Edmilson Teixeira

Copa do mundo 2022

Edmilson Teixeira 13 de agosto de 2022

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) anunciou a antecipação do início da Copa do Mundo 2022 para o dia 20 de novembro. Segundo comunicado divulgado nesta quinta-feira, o jogo inaugural será disputado entre Catar e Equador, a partir das 13h (horário de Brasília) no estádio Al Bayt. “A partida de abertura e a cerimônia do torneio no Estádio Al Bayt foram antecipadas um dia após uma decisão unânime tomada pela Mesa do Conselho da Fifa”, diz a nota da entidade máxima do futebol mundial.

Copa do mundo 2022 II


A programação inicial era de que fossem realizadas duas partidas antes do confronto envolvendo os donos da casa: Holanda contra Senegal, e Inglaterra versus Irã. Os três jogos estavam marcados para o dia 21, junto com a cerimônia de abertura, que teria início momentos antes de Catar e Equador. O Brasil estreia no Mundial no dia 24 de novembro, uma quinta-feira, a partir das 16h (horário de Brasília), contra a Sérvia.

Sortudo


O Athetico marcou nos acréscimos e venceu o Estudiantes da Argentina por 1 a 0 na quinta-feira, no estádio Jorge Luis Hirschi, pelo jogo de volta das quartas de final da Libertadores. O Furacão voltou à semifinal após 17 anos e encara agora o Palmeiras na fase seguinte. O triunfo no tempo normal, a 15 segundos de ir para os pênaltis, mostra o tamanho da classificação.

Sortudo II


A história sendo escrita vale destacar, passa pela chegada do técnico Luiz Felipe Scolari. Ele tirou o clube de um momento turbulento para brigar nas três competições em três meses e meio: semi da Liberta, quartas da Copa do Brasil (decide quarta contra o Flamengo) e G-4 do Brasileirão. Felipão, aliás, segue quebrando recordes aos 73 anos: ele já era o treinador que mais tinha chegado às quartas da Libertadores e agora é o único que alcançou a semifinal pela sexta vez.

Vila de cara nova

O Santos tenta dar sequência ao projeto de construção da nova Vila Belmiro. A gestão do clube espera finalizar todos os processos até o fim do ano, iniciar a captação de recursos em dezembro e, enfim, iniciar as obras no ano que vem. O processo foi detalhado pelo presidente do Peixe, Andres Rueda, durante entrevista coletiva no CT Rei Pelé, na última quinta-feira.

Planos


O Palmeiras pode fazer até três trocas na lista de inscritos da Libertadores para disputar a semifinal, mas Bruno Tabata deve ser o único reforço como novidade no elenco.

A janela de transferências fecha na próxima segunda-feira, e a tendência no momento é de que o clube não faça novas contratações. O Palmeiras enfrentará o Athletico-PR na próxima fase, com jogos nas semanas de 30 de agosto e 7 de setembro, com decisão no Allianz Parque.

Arrastando-se


Após a classificação nos pênaltis para a semifinal da Copa Sul-Americana, na última quarta-feira, diante do Ceará, o São Paulo volta o seu foco para o Campeonato Brasileiro em busca de uma trégua na má fase na competição. Neste domingo, às 16h o Tricolor entra em campo para enfrentar o Bragantino, no Morumbi, com a mesma pontuação conquistada nas primeiras 21 rodadas do Brasileirão do ano passado, sob o comando de Hernán Crespo.

Desnorteado

Resta ao Atlético/MG o Campeonato Brasileiro. E resta ao clube evitar que a temporada não acabe de maneira desastrosa. Eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, o Galo precisa reagir no Nacional e conquistar ao menos uma vaga na próxima edição da competição continental. Já se passaram 21 rodadas do Brasileirão. Faltam 17. Bastante irregular, o Atlético é o 7º colocado, com 32 pontos. São 13 pontos para o líder Palmeiras, algoz da equipe na Libertadores. O cenário para alcançar a liderança não é nada favorável.

Panorama regatiano


Depois da fragilidade diante do Náutico na última quarta, quando foi derrotado por 2 x 1, o CRB tem a missão de enfrentar neste sábado, no Rei Pelé, o forte Grêmio. É bom lembrar que nas 12 partidas atuando no Rei Pelé, o Galo conquistou quatro vitórias, sete empates e sofreu uma derrota, com 12 gols marcados e nove sofridos. Foram 19 pontos conquistados dos 36 disputados. O aproveitamento é de 52,7%. A última vitória do CRB jogando como mandante foi contra o Novorizontino, por 2 a 1, no dia 23 de julho, pela 20ª rodada. Depois, o time alagoano perdeu para o Vasco (4 a 0), empatou com a Ponte Preta (1 a 1) e perdeu para o Náutico (2 a 1).

Azulão na Ilha


O CSA tem duas missões neste sábado: vencer o Sport no Recife e secar o Operário-PR. Na 17ª colocação, com 23 pontos, o Azulão vê o Fantasma como o principal concorrente para deixar o Z-4 já na 24ª rodada da Série B. Enquanto a equipe alagoana abre a zona de rebaixamento, os paranaenses estão em 16º lugar, com apenas um ponto a mais. Portanto, em caso de vitória do CSA na Arena de Pernambuco e tropeço do Operário, em casa, contra o Sampaio Corrêa, os azulinos ultrapassam os alvinegros na tabela.

Arapiraca em foco


Neste sábado, o ASA entra em cena visando avançar na Série D. O duelo será contra o Rio Branco, do Acre, tido como jogo de volta. No último domingo as duas equipes empataram lá em Rio Branco em 0 x 0. No ASA, pena que o atacante Júnior Viçosa segue se recuperando da lesão no ligamento do joelho esquerdo, e continua fora do elenco. A expectativa é para que o Fumeirão fique lotado, sobretudo pela brilhante campanha da equipe arapiraquense na competição nacional.