Bartpapo com Geraldo Câmara

HORA PARA PENSAR

Bartpapo com Geraldo Câmara 12 de agosto de 2022

Graças a Deus o povo brasileiro é super inteligente. O que talvez determinadas pessoas não tenham é a disposição para pensar. Pensar em sua volta, pensar na sua vida, pensar na dos outros, pensar no mundo, pensar, pensar, pensar… Dizem os entendidos que o fazer sem pensar é um problema que pode se tornar um problemaço e causar consequências incríveis, às vezes por uma pequena besteira que se comete porque não se deu ao trabalho de simplesmente pensar.

Dizem alguns que pensar demais atrapalha, mas não é verdade se você tiver método, até para pensar. Se você se der ao trabalho de, da primeira vez que for fazer algo, pensar e chegar a conclusões depois de todas as avaliações possíveis, normalmente dará certo e você quando tiver que realizar aquela ação de novo, terá pensado, pesado e chegado à conclusão de sua valia ou não.
Dou tanto valor ao pensar que até tenho um livro só de meus pensamentos a que dei o nome “Pare pra Pensar”. E, quando de vez em quando o folheio ou escolho um pensamento para colocar nesta coluna de jornal o faço pensando naquilo e reforçando para mim mesmo o que pensei em outras épocas.

E por falar em outras épocas, vejam que estamos na hora de pensar. Em política. Porque o momento é de se colocar os neurônios em ordem e fazê-los trabalhar ao máximo. É chegada a hora mais importante de nossa capacidade de raciocinar, de voltar no tempo e no espaço, de analisar o nosso Brasil, momento a momento, de revisar histórias e estórias. É hora de compararmos vultos que fizeram glórias e fracassos em nosso país e de trazermos exemplos, se necessários, para que possamos ser ajudados na hora em que estaremos para decidir mais uma vez o futuro de nosso estado e de nosso país. E talvez seja essa a hora mais importante porque seremos condutores de futuro, responsáveis também por decisões que definirão, bem ou mal, como será o mundo de nossos filhos, de nossos netos e por aí em diante.

Eleição, campanha eleitoral são um grande rodízio de gente, de ideias, de argumentos, de bem e de mal. No entanto, se cada um de nós formos responsáveis por pensar em cada candidato, em ajudar os nossos semelhantes a pensarem conosco ou a sós, só assim já estaremos exercitando um grande trabalho democrático. Alguns haverão de dizer que de nada adiantará. Pode ser que não adiante, não dê resultado no agora que está aos nossos olhos. Mas, tenho a certeza de que, como as sementes brotam, os pensamentos bons e de pés no chão brotam também. Crescem e multiplicam-se frutificando ideias e posições.

A cada palavra que ouvirmos nos dias de hoje, que envolva política eleitoral, deveremos estar atentos. De toda palavra algo de bom ou de ruim sairá. Saber, pensando, separar o joio do trigo é um exercício difícil, mas válido e que sempre vai gerar possibilidade de diminuição dos erros do passado. Se alguém “pensa, existe”, como diria o filósofo e se existe está aqui para pensar e para fazer o melhor por si e por seus semelhantes.

Não existe melhor hora para defendermos ideias e posições do que a que vivemos no momento. Se conseguirmos desviar as vistas do radicalismo, aceitarmos ouvir novas posições, chegaremos a qualquer lugar bem pensado, ainda que dentro do próprio debate entre dois. Na política eleitoral quanto mais opções, melhor. Quanto mais ideias a serem discutidas com prós e contras, melhor ainda. Importante é que se pense e que se chegue a conclusões bem discutidas e bem pensadas.
Vamos à campanha eleitoral! Pensando muito!

FOTONOTAS

CÉSAR MIOLA – O presidente da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil e conselheiro do TC do rio Grande do Sul, altamente dinâmico não deixa para amanhã o que pode fazer hoje. Eu o conheci através do exercício de nossas funções profissionais, mas confesso que fiquei seu admirador desde o primeiro encontro. Até porque, Miola é um profundo estudioso dos problemas de educação de nosso país e não deixa por menos quando o assunto é este. Tivemos alguns encontros e vamos ter outro agora quando da realização do XIII Educontas e que vai ser sediado por Alagoas. Uma coisa é certa: a competência e o carisma de César Miola ficam gravados por onde passa.

LIARA NOGUEIRA – Pense numa figura encantadora e você estará vendo Liara. Uma simpatia exuberante que se lhe aparece logo que sorri. Uma impecável jornalista que exerce suas funções com maestria, com muita garra e competência. Assim o foi quando estava secretária-adjunta de comunicação no governo Ronaldo Lessa; assim o foi quando âncora vitoriosa nos jornais da Gazeta, assim o é à frente do jornal matutino da Rádio Nova Brasil onde vem mostrando sua vontade de sempre fazer o melhor, neste caso ao lado da também competente Thaís Cavalcante. Liara é uma figura doce com quem convivemos, minha mulher e eu, por muito tempo. Mas a vida vai criando hiatos que sempre são preenchidos pelo coração.


