Roberto Baia

Novo Cidadão

Roberto Baia 13 de agosto de 2022
Novo Cidadão
Marx Beltrão recebe título de cidadão honorário da Câmara de Arapiraca - Foto: Assessoria

Em reverência à atuação na Câmara dos Deputados em prol de Alagoas, o Poder Legislativo de Arapiraca concedeu, na noite de quinta-feira, 11, o título de cidadão honorário ao deputado federal Marx Beltrão. A honraria concedida ao parlamentar, em cerimônia realizada no Campus do Ifal no município, foi proposta pelos vereadores Thiago ML, presidente da Câmara Municipal, Fabiano Leão, Pablo Fênix, Fábio Rogério, Sérgio do Sindicato.

Reconhecimento

O título é um reconhecimento, segundo os vereadores, ao dinamismo de Beltrão, e sua influência na Câmara dos Deputados, em Brasília, que tem como marca de seu trabalho a forte defesa de investimentos para os 102 municípios alagoanos. Para Arapiraca, o parlamentar teve papel importante na destinação de verbas significantes em todos os segmentos sociais e econômicos.

Investigação

Na manhã de sexta-feira, 12, o delegado Ewerton Gonçalves, responsável pela delegacia de Homicídios de Arapiraca, falou sobre as investigações a respeito da morte da dona de casa Denise Maria Alexandre. De acordo com o delegado, as circunstâncias que envolvem a morte da vítima estão cercadas de mistério. O corpo da dona de casa foi encontrado no último dia 8, em um terreno baldio, ao lado de uma residência no bairro Cacimbas II.

Sem laudos

Ewerton Gonçalves disse que as informações preliminares do Instituto de Criminalística (IC) e o Instituto Médico Legal (IML) ainda não apontaram a causa da morte. “ Estamos no aguardo desses laudos para sabemos de fato levou o óbito da vítima, mas as investigações já iniciaram”.

Relembre o caso

Moradora do bairro Olho D'água dos Cazuzinhas, em Arapiraca, Denise Maria Alexandre, que sofria de epilepsia, havia saído de casa na sexta-feira,5, e o corpo foi encontrado três dias depois. O corpo foi achado em estado de decomposição. Próximo ao cadáver, que estava despido, foi encontrado um par de calçados que pertenceria à vítima e um par de chinelos masculinos.
Parentes da dona de casa acreditam que ela pode ter sido estuprada e posteriormente assassinada.

Varíola dos macacos

A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Saúde, informa que dois casos suspeitos de varíola dos macacos foram registrados e estão sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Arapiraca (Cievs).
Trata-se de dois indivíduos do sexo masculino, com 21 e 22 anos, residentes do bairro Canafístula.

Casos suspeitos

O primeiro caso apresentava lesões postulares na região do corpo com lesões também em região genital, sem relato de febre. O segundo caso apresentava lesões pustulares e com crostas na região do corpo, com relato de febre de início súbito. Todos os dois não apresentam sinais de gravidade.
As amostras das lesões foram coletadas e enviadas ao Laboratório Central de Saúde Pública de Alagoas (Laven/AL) para análise.

Medida cautelar

O Ministério Público de Contas de Alagoas (MPC/AL) protocolou na última quarta-feira, 10, junto ao Tribunal de Contas, representação com pedido de medida cautelar em desfavor do prefeito de Paulo Jacinto, Francisco Manoel Fontan, medida cautelar conhecido como Chicão.
O gestor ultrapassou o limite prudencial de 54% de gasto com o funcionalismo do Poder Executivo Municipal, durante o exercício financeiro de 2021.

Limite legal

No documento, o MPC/AL pede que o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) acolha a representação e determine ao prefeito o reenquadramento da despesa de pessoal ao limite legal de 54%, em até 30 dias, visto que o prazo de dois quadrimestres previsto na LRF foi exaurido, cabendo a implementação urgente das medidas de regularização.

Redução de despesas

Para normalizar a situação, o gestor deverá reduzir em pelo menos 20% as despesas com cargos comissionados e funções de confiança, ou até o percentual necessário à regularização da despesa com pessoal. Se mesmo com a extinção dos cargos comissionados e funções de confiança o limite legal da despesa com pessoal não for atingido, o gestor deverá proceder à exoneração dos servidores não estáveis. Francisco Manoel Fontan terá 30 dias para encaminhar documentação à Corte de Contas comprovando todas as medidas adotadas.


...A Defensoria Pública do Estado deu início a um novo programa institucional, nesta semana. Intitulado Expresso Quilombola, a nova empreitada cidadã levará os serviços da instituição às mais de 71 comunidades quilombolas alagoanos.

... A primeira ação do programa foi realizada na quarta-feira, 10, na Comunidade Quilombola Serra Verde, localizada na zona rural do município de Igaci.

...Durante todo o dia, os defensores públicos Isaac Vinícius Costa Souto e Marcos Antônio Silva Freire, e equipe, atenderam e ouviram os cidadãos da comunidade, prestando informação, orientação sobre direitos e realizando encaminhamentos jurídicos, que incluem o ingresso de ações cíveis.