporte aéreo de cães, detecção de armas, explosivos e entorpecentes, patrulha com cães, além de outras instruções específicas teóricas e práticas.