PARE PRA PENSAR


Quem entra pela porta da frente precisa sair por ela. A de traz pode ter cães à espreita.

ALERTAS DO DIA

*
Alerta grande, mas sem pânico, deveremos ter em relação ao primeiro caso de “varíola dos macacos” registrado em Alagoas. O infectologista Fernando Maia, nos disse que apesar de ser uma doença altamente desagradável e que causa aquelas feridas em todo o corpo e muita dor, ela dificilmente é letal. O cuidado que precisamos ter está exatamente no contágio dela que é muito alto e que se pega através das gotículas que se exala quando as pessoas falam. Essas gotículas ficam suspensas no ar e é aí que mora o perigo. Lembro-me bem de quando criança e que a vacina era aplicada com a ponta de uma caneta cortando um pouco a pele e umedecida na vacina. O alerta é para que se tenha cuidado, mas sem traumas.

*
Alerta bom: 14 de agosto é o Dia dos Pais. Dia bom para nós que o somos e que temos nossos filhos ao nosso redor. Dia bom para os filhos que ainda podem conviver com seus pais e aí é que entra o alerta para que esses não deixem de estar ou de falar, basta um oi, para que seu paí encha-se de alegria. Existem convivências de todos os gostos, mas nada como poder saber que “o velho” está por perto, que um beijo ou uma palavra de amor é absolutamente de graça, mas uma fortuna para quem a recebe. Ser pai, consciente, amoroso, é o que de melhor existe e no mundo em que vivemos essa harmonia é absolutamente construtiva e saudável.

*
Alerta geral para a Medida provisória que encara o problema do teletrabalho ou “home office” criado em função da pandemia e que ainda não foi ao veto ou sanção do presidente. O problema é que o chamado teletrabalho tem múltiplas interpretações e maneiras de como pode ser realizado. Se com previsão de jornada, se apenas por tarefas programadas, se pode ser feito apenas no país e não fora dele. Uma série de interpretações ainda não definidas e ainda nem discutidas o que leva o assunto ainda a um caos constante. Que o método veio para ficar acho que não há dúvida. A dúvida está em quem e como pode ser aplicado sem ferimento na lei. Ainda provisória, claro!

*
Essa questão do uso de remédios à base do “cannabis” é um problema sério na medida em que a população de um modo geral não está e nem vai ficar em pouco tempo, instruída e sabedora de como, de quando e porque poderá ser usado. Podem esperar porque a confusão, proposital ou não, do uso e do tráfico da maconha vai acontecer em maior número com os traficantes usando a desculpa de que é remédio. Principalmente para a população de menor instrução e que poderá estar comprando gato por lebre. Não sou contra se for medicamentoso o processo, mas o alerta em relação à população tem que existir, sim.

POR AÍ AFORA


#
Donald Trump que está sendo alvo de investigações em função do episódio de ataque ao Capitólio disse que “estes são dias negros para a nossa nação, quando a minha bela casa de Mar-a-Lago em Palm Beach, Florida, está atualmente cercada, invadida e ocupada por um grande grupo de agentes do FBI” Afirmou o ex-presidente num comunicado publicado na sua rede social Truth. Trump, que não estava em casa durante a operação do FBI, acrescentou: “Esta é uma conduta inapropriada e persecutória com a utilização do sistema de Justiça como uma arma e um ataque dos democratas da esquerda radical que desesperadamente não querem que eu concorra às presidenciais de 2024”.

#
A meta para reduzir voluntariamente 15% do consumo de gás na União Europeia entrou na última terça-feira em vigor até a primavera de 2023, visando aumentar o armazenamento nos Estados-Membros e criar uma “almofada” perante eventual rutura no fornecimento russo. A entrada em vigor do regulamento, publicado na segunda-feira no Jornal Oficial da UE, surge na sequência do acordo político alcançado no final de julho em Bruxelas, ocasião na qual os 27 chegaram a um compromisso com vista à redução até março de 2023.

#
O uso do cartão de crédito quando se está no exterior é um problema que, imagino, seja insuportável em caso de perda ou de clonagem. Digo isto, porque fui vítima de uma clonagem, já que o cartão estava em meu poder, no Brasil. Fizeram três compras durante a madrugada enquanto eu dormia e aí, no dia seguinte, tomei um susto e fui tratar de cancelar o cartão, notificar que aquelas compras não eram minhas – um total de três – e pedir a segunda via. Um inferno usar a via telefônica para conseguir o que eu queria. Horas aguardando e com soluções pela metade. Aí fiquei imaginando o que seria se eu estivesse no exterior, por aí afora. Acordem nossos bancos!


ATÉ A PRÓXIMA


Amanhã, sábado é dia de “BARTPAPO com Geraldo Câmara”. Na BAND, canal 38.1 aberto e NET, canais 18 e 518, BRISANETE, canal 14, VIVO, canal 519, das 9 às 10h da manhã. Assista também pelo Youtube no canal “Programas do Geraldo Câmara”. Fale conosco pelo [email protected] ou pelo Whats’App 82 99977-4